O apartamento da atriz
Clara Moneke – intérprete da personagem Caridade, na novela
No Rancho Fundo, da TV Globo – é assinado pelo arquiteto
Tom Castro, do elenco
CASACOR Rio, tem
140 m² e uma vista panorâmica da Praia do Flamengo, do Pão de Açúcar e do Aterro.
(André Nazareth / CASACOR)
O projeto teve como principal objetivo conectar a natureza ao redor com o clima leve e aconchegante de dentro de casa.
A escolha de uma paleta de cores suaves e neutras foi essencial para criar a atmosfera desejada. (André Nazareth / CASACOR)
“Queria a energia de paz e sofisticação, sem perder a essência de lar”, conta a atriz.
Elementos naturais como pedras, algodão, linho e couro foram estrategicamente escolhidos na decoração para equilibrar o interior do apartamento com o lado externo.
(André Nazareth / CASACOR)
“Buscamos levar a paleta de cores da cidade para dentro do imóvel, o que influenciou na escolha dos materiais e das texturas”, afirma Tom. “
A sala, por exemplo, recebeu um tapete verde e uma mesa de centro orgânica, cujo desenho lembra as ondas do mar”, completa.
(André Nazareth / CASACOR)
A entrada de luz natural é um ponto forte no apartamento, trazendo leveza para os ambientes. À noite, as luminárias estrategicamente posicionadas dão uma sensação acolhedora.
A sala de estar, a sala de jantar e a varanda foram integradas e projetadas para ser o espaço ideal para receber amigos e familiares – uma prioridade de Clara. "
O uso do mesmo piso cria uma continuidade visual, ampliando o ambiente", conta o arquiteto.
(André Nazareth / CASACOR)
Uma das paredes do living exibe máscaras de madeira herdadas da família de Clara, que têm grande valor sentimental para ela. "Essas máscaras representam minha ancestralidade e minha história como mulher negra, filha de uma brasileira e de um homem africano. Incorporar elementos que reforcem minha identidade é essencial para manter viva a lembrança de minhas origens", afirma.
(André Nazareth / CASACOR)
Um dos destaques do projeto é o camarim, que conta com uma penteadeira e um grande armário nichado para organizar as bolsas, sapatos e acessórios da atriz, além de prêmios que ela conquistou ao longo de sua carreira. A iluminação do cômodo foi projetada para ser mais potente, com luzes também no espelho para atender as necessidades na hora de Clara se produzir.
(André Nazareth / CASACOR)
Na
suíte da atriz, o arquiteto manteve a paleta de cores neutras para dar mais destaque para a grande janela, que vira uma moldura do cenário da cidade.