CASACOR
Paisagismo

Árvore da Felicidade: significado e dicas para cultivar a espécie em casa

Planta originária de países asiáticos, a árvore está relacionada ao Feng Shui por equilibrar energias e trazer prosperidade ao lar em que habita

Por Yeska Coelho

Atualizado em 17 jun 2024, 17:13 - Publicado em 18 jun 2024, 12:00

03 min de leitura

(Reprodução/Pixabay/)

A árvore da felicidade, é o nome popular da Polyscias, uma planta que ganhou fama nos últimos tempos tanto por trazer beleza, como também pela crença de que pode trazer sorte, boas energias e prosperidade para o lar. Nascida em países do continente asiático, a planta faz muito sucesso em diferentes países, em especial, no Japão, onde a crença de que a espécie é capaz de trazer harmonia é ainda mais forte. Uma das atratividades que tem chamado a atenção em relação à árvore da felicidade está no seu tamanho, que traz uma exuberância e sofisticação para a decoração do lar. A espécie pode variar de tamanho, e chegar entre 2 metros (fêmea) e 5 metros de altura (macho). O processo de crescimento é lento, e vai depender das podas e do tamanho do vaso disponível.

Significado da Árvore da Felicidade




Árvore da Felicidade, significado, feng shui
(Reprodução/Unsplash / CASACOR)
Usada com frequência no Feng Shui, a planta é uma ferramenta para conseguir bem-estar e acolhimento. Isso porque, além das crenças sobre boa sorte, ela possui uma estética que agrada a muitos. O recomendado é plantar as espécies da árvore da felicidade (o macho e a fêmea) no mesmo vaso, para trazer equilíbrio entre o yin e yang.
Árvore da Felicidade, significado, feng shui
(Reprodução/Unsplash / CASACOR)
A boa notícia para quem está pensando em adquirir uma muda de árvore da felicidade é que ela não necessita de muitos cuidados, e o passo a passo para plantá-la é bastante simples. Ela pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos, desde que receba luz solar indireta e fique protegida de ventos fortes e temperaturas extremas. Para cultivar uma árvore da felicidade, é importante escolher um vaso ou local de plantio com um bom sistema de drenagem, pois o acúmulo de água em excesso pode levar ao apodrecimento das raízes e prejudicar suas folhas. Solo levemente úmido, regado três vezes por semana (em média) e rico em matéria orgânica é o cenário perfeito para essa espécie. A periodicidade da rega vai depender de acordo com o clima e a estação do ano. Para não falhar, vale fazer o teste do dedo para verificar se o solo está úmido. Se ao toque você perceber que está seco, vale fazer a rega novamente. Além disso, é importante manter as folhas da planta limpas, removendo o acúmulo de poeira e sujeira com um pano úmido.