Continua após publicidade

Nendo apresenta nova visão do tempo em Milão

O estúdio Nendo, apresentará sua coleção de ampulhetas na Milan Design Week

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h53 - Publicado em 29 mar 2018, 15h13

Poucos elementos são mais abstratos e arbitrários que o tempo: ainda que o aspecto visual de um intervalo de uma hora não seja conhecido, todos sabem que ela corresponde a sessenta minutos. Entre relógios e, atualmente celulares, talvez seja a antiquada ampulheta que chegue mais perto de, efetivamente, representar a passagem do tempo. Usando somente um fluxo de areia e a gravidade, esses interessantes objetos chamaram a atenção do estúdio de design japonês Nendo, que criou suas próprias versões da peça, em acrílico transparente, para serem apresentadas na Milan Design Week, no Superstudio Più, em abril.

Publicidade
(Reprodução/CASACOR)

A coleção chama-se Variations of Time (Variações do tempo) e se propõe a brincar com a percepção temporal por meio de alterações nos elementos fundamentais da ampulheta. Conheça cada uma delas abaixo:

Publicidade

Tempo dividido

(Akihiro Yoshida/CASACOR)

Uma quantidade de areia equivalente a cinco minutos está dividida em dois compartimentos simultaneamente, porém de forma desigual.

Publicidade

Tempo convertido

(Akihiro Yoshida/CASACOR)

O ângulo das câmaras é que determina quanto tempo a ampulheta irá marcar. De um lado, a areia marca dois minutos, do outro, apenas um minuto.

Publicidade

Tempo dobrado

Continua após a publicidade
(Akihiro Yoshida/CASACOR)

O tempo que a areia leva para passar da primeira para a segunda câmara é de um minuto, porém, uma vez que ela chega até a terceira câmara, já se passaram dois minutos.

Publicidade

Três vezes

(Akihiro Yoshida/CASACOR)

Três câmaras ficam abertas e marcarão intervalos de tempo diferentes para uma mesma quantidade de areia.

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade
Publicidade