CASACOR
Notícias

Conheça os três vencedores do prêmio Obra do Ano 2021

Promovido pela plataforma Archdaily Brasil, a premiação foi decidida pelo voto do público, que elegeu três construções no Brasil e em Portugal

Por Giovanna Jarandilha

Atualizado em 22 de abr. de 2021, 11:24 - Publicado em 22 de abr. de 2021, 11:24

05 min de leitura

(Nelson Kon/)

O prêmio Obra do Ano, desenvolvido pelo quarto ano seguido pelo portal Archdaily, visa reconhecer as mais inspiradoras obras arquitetônicas publicadas durante 2020 que representam a identidade de seus contextos locais. As centenas de obras que participaram da premiação tiveram origem em dez países lusófonos: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Decididas pelo voto do público, as três obras vencedoras são aquelas que "causaram o maior impacto na profissão" – e duas delas são brasileiras. Confira abaixo!
obra do ano vencedores spbr arquitetos primeiro lugar arquitetura construção Brasil hospital São Bernardo do Campo projeto
(Nelson Kon / CASACOR)

1º lugar: Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo, do SPBR Arquitetos




Usando a arquitetura para melhorar a qualidade de vida urbana, o Hospital Público de Emergência, faz parte do complexo hospitalar de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, e das instalações de saúde administradas pela Fundação ABC. O hospital funciona como uma entrada para o complexo, chamado de hospital porta, é o primeiro destino para ambulâncias da região. obra do ano vencedores spbr arquitetos primeiro lugar arquitetura construção Brasil hospital São Bernardo do Campo projeto Dividido em dois volumes sobrepostos, o edifício foi criado pelo SPBR Arquitetos, escritório de arquitetura sediado na capital paulista. No volume superior, como uma barra de três andares com 115 metros de comprimento e 15 metros de largura, são abrigados 159 leitos hospitalares para internação pediátrica e adulta.
pré fabricados de 1000 m2 summary Portugal obra do ano 2021 vencedor projeto construção arquitetura
(Fernando Guerra / CASACOR)

2º lugar: Pré-fabricados de 1000m², do SUMMARY




Utilizando exclusivamente sistemas construtivos pré-fabricados e modulares, o projeto Pré-fabricados de 1000m², em Portugal, estava previsto desde o primeiro momento para ser uma construção rápida, econômica e modificável ao logo do tempo; em consonância com as diferentes necessidades que pudessem surgir ao longo do tempo. pré fabricados de 1000 m2 summary Portugal obra do ano 2021 vencedor projeto construção arquitetura Os dois programas que compõem o edifício foram posicionados em dois pisos diferentes: o primeiro é utilizado como uma área de serviço multifuncionais, em contato direto com a via pública; já o superior destina-se às unidades de habitação – seis módulos do Sistema Gomos de 45 m².
residência rn jacobsen arquitetura obra do ano 2021 vencedor arquitetura casa projeto Brasil
(Fernando Guerra / CASACOR)

3º lugar: Residência RN, de Jacobsen Arquitetura




Essa residência em Itaúna, em Minas Gerais, projetada para um casal, seus filhos e netos, fica à beira de uma grande represa que oferece inúmeras diversões náuticas. Projeto do escritório Jacobsen Arquitetura, a Residência RN foi desenvolvida com uma planta térrea, centrada ao redor de um amplo pátio com vista, que delimita-se por salas e varandas na lateral e pelos quartos ao fundo. residência rn jacobsen arquitetura obra do ano 2021 vencedor arquitetura casa projeto Brasil A árvore nativa da espécie Vinhático impressionou os arquitetos responsável, que desenharam um deck de madeira sob a copa da árvore para conectar a casa ao jardim de forma natural. A enorme área plana e ajardinada, definida pelo nível das raízes, dá acesso à ampla e desobstruída vista da represa logo à frente.