CASACOR
Decoração, Ambientes

8 maneiras elegantes de usar vidro na arquitetura e decoração

Além de promover integração e maximização de ambientes, o elemento favorece a iluminação e pode ser sofisticado se bem harmonizado com o décor

Por Fernanda Drumond

Atualizado em 24 mar 2017, 18:16 - Publicado em 24 mar 2017, 18:00

01 min de leitura
CASACOR Rio de Janeiro 2016. Casa de Vidro - Gabriela Eloy e Carolina Freitas. O refúgio no meio do jardim tem linhas modernas e é totalmente integrado ao paisagismo de Burle Marx, cuja estética inspira o desenho da bancada em granito. Também projeto do escritório, executado pela Florense, são o rack e armário em titânio perolizado fosco. O layout é solto, com os bancos Viki, de Maurício Lamosa e Flávio Borsato, e a cadeira Gaia - Sergio Rodrigues a deixou desenhada e ela foi executada por seu primo, o designer Fernando Mendes.

CASACOR Rio de Janeiro 2016. Casa de Vidro - Gabriela Eloy e Carolina Freitas. O refúgio no meio do jardim tem linhas modernas e é totalmente integrado ao paisagismo de Burle Marx, cuja estética inspira o desenho da bancada em granito. Também projeto do escritório, executado pela Florense, são o rack e armário em titânio perolizado fosco. O layout é solto, com os bancos Viki, de Maurício Lamosa e Flávio Borsato, e a cadeira Gaia - Sergio Rodrigues a deixou desenhada e ela foi executada por seu primo, o designer Fernando Mendes. (Divulgação/)

12-casacor-2016-vidros

01/08 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Casa de Vidro - Gabriela Eloy e Carolina Freitas. O refúgio no meio do jardim tem linhas modernas e é totalmente integrado ao paisagismo de Burle Marx, cuja estética inspira o desenho da bancada em granito. Os vidros, que fazem todo o fechamento da casa permitem a conexão <span>entre a construção e a natureza. A ideia é transmitir a sensação de permeabilidade e fluidez para o visitante. </span>Também projeto do escritório, executado pela Florense, são o rack e armário em titânio perolizado fosco. O layout é solto, com os bancos Viki, de Maurício Lamosa e Flávio Borsato, e a cadeira Gaia - Sergio Rodrigues a deixou desenhada e ela foi executada por seu primo, o designer Fernando Mendes. (Divulgação)

DUDA-PORTO-12

02/08 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Cabanas - Duda Porto projetou as Cabanas. O arquiteto encarou o desafio de construir em quinze dias três cabanas para a mostra. A principal abrigava um loft de 40 m². A iluminação natural, valorizada pelas grandes janelas de vidro, favoreceu a sensação de amplitude do espaço, enquanto as luzes artificiais focadas ou indiretas aumentaram o aconchego. Os vidros também proporcionaram a integração com a natureza, reforçando a ideia de refúgio no campo que dá nome ao projeto. Na área externa, cabanas menores formam uma casa na árvore e uma pet house. A construção foi feita em estrutura metálica com revestimento termoacústico, madeira tipo OSB estrutural, manta hidrofugante e, por fim, placa cimentícia. (Divulgação)

02-casacor-2016-vidros

03/08 - CASACOR São Paulo 2016. Living e Jardim de Inverno - Dado Castello Branco. O profissional aproveitou os grandes janelões de vidro do antigo ambulatório do Jockey Club para criar um espaço tranquilo e aconchegante.<span> A presença de luz natural e os tons neutros foram essenciais para a execução dessa ideia.</span>O jardim de inverno é uma extensão natural do ambiente, que se transforma em uma caixa de vidro que avança na paisagem. O estar tem ares de biblioteca, com piso de madeira de demolição paginado em espinha de peixe. Sobre ele, peças de grandes nomes como Oscar Niemeyer e Claudia Moreira Salles. ()

06-casacor-2016-vidros

04/08 - CASACOR Pernambuco 2016. Living Garden - André Carício. O espaço onde era a antiga varanda foi envolvido por uma caixa de vidro. O objetivo era manter a integração com o jardim e preservar detalhes da arquitetura original, como os frisos no teto, com o mínimo de intervenções. Colunas dóricas tiveram a pintura descascada e revelam as camadas de intervenções feitas nos últimos anos. ()

04-casacor-2016-vidros

05/08 - CASACOR São Paulo 2016. Loft no Campo - Paola Ribeiro. A única divisória do espaço é um vidro espelhado que esconde o banheiro. O desejo era de integração total em um ambiente de clima serrano, onde um dos pontos de encontro é em torno da grande bancada em madeira com laca verde. Ela começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança o home office. A luminária tem assinatura de Jader Almeida. (Divulgação)

11-casacor-2016-vidros

06/08 - CASACOR Rio Grande do Sul 2016. Cucina 25 - Patricia Palma.<span> O ambientes revive a história das cozinhas desde os anos 50, com inúmeras referências às décadas passadas. Por outro lado, </span>o ambiente também enfatiza a modernidade com a monocromia, os volumes sólidos e o alto brilho da laca nos painéis de fechamento. A tradicional pedra das bancadas cedeu lugar ao vidro azul <span>Nanoprime acompanhado pelo acabamento dos armários em laca fosca na cor petróleo. O guarda corpo da escada também foi executado em vidro.</span> ()

10-casacor-2016-vidros

07/08 - CASACOR Campinas 2016. Sala do Bem-Estar - Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo. O espaço pretendia ser um refúgio no campo, com tons e materiais nas variações de cru, marrom e cinza. A sala é envolta por vidro, integrando a paisagem, enquanto painéis e paredes foram revestidos em madeira. ()

01-casacor-2016-vidros

08/08 - CASACOR São Paulo 2016. Casa com Garagem Renault - Ana Maria Vieira Santos. A arquiteta projetou uma morada de 160 m² com todos os confortos modernos, que se destaca pela integração com a natureza através das grandes aberturas de vidro Ultaclear. Uma das árvores existentes no local, inclusive, foi incorporada e envolvida por uma coluna do mesmo material que também incorpora a estrutura do mezanino e da garagem, transformando o local de estacionamento do carro em uma vitrine. ()

Apesar de sua aparência delicada, o vidro é considerado um material nobre e de fácil manutenção, se usado de forma apropriada. O uso em móveis, divisórias, fachadas, teto e até uma casa inteira é corriqueiro nos projetos. As novidades aparecem nas diferentes maneiras em que são inserido e nas inovações tecnológicas que os acompanham, como no controle da entrada de luz solar e a produção e o reaproveitamento sustentável. Na CASACOR Rio de Janeiro 2016, Gabriela Eloy e Carolina Freitas criaram um refúgio imerso nos jardins assinados por Burle Marx. A Casa de Vidro possui grandes aberturas que proporcionam a conexão entre o paisagismo e a construção. As linhas retas, inspiradas na arquitetura modernista, são valorizadas com a utilização das paredes de vidro. A casa foi montada em apenas 25 dias em estrutura metálica. A ideia era que a arquitetura sumisse em meio ao verde. O espaço abrigava living e uma área de trabalho. Confira outros usos do vidro na galeria de ambientes acima!