Um fato é certo: a biofilia está na moda, mas os profissionais da CASACOR sabem que seus benefícios não acabam ao final da estação. Confira a galeria!
Atualizado em 29 nov 2023, 12:26 - Publicado em 29 nov 2023, 12:26
Maira e Kaio Duarte - Vibra Alma. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.(André Nazareth/CASACOR)
Leandro de Paula Araújo - À Sombra dos Flamboyants. Projeto da CASACOR Goiás 2023. Desenvolvido com o intuito de proporcionar um lugar para contemplar, estar, encontrar, rever amigos ou simplesmente descansar após o percurso inspirador da CASACOR, o paisagista apresenta um projeto que remete à encantadora Avenida Araguaia dos anos 1970. As 3.500 sunpatiens brindam o olhar com cerca de 42 mil flores, do rosa ao carmim, que emolduram sete espécies de pau-brasil. O mobiliário de madeira natural, orgânico e sustentável, do designer Gregory Kravchenko, conduz a uma reflexão dos cuidados com o meio ambiente.
Victória Pinheiro - Due. Apresentando a suíte do casal, a arquiteta faz sua estreia com um espaço de 91 m², um refúgio no meio do caos das grandes cidades. O nome significa “dois” em italiano e remete ao universo do casal, com um ambiente completamente integrado, que permite vivenciar diferentes momentos de alegria, descanso, intimidade e relaxamento. Sofisticação, elegância e autenticidade são as marcas do ambiente, que tem o design brasileiro como destaque, com mobiliário assinado por Jader Almeida.
Bia Abreu Paisagismo - Jardim Reflexo da Alma. Aguçar as sensações de forma acolhedora: esse é um dos efeitos que o jardim criado por Bia Abreu desperta nos visitantes. Numa caminhada pelo ambiente, o barulho do vento sacudindo as espécies de folhas finas, o calor da lareira e o frescor da fonte de água estão entre os catalisadores de experiências. “Seremos sempre parte da natureza, independentemente de estarmos cercados de tecnologia”, afirma. No centro do espaço, um espelho de formato orgânico faz o convite à reflexão -- nos diversos sentidos possíveis.
Catê Poli e João Jadão - Mirante Paulista. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.
Zanardo Paisagismo - Praça do Polinizador. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.
Alex Hanazaki - Origens Portinari por Alex Hanazaki. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.
Sig Bergamin - Ciclos Deca por Sig Bergamin. Para comemorar 30 anos de Deca na CASACOR, o arquiteto Sig Bergamin concebeu uma grande praça que convida a refletir sobre a evolução do ambiente de banho nas últimas décadas e a imaginar novas possibilidades para o futuro. O espaço fluido de 420 m² apresenta seis banheiros com lançamentos da marca. Como numa linha do tempo, cada um deles celebra cores e formatos que definiram épocas e agora apontam tendências. O projeto conta ainda com cinco minilounges e proporciona uma imersão biofílica com DNA brasileiro, sensorialidade e muito verde nos revestimentos e jardins.
Studio Schier - Casa Terroir. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.
Andrea Terceros, Ingo Betram e Marcela Montes - Atelier del Paisajista.
Cardim Arquitetura Paisagística - Banho de Floresta. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.
Diego Olivera - Time Out - Outlander. Este é um volume orgânico, sustentável e tecnológico, onde você encontra tempo para cuidar de si, preocupar-se com o seu corpo e com o seu interior. Time Out é aquele cantinho da sua alma reservado para tudo que você gosta: descanse e aproveite ao máximo.
July Franchesca Dallagrana - The Landscape. Projeto da CASACOR Paraná 2023.
Estela Netto Arquitetura - Tributo aos 20. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023.
Flávia D´Urso - Jardim ARUM. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023.
Isabela Bethonico e Studio Tertúlia - Quarto de banho: Rosa ou Qualquer coisa que faça quase sentir. Originalmente rosa, este espaço simboliza o encontro do novo com o antigo. E com o que sempre esteve ali, um convite ao sentir. Novas cores, novos usos, uma banheira que se transforma em um jardim de beira de rio, uma penteadeira como apoio à escrita, à leitura. O cantar no chuveiro, uma busca por conexão e pelo retorno aos pequenos momentos de cuidado, um descanso para corpo e mente.
