Mostra retorna a antigo hotel em meio à natureza e ambientes são inspirados na leveza das águas e nas reflexões sobre o futuro do planeta
Atualizado em 18 out 2024, 14:50 - Publicado em 27 set 2024, 08:00
Luiz Sentinger - Refúgio Axell. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024.(Lio Simas/)
01/29 - <b>Ana Trevisan I Espaços Vivos - Praça O Futuro É Ancestral. </b>A sabedoria e o aprendizado dos povos originários inspiraram este ambiente. Foram escolhidas diversas espécies vegetais que ativam nossa fauna e flora em busca da reconexão com a natureza e o passado. No espaço, o mobiliário focado no bem-estar faz conjunto com as áreas circulares demarcadas, relembrando as ocas, e criando, assim, os pontos de encontro. A sinuosidade do caminho que leva até a porta de entrada é guiada pelos grafismos das tatuagens indígenas. E neste resgate da ancestralidade, o Jardim da Cura apresenta espécies medicinais que nos rementem aos saberes passados. (Lio Simas)
02/29 - <b>Boulevard Arquitetura - Éter. </b>O éter surge da interação dos quatro elementos – terra, água, fogo e ar – refletindo nossa individualidade e emoções. A terra simboliza estabilidade e materialidade; a água, fluidez e adaptação; o fogo, transformação e energia; e o ar, leveza e clareza. O éter, como o quinto elemento, conecta e harmoniza todos eles, representando a energia e o espaço que permeiam o universo, integrando o físico e o espiritual. Nossa proposta visa promover uma reconexão com o ser interior, proporcionando plenitude e equilíbrio. (Lio Simas)
03/29 - <b>Meta Interiores - Metamorfose. </b>Com base nos cinco elementos do Feng Shui - fogo, terra, metal, água e madeira-, o ambiente se transforma, promovendo um equilíbrio energético que evolui constantemente e proporciona uma sensação de paz e bem-estar. Assim como na metamorfose de uma borboleta, cada elemento contribui para a mudança e o crescimento, harmonizando-se com tons suaves e materiais naturais. Móveis de linhas orgânicas facilitam o fluxo de energia, convidando à introspecção e ao relaxamento, promovendo uma conexão profunda e evolutiva entre corpo e mente. (Lio Simas)
04/29 - <b>Studio M Arquitetura e Interiores - Casa Transcorrer uma resposta ao tempo. </b>Cada novo amanhecer é um convite para vivermos plenamente, fazendo bom uso do tesouro mais precioso que possuímos: o tempo. Cada dia é uma página em branco esperando para ser preenchida com histórias de amor, bondade e coragem. Cabe a nós, navegantes neste oceano de horas e minutos, transcorrer pelos momentos como uma dádiva, honrando o passado, celebrando o presente e construindo um futuro que ecoe para além dos limites do tempo. (Lio Simas)
05/29 - <b>Matheus Xavier - Suítes Despertar. </b>As Suítes Despertar redefinem o conceito de bem-estar e conforto em um refúgio moderno e sofisticado. Composto por três suítes, este ambiente foi cuidadosamente projetado para um jovem casal, que encontra na tranquilidade do lar o equilíbrio perfeito entre a vida agitada e os momentos de paz ao lado de seus queridos pets. O ambiente DESPERTAR é mais do que um simples conjunto de suítes: é uma experiência sensorial que conecta o presente ao agora. Aqui, cada despertar é um novo começo, e cada noite de sono é um passo em direção aos sonhos que moldarão o amanhã. (Lio Simas)
06/29 - <b>Junior Guarezi - Refúgio das ondas. </b>A calma e a leveza que o mar transmite vieram para estes espaços de forma sóbria e clara. As ondas nos mostram movimento e renovação. Pensado para descansar, os espaços são verdadeiros refúgios, aqueles lugares que, quando fechamos os olhos, queremos estar, para escapar de todo o caos de uma vida rotineira e agitada. Em cada detalhe tem história: história de pessoas reais, que trazem suas vivências e suas bagagens. (Lio Simas)
07/29 - <b>IdeaBALN - Casa Concha.</b> Um espaço criado a partir de encontros e para encontros, que une arquitetura e paisagismo, buscando despertar sensações profundas em um convite à desconexão e à reconexão. Uma reflexão sobre o lar do futuro por meio de um olhar para o passado e para o presente. Com elementos surpreendentes que trazem inovação e a sustentabilidade como base, a Casa Concha celebra o poder dos encontros que resgatam e geram memórias de afeto, deixando como legado a construção de um futuro de conexões e amor. (Lio Simas)
