Assinado por Ana Veras para a CASACOR Rio 2023, o jardim perfumado e colorido recebeu mobiliário confortável, sustentável e iluminação aconchegante
Atualizado em 24 de ago. de 2023, 16:04 - Publicado em 25 de ago. de 2023, 14:00
(André Nazareth/)
Pausa Pátio, a entrada da CASACOR Rio 2023, é um espaço de 150 m² projetado pela paisagista Ana Veras para ser, essencialmente, um local de relaxamento e contemplação.
O projeto partiu de um chafariz central existente (em mármore, de estilo clássico), que foi envolvido por uma nova estrutura (executada em placas cimentícias com textura similar ao aço corten) para assumir a função de “banco da praça”, com jardineiras mais altas em duas quinas.
Já o piso foi coberto com réguas de concreto bruto, feitas individualmente em fôrmas de madeira, delimitado por uma faixa de grama estreita que ajuda a quebrar a “dureza” do material.
O layout do espaço conta ainda com dois lounges confortáveis assinados pelos designers Mauricio Bomfim, Marta Manente e Ibanez Razzera, produzidos com material 100% reciclado, além de mesas que dão apoio ao piano-bar.
“Idealizamos um espaço impactante e acolhedor, onde o público pode ainda desfrutar a vista do Cristo Redentor”, conta Ana. “A iluminação aconchegante, o perfume das flores e árvores frutíferas, a presença do elemento água e o som da fauna que ali habita contribuíram para criar uma atmosfera muito especial, ao mesmo tempo que estimulam vários dos nossos sentidos”, acrescenta.
Dentre as espécies de plantas do pátio, a paisagista lançou mão de jabuticabeiras, bouganvilles, pitangueiras, trialis, filodendros, bromélias, papirus e orelhas de elefante. Sobre as mesas, roubam a cena delicados arranjos de mini espadas, palitos de fogo, ripsalis cor de rosa e orquídeas.
Para arrematar, o espaço ganhou ainda quatro esculturas em mármores e granitos conectados por hastes de latão, de diferentes escalas, que fazem parte da série Equilíbrio, da artista plástica Marina Ribas.