Projeto por Helô Marques - Pedro Mascavo / CASACOR
O
painel ripado de madeira é a peça de marcenaria voltada para a decoração preferida de arquitetos e designers de interiores. O uso desse elemento traz uma nova
textura ao ambiente e contrasta muito bem com outros elementos dispostos no espaço, como tapetes e revestimentos do piso.
De maneira geral, a
decoração com madeira sempre teve sua posição garantida como queridinha para obter conforto e elegância. Isso porque se trata de um material que traz a natureza para dentro do espaço – e, por isso mesmo, passa essa sensação de acalento. Ao mesmo tempo, é sutil e conversa bem com outros itens do décor, o que faz com que a madeira se adeque tão bem a vários estilos.
Para Sâmia Rossin, diretora comercial da Akafloor, afirma que a empresa aumentou o portfólio para atender essa tendência de revestimentos ripados. “Seguindo essa linha, ampliamos nosso portfólio de revestimentos para atender a demanda por painéis ripados, mas com a madeira maciça e toda nossa expertise. Eles mudam por completo os ambientes e podem ser aplicados em parede ou teto, por exemplo”, explica.
decoração design arquitetura helo marques apartamento cores texturas são paulo janelas - Pedro Mascaro / CASACOR
No
projeto de apartamento acima, por exemplo, a
arquiteta Helô Marques criou um pano de fundo mais neutro para que os elementos decorativos sobressaíssem. Ela apostou em um
painel ripado para o suporte da televisão na mesma cor do piso, o que deixou tudo bastante uniforme e deu mais amplitude à sala de estar.
Projeto por Barbara Dundes - Marco Antonio / CASACOR
O uso do painel ripado também pôde ser visto neste projeto da
arquiteta Barbara Dundes, que utilizou o elemento no quarto de um jeito inovador. Ali, o painel faz um jogo de paginações para chamar a atenção para a televisão.
A profissional apostou no elemento para protagonizar o quarto e escolheu uma cor mais escura que passa sensação de conforto para o ambiente.
Projeto por Nildo José - Fran Parente / CASACOR
Outro especialista que apostou no ripado para o quarto foi
Nildo José. A proposta do arquiteto foi a de utilizar as ripas na parte de trás da cabeceira, dando um toque inovador para que o projeto não ficasse tão convencional, como seria se ele utilizasse elementos mais tradicionais – como quadros, papel de parede e prateleira.
Aqui, o painel ripado de madeira contrasta com o cimento queimado do teto, garantindo um aspecto contemporâneo e sofisticado ao ambiente.
Projeto de Très Arquitetura - Evelyn Muller / CASACOR
Do teto ao chão, o projeto assinado pela
Très Arquitetura apostou no ripado para trazer um ar mais despojado e surpreendente no ambiente do bar e do lavabo. A residência localizada no interior de São Paulo ficou com um clima ainda mais de
casa de campo com o uso do painel ripado remetendo à natureza.
Projeto de Très Arquitetura - Evelyn Muller / CASACOR
Destaque para o uso do painel ripado no teto do banheiro, que harmonizou muito bem com a textura de tecido na parede.