08/29 - <b>Octaedro Arquitetura - Oficina do amanhã. </b>No espaço pensado para contemplar e receber, com uma narrativa contemporânea e poética, o projeto propõe a ocupação da casa-ateliê por meio da conexão fluida entre as artes, a naturalidade de seus elementos e a relação importante com a paisagem e a cultura local. A ideia é de que hoje é o tempo que temos, e que não enxergamos adiante sem os pés no agora. O agora é, unicamente, tempo para pensar, sonhar e construir o amanhã, como criadores que somos. (Lio Simas)
09/29 - <b>Terraço Paisagismo - Raízes.</b> "Imaginamos o ambiente além de uma passagem para nossa história, mas uma janela para nossa ancestralidade. Essa é a essência do nosso conceito: direcionar o olhar para a beleza natural que sempre nos envolveu, conectando-nos com as raízes profundas de nossa existência. Nosso espaço preenche mais do que um vazio, adentra em um vasto repositório de memórias, experiências e legados que moldam quem somos", conta o escritório. (Lio Simas)
10/29 - <b>Michael Zanghelini - Casa Atma. </b>O Atma é o mais elevado princípio humano, a própria essência divina, informe e indivisível. Neste espaço de 380 m², a arquitetura e a natureza se fundem de maneira sutil e elegantemente monocromática. Cada passagem entre “dentro e fora” é uma oportunidade de uma nova conexão sensorial. As texturas abraçam, o vento sopra por todo lado e o som das águas nos lembra que o imaterial anima a matéria e que igualmente habita o campo semântico do sopro, da respiração e do ar. É uma casa que nos faz perceber que a vida está intimamente ligada ao cosmos e que o “eu próprio” está para além do corpo e da mente. (Lio Simas)
11/29 - <b>Tiago Bortolança - Divina Vista Bar e Hamburgueria. </b>Diante de uma privilegiada vista para o mar e um espetacular pôr do sol, o Divina Vista Bar e Hamburgueria propõe trazer uma ótima experiência em arquitetura e gastronomia operada pela Divinna Mesa Hamburgueria. Todo o contexto do ambiente favorece a apreciação confortável de bons momentos diante de um cenário naturalmente belo. (Lio Simas)
12/29 - <b>Yuri Bini e Daniela Kumagai - Ikigai.</b> Na cultura japonesa existem cinco elementos, e assim como eles, o espaço Ikigai traduz essa filosofia por meio de cinco ambientes distintos, onde a ancestralidade de Daniela Kumagai se une à tecnologia de Yuri Bini. No mezanino, encontra-se o podcast, enquanto a garagem é dedicada à GWM DIMAS. O café, operado pela Akitutes, complementa o ambiente, e a recepção serve como o ponto de boas-vindas do evento. Cada espaço preserva o conceito do tema proposto, garantindo uma imersão completa para o usuário. (Lio Simas)
13/29 - <b>Sumar Arquitetura & Design - Rumah DECA. </b>Ao projetar um espaço, a integração entre o externo e o interno é fundamental para proporcionar uma sensação de harmonia e equilíbrio. A utilização de materiais orgânicos, como madeira, pedra, plantas e água, traz a natureza para dentro da casa. Esses elementos não apenas oferecem um visual esteticamente agradável, mas também criam uma atmosfera mais tranquila e relaxante, formando um espaço verdadeiramente orgânico, que permite que a energia flua. (Lio Simas)
14/29 - <b>Leonardo Simões - Pertencimento. </b>O sentimento de pertencimento é a sensação de fazer parte de um grupo, família ou comunidade. É uma ligação psicológica que se estabelece entre um indivíduo e um grupo, caracterizada pela unidade e permanência que os seus membros vivenciam. O pertencimento está associado ao reconhecimento e à forma como a dignidade, a cultura e as diferenças de cada pessoa. O projeto homenageia a cidade de Villa Epecuén, na Argentina, que ficou completamente submersa durante 20 anos devido a uma enchente do Lago Epecuén. Somente agora, 35 anos depois, ex-moradores podem caminhar entre as ruínas do que um dia foram suas casas. (Lio Simas)
15/29 - <b>Luiz Sentinger - Refúgio Axell. </b>Um espaço pensado para uma vida tranquila. Um loft onde o living vem acompanhado de uma bela lareira para os dias frios da região. Um espaçoso jantar para momentos de confraternização com amigos. Uma grande suíte com vista para o mar de Santa Catarina, com o spa Axell, que proporciona momentos de relaxamento. Tons claros, brancos e beges e os amadeirados completam a paleta de cores do ambiente, colaborando para o conceito empregado que é de paz, tranquilidade e sossego. (Lio Simas)
