Conheça os ambientes que contaram com cores e texturas e fizeram bonito na mostra carioca deste ano
Atualizado em 24 mar 2021, 11:38 - Publicado em 23 mar 2021, 16:00
(André Nazareth/)
1/0 -
2/0 - Anna Malta e Andréa Duarte – Cozinha dos Amigos
3/0 - Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca. Azulejaria portuguesa, banheira de mármore que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina, áreas reservadas. O principal banheiro ganhou descontração com interferências contemporâneas e uma grande árvore plantada bem no centro do espaço. Circundada por uma pia desenvolvida pelos arquitetos e executada pela Deca, a jabuticabeira traz a natureza para o interior do cômodo e brinca com o ciclo da vida, já que a água – que parece sair do tronco – é também reusada para sua irrigação.
4/0 - Gisele Taranto Arquitetura – Living Mutante. O espaço voltado para o encontro da arquitetura com a arte e o pensamento é uma resposta à necessidade de ter espaços flexíveis e facilmente modificáveis, algo que foi intensificado neste tempo de extensa permanência em casa. Os clássicos móveis de design assinados por Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer ganham a companhia de obras de arte em um ambiente com ares de galeria.
5/0 - Rodrigo Jorge Studio – Hall de Entrada. Porta de entrada para a casa principal, o ambiente traz a sofisticação e o esplendor de seus tempos áureos. O décor é clássico com direito a teto dourado, paredes em tom grafite quase preto, além de peças dos anos 1950 e 1960 e muitas obras de arte de grandes nomes: Picasso, Portinari, Franz Krajcberg. Esculturas de crianças aparecem em diferentes pontos do espaço representando a geração do futuro que poderá visitar o Instituto Brando Barbosa – que será criado no local após a CASACOR Rio de Janeiro.
6/0 - Rodrigo Jorge Studio – Hall de Entrada. Porta de entrada para a casa principal, o ambiente traz a sofisticação e o esplendor de seus tempos áureos. O décor é clássico com direito a teto dourado, paredes em tom grafite quase preto, além de peças dos anos 1950 e 1960 e muitas obras de arte de grandes nomes: Picasso, Portinari, Franz Krajcberg. Esculturas de crianças aparecem em diferentes pontos do espaço representando a geração do futuro que poderá visitar o Instituto Brando Barbosa – que será criado no local após a CASACOR Rio de Janeiro.
7/0 - UP3 Arquitetura – Casa UP. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2021.
8/0 - Caco Borges e Carolina Haubrich – Home Office e Games. A proposta aqui é apresentar uma sala íntima, que possa ser usada por todos da casa, de diferentes maneiras: um lugar com boa conexão à internet para trabalhar, mas também para entreter, seja com jogos ou filmes. A tecnologia tão presente nos gadgets dá o tom também no décor com uso de vidro, iluminação em led e peças contemporâneas. No design e na arte, destaque para nomes nacionais.
9/0 - Caco Borges e Carolina Haubrich – Home Office e Games. A proposta aqui é apresentar uma sala íntima, que possa ser usada por todos da casa, de diferentes maneiras: um lugar com boa conexão à internet para trabalhar, mas também para entreter, seja com jogos ou filmes. A tecnologia tão presente nos gadgets dá o tom também no décor com uso de vidro, iluminação em led e peças contemporâneas. No design e na arte, destaque para nomes nacionais.
10/0 - Murad Mohamad e Jéssica Sarrià – Joalheria. Com layout fluido, a loja foge dos padrões de exposição de joias e traz um clima intimista e aconchegante. A paleta de cores - uma mistura de tons terrosos, bege e verdes - cria um espaço luminoso para as joias, peças de cerâmica, flores e objetos de casa, que aparecem em pequenos nichos de exibição recortados em estantes esculturais.
11/0 -
12/0 -