Jardim vertical: ideias e modelos no Janelas CASACOR

Jardins verticais internos, jardins suspensos, jardins horizontais e vasos foram tendência nas edições do projeto em todo o Brasil

Por Ana Carolina Harada 10 dez 2020, 16h42
Três jardins verticais do Janelas CASACOR
Divulgação/CASACOR

Em Janelas CASACOR, profissionais de todo o Brasil receberam o desafio de pensar nas novas perspectivas e necessidades da arquitetura e decoração do pós-pandemia. Não é tarefa fácil projetar uma residência do novo morar que seja funcional, mas sobretudo aconchegante e acolhedora, para servir de refúgio em um período tão difícil.

O contato com a natureza foi uma tendência que atravessou diversos ambientes, na forma de jardins verticais internos, jardins suspensos, jardins horizontais ou mesmo com vasos. A realidade é que existe algo de muito elementar no verde que refresca os espaços e renova as energias. Considerando o isolamento social, é fundamental manter a sintonia com a vida, por meio das plantas.

Jardim vertical e jardim suspenso

 

Em ambientes com área reduzida ou apartamentos, o jardim vertical e o jardim suspenso são a escolha intuitiva para incluir o verde no projeto. As paredes verdes são muito versáteis, e podem ser aplicadas em praticamente qualquer cômodo: desde a Sala de Banho de Ana Paula Paolinelli, até o Home Office de Ju Nejaim.

Outra solução para compor o jardim foi a utilização do próprio mobiliário. O Estar Centro Cerâmico conta com um suporte pendente para abrigar pequenos vasos e o living Simplicidade, de Brunete Fraccaroli, aproveita os nichos de uma estante em madeira branca para acomodar folhagens.

Jardim externo

 

Continua após a publicidade

Alguns projetos que dispunham de área externa envolveram seus ambientes com belos jardins, assinados por paisagistas. O exuberante parque da Casa Conectada LG foi criado por Bia Abreu e ficará permanentemente como parque em São Paulo; Flávio Abílio criou o jardim que abraça não somente o entorno, mas o próprio contêiner que forma o Estúdio Elo. Por fim, o projeto Equilíbrio propõe uma verdadeira mini floresta.

Vasos de plantas

 

Mesmo sem um jardim, no sentido tradicional, é perfeitamente possível trazer a natureza para os interiores. Esses espaços utilizam vasos grandes e pequenos, dispostos no chão ou em estantes, para dar um toque decorativo e às vezes até prático. Em cômodos como a cozinha, vasos de plantas podem servir como fonte de temperos frescos.

Serviço Janelas CASACOR

Onde?

Em várias cidades do Brasil

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quanto?

Gratuito

Continua após a publicidade

Publicidade