16/29 - <b>Bruna Tuon Sposito - Living Refúgio de Memórias. </b>A proposta para o Living Refúgio de Memórias revisita as origens e raízes da profissional, refletindo sobre o momento atual e o legado que deseja deixar. O ambiente une o campo e o mar em uma harmonia visual e sensorial. Bruna utilizou peças de antiquário, o livro da avó e a cadeira do bisavô, entrelaçando o passado com o presente, e inseriu obras contemporâneas de designers e artesãos, simbolizando renovação. O espaço celebra a continuidade e transformação, refletindo uma herança viva e um futuro promissor. (Lio Simas)
17/29 - <b>Mais Dois Arquitetura - BioHUB by Escritolândia. </b>Com a experiência no setor corporativo e a parceria entre +2Arquitetura e Escritolândia, o projeto apresenta um espaço que equilibra funcionalidade, estética e tendências.O desenho partiu do conceito de biofilia, com linhas orgânicas e elementos naturais, proporcionando um ambiente de trabalho produtivo, saudável e inspirador. O paisagismo é assinado pelo escritório Jardinaria - Raquel Melilo. O BioHUB combina tranquilidade com energia vibrante da arte de rua, criando um ambiente único, estimulante e harmonioso. (Lio Simas)
18/29 - <b>Mariana Maisonnave - Origem. </b>Com uma reflexão sobre tudo aquilo que perdura além do tempo, a arquiteta traz para o espaço uma coletânea de elementos simbólicos que contam histórias e buscam homenagear a ORIGEM do que a conformou até O AGORA. As oliveiras centenárias, como ponto central, lembram que para estarem vivas com essa robustez, passaram durante décadas pelo processo de crescimento contínuo e gradual. As árvores são uma homenagem à mãe da profissional, que enfrentou um tratamento de câncer, no qual abriu mão de uma parte de seu corpo para manter-se viva. Assim como uma oliveira, quando podada, renasce de suas raízes. (Lio Simas)
19/29 - <b>Marila Filártiga e Beto Gebara - Conexão Carol Group. </b>O espaço, idealizado pela GF Arquitetos, é um convite à reflexão sobre a importância das conexões. Valorizando os encontros e interações sociais, o ambiente é cuidadosamente setorizado em diferentes áreas de estar, facilitando uma ampla gama de conexões. Seja para reuniões de negócios, encontros com amigos ou reuniões em família, o espaço promove uma experiência enriquecedora e dinâmica e convida o visitante a degustar cada detalhe do convívio. (Lio Simas)
20/29 - <b>Redora Arquitetura - Clínica Conceito Olsen.</b> A Clínica Conceito Olsen representa o propósito da Redora, de promover qualidade de vida às pessoas, por meio da criação de espaços saudáveis. O ambiente apresenta uma paleta de cores sóbria e explora a essência dos materiais, assim como incorpora exigências específicas para ambientes de saúde. Versátil e singular, o projeto busca o equilíbrio entre conforto, beleza e funcionalidade. Dessa forma, possibilita um lugar que valoriza o cotidiano, acolhe e vai além do comum. (Lio Simas)
21/29 - <b>Studio Guilherme Garcia - Casa Perene.</b> Imagine ser transportado da idade das cavernas para o mundo de hoje. Você acorda em um espaço moderno, onde a luz é controlada com um toque e o calor vem de máquinas invisíveis. As paredes não são frias e úmidas, mas vibrantes e cheias de história. Você aprende a falar com palavras complexas, vestir-se com tecidos sofisticados e experimentar sabores novos. Cercado por objetos enigmáticos, percebe que, apesar das diferenças, a arquitetura ainda reflete a busca humana por transformar o mundo em um lar. Seu desafio agora é equilibrar instinto primitivo e vida moderna. (Lio Simas)
22/29 - <b>Beatriz Zeglin Arquitetura e JA8 Arquitetura Viva - Casa Floripa Dimas. </b>O ambiente Casa Floripa Dimas é o resultado do trabalho de dois escritórios. O projeto de arquitetura e paisagismo desenvolvido pela JA8 Arquitetura Viva traz uma proposta de arquitetura como invólucro da vida cotidiana, representando o conceito de “casa”, que abriga, e vem de nossas memórias afetivas. Já o projeto de interiores ficou sob responsabilidade de Beatriz Zeglin Arquitetura que traz a atmosfera do que é morar na ilha. O projeto inicia com espaço de imersão, conformado por uma grande tela curva, que traz cenas inspiradoras do lifestyle de Floripa. (Lio Simas)