Adriana Gouveia - Varanda Café. Cafeterias são lugares de boas conversas e de momentos de prazer. Foi o ponto de partida desse projeto: um ambiente externo gostoso, com cores quentes e tons cimentícios que se harmonizam com o paisagismo e convidam à permanência. Fugindo do convencional, detalhes como a "árvore" de estrutura metálica coberta de vegetação, criando uma cobertura, o charmoso balcão em tijolinho e o lounge cheio de bossa.
Milcent Arquitetura - Refúgio Deca. Projeto da CASACOR Bahia 2023.
Bric Arquitetura - Mariana Teixeira e Pedro Pantoja - Palacito Bric. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
Maira e Kaio Duarte - Vibra Alma. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
João Panaggio - Pavilhão Deca. Uma espécie de casa-spa, o ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio para a Deca buscou inspiração nas termas romanas para fazer da água seu elemento central. Em formato de pavilhão leve e monolítico – numa referência ao nosso modernismo tropical -, a casa é totalmente conectada à natureza e pensada como um espaço premium para hóspedes em busca de relaxamento. No eixo principal da construção, uma piscina em volume ajuda a setorizar os ambientes, regendo o percurso da planta circular. O mobiliário traz madeira nacional, tecidos crus e estantes esculturais metálicas.
Leila Dionízios - Refúgio do Lago. Aqui, a integração com a natureza é total. A arquiteta Leila Dionízios não só incorporou o muro de pedra existente ao projeto como ainda apostou no uso da pedra na bancada do banheiro. Outro material natural usado por ela foi a madeira, que reveste toda a suíte e está presente também no deck de acesso sobre o lago. As paredes de vidro permitem que a densa vegetação do jardim invada o ambiente interno que também recebe muita iluminação natural. O design nacional é o grande destaque da decoração com peças de diferentes estilos assinadas por Jorge Zalszupin, Hugo França, Jader Almeida.
Andréa Magalhães - Casa Viva. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Manarelli & Guimarães - Restaurante Bonne Affaire Perplan. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2023.
Depieri Paisagismo (Arthur Depieri e Cleber Depieri) - Um Novo Olhar. Projeto da CASACOR Brasília 2023. Mais do que um espaço, o projeto da Depieri Paisagismo propõe uma jornada imersiva do visitante por meio da natureza. A exuberância do clima tropical marca o ambiente de 157 m², trazendo imersão e harmonia à beleza das plantas e da madeira de reflorestamento utilizadas no espaço. Destaque para a oliveira de 70 anos em kokedama pendurada a cerca de 2,5 metros do chão.
Droysen Tomich e Gerson Munayer - Jardim dos Encontros e Despedidas. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Atmosphera Plantas & Paisagismo - Praça Recentro - Verde em Poesia. Assim como a poesia é a arte de compor e escrever versos, o paisagismo é a arte de transformar o espaço proporcionando uma conexão maior com a natureza. O projeto da Praça Recentro – um espaço totalmente público, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Recife – baseou-se na harmonia entre tons de verde, texturas, formas e disposição da vegetação em uma escala rítmica no espaço, trazendo vivacidade e “poesia” para o Chanteclair.
Iemíria Rezende - Praça SEBRAE - Recanto das Águas. Projeto da CASACOR Tocantins.
Cyane Zoboli - Loft Deca. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.
Fernando Costa e Morize Carvalho - Fachada CASACOR. A fachada é uma celebração da rica cultura mato-grossense. Os visitantes são recebidos por uma paleta de cores vibrantes que ecoam a energia e a vitalidade da região. O paisagismo embeleza o espaço e faz uma homenagem à biodiversidade de Mato Grosso. As pedras estrategicamente posicionadas representam a força e a estabilidade da cultura local. O contraste das cores quentes e terrosas com os tons refrescantes evoca o equilíbrio entre o clima tropical e a biodiversidade.