23/29 - <b>Jandyra Zanella e Idriane Martins - Oásis – Espaço Naterial.</b>Na linguagem figurada, OÁSIS é “um lugar agradável entre outros que não o são”. No contexto do SER em busca do equilíbrio entre o trabalho e qualidade de vida dentre a selva de pedra que nos cerca, o espaço para a NATERIAL traz os quatro elementos da natureza e os cinco sentidos, que possibilitam a percepção sensorial do ambiente como um todo. (Lio Simas)
24/29 - <b>Schaiana Alves e Livia Cravo - Refúgio Costeiro – Artesanato à Beira-Mar.</b> Imagine-se entrando em um espaço onde o tempo desacelera e a criatividade floresce. Refúgio Costeiro, uma loja de artesanato única e inspirada pela serenidade da praia, é um testemunho vivo do estilo de vida slow e da dedicação à qualidade artesanal. Projetada pela arquiteta Lívia Cravo e pela designer Schaiana Alves, cada detalhe do ambiente é um convite à contemplação e apreciação das peças, cuidadosamente criadas à mão pela Associação dos Artesãos de Palhoça. (Lio Simas)
25/29 - <b>Studio Juliana Laurindo + Studio Sarah Fernandes - Colecionador de Histórias. </b>"Preservamos a essência do passado na raridade do presente, e cada aroma propõe uma experiência que percorre o tempo", conta o escritório. As estantes parecem sussurrar detalhes de eras passadas, convidando a explorar e descobrir segredos antigos. Os tons terrosos que dominam o ambiente abraçam e aquecem. Para se reconectar com a serenidade e a elegância de tempos mais simples, o projeto é um lembrete para apreciar a beleza que está na harmonia entre o antigo e o novo. Um ambiente onde cada respiração é uma nova descoberta dos Aromas da Mels Brushes. (Lio Simas)
26/29 - <b>Progetta Studio - Refúgio Celebrar By Costão do Santinho. </b>No Refúgio Celebrar by Costão do Santinho, luxo e natureza se unem em um ambiente inspirado nas praias mais exclusivas do mundo. Cores suaves, areia da praia, e paredes revestidas com resíduos de mármore italiano criam um cenário natural, acolhedor e sofisticado. Perfis de luz estrategicamente posicionados oferecem uma atmosfera sensorial única. Móveis com formas orgânicas e tecidos com movimento completam o design, proporcionando um refúgio natural e exclusivo para quem busca as férias perfeitas. (Lio Simas)
27/29 - <b>Nicole Oliveira e Mary Mussatto - As fases do autoconhecimento. </b>"Sugerimos uma imersão numa jornada pessoal de emoções dividida em três fases: crenças, reflexão e libertação. Iniciamos no hall com uma atmosfera mais escura e introspectiva que está relacionada ao início das nossas vidas e a todos os preceitos que absorvemos. Em seguida, vamos para os lavatórios com uma mistura tímida de tons claros e escuros e com um contraste entre as formas agressivas e delicadas, que representam um momento de autorreflexão. Finalizamos na sala de banho, simbolizando o ato de se despir de padrões, a fim de se reconhecer, e consequentemente, se amar em primeiro lugar", explicam as profissionais. (Lio Simas)
28/29 - <b>Revisite Arquitetura & Interiores - Adega da Artista Plástica.</b> A arquiteta Taiza Santos se conecta ao tema desta edição com uma homenagem à artista plástica Vera Sabino. Não por acaso, a arquiteta trouxe das lembranças da casa de sua avó uma tela assinada pela artista catarinense. Também na época em que cursava arquitetura e praticava seu traço nas aulas de arte, voltou a olhar com mais atenção e admiração para o trabalho de Sabino. Seu ambiente tem total inspiração na produção e trajetória da folclorista, em 160 m² projetados para o deleite dos apreciadores dos bons rótulos, uma seleção especial de rolhas fornecidas pela DuVino. (Lio Simas)
29/29 - <b>3P Studio + Lavínia Duzzo - Kuya’buka Restaurante.</b> Este ano, a CASACOR nos convida a refletir sobre como nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações, afinal, sempre seremos ancestrais de alguém. O Kuya’buka é uma leitura da origem da nossa relação com a nutrição, trazendo a cumbuca como objeto dessa ancestralidade. O ambiente, operado pelo Restaurante CUMBUCA, foi pensado para alimentar e nutrir nossas percepções, reflexões e atitudes. Caminhamos pelo espaço experienciando do bruto ao sutil, onde passado, presente e futuro se agregam. O ambiente foi feito por muitas mãos. Feito com terra. Feito com arte. Feito com amor. (Lio Simas)