De 03 de setembro a 02 de novembro, a edição comemorativa de 30 da CASACOR Brasília traz 52 ambientes assinados por 80 profissionais em uma área de 6500 m²
Atualizado em 13 set 2022, 07:28 - Publicado em 01 set 2022, 19:23
Hélio Albuquerque - Particu-LAR e Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022.(Edgard Cesar/)
1/1 - Leo Romano - Clube Coral. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
2/1 - A inspiração do projeto da dupla Orestes Blanco e Rosa Maranini consiste no casal moderno brasileiro, que chega em sua residência com seu carro elétrico e encontra um ambiente que conta sua história, com obras de arte e espaço para receber amigos e familiares. Com 160 m², o local tem paredes revestidas com marcenaria sóbria e mobiliário com design contemporâneo e formas sinuosas e futuristas contrapõem com as obras de arte clássicas e contemporâneas. No local haverá o lançamento do carro elétrico da Peugeot. Itens de automação como iluminação arrojada e sistema de som integrado aos eletrodomésticos de última geração compõem a parte funcional do espaço.
3/1 - Com o objetivo de fugir da estética de livrarias comuns, a designer de interiores Glaucia Almeida utilizou da biofilia para compor o espaço, numa união com o estilo industrial. O industrial está presente na serralheria no forro, nas prateleiras e na porta; e o biofílico com as plantas e nas cores das paredes. O piso vinílico também foi utilizado nas paredes. Peças de cerâmica italiana do acervo da livraria dão charme ao ambiente, assim como fotografias de Boechat. Com 68 m², o projeto foi pensado para ser funcional e, ao mesmo tempo, acolhedor, com a natureza presente para dar uma sensação de calmaria e respiro para a mente.
4/1 - Com o desafio de ser o primeiro e o último ambiente que o visitante vai passar no andar principal da mostra, o arquiteto Márcio Corrêa criou uma caixa em concreto que representa o mundo em que vivemos. Com 93m², concebido em tons de branco e off white, o Lobby Secreto tem uma instalação com malha branca preenchida com areia em suas pontas criada pelo arquiteto e também um quadro confeccionado por ele. Em uma das paredes, o Painel Floresta em musgo estabilizado para trazer a percepção das cores da natureza. Nas estantes, objetos brancos simbolizam as escolhas pessoais para nos acompanharem ao longo do trajeto.
5/1 -
6/1 - Maria Araujo Arquitetura e Design - Quarto Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
7/1 - Ana Paula Ribeiro Arquitetura + Interiores - Quarto da Criança. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
8/1 - O ambiente projetado pelo arquiteto Miguel Gustavo foi inspirado em temas étnicos com ideia sensorial, onde o visitante terá impacto ao entrar no espaço devido aos materiais naturais utilizados. Madeira e pedra predominam no espaço, junto com a utilização de cores quentes e iluminação impactante. Com 130m², o projeto conta com uma bancada de dormentes vindos de Minas Gerais e biribas suspensas dividindo o espaço, e um espelho d'água com cubas amontoadas que formam uma escultura.
9/1 - Dalilla Menegotto - Espaço LLar. CASACOR Brasília 2022
10/1 - Studio Marka - O Relicário. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
11/1 - Hélio Albuquerque - Particu-LAR e Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
12/1 - O ambiente de 115 m², assinado por Ney Lima e Walléria Teixeira, homenageia Carlos Alberto Oliveira, pioneiro do mobiliário com design brasileiro na capital. Quatro colunas de concreto do estádio foram inseridas no projeto como elementos de equilíbrio e integração dos ambientes de estar, jantar e bar. No mobiliário, a cadeira Hill, o sofá Met, de Jader Almeida e a Poltrona N, de Zanine Caldas. Entre as obras de arte, trabalho de artistas como Eduardo Sued, Isaura Pena e Liliane Dardot.
13/1 - Atelier Versiani - Refúgio do Jogador. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
14/1 - Eduardo Brito - Sala de Banho. Inspirado nos banhos turcos e marroquinos e na arquitetura pré-modernista finlandesa, o arquiteto Eduardo Brito criou uma sala de banho coletivo de 56m². Sua referência foi a piscina do hotel Lutetia, em Saint Germain, em Paris. A ideia foi criar um ambiente onde o público pudesse compartilhar o momento íntimo, uma subversão da ideia de banho como atividade particular. Com contraste entre o claro e escuro, no espaço destacam-se a automação para gerar ambientação luminotécnica e sonora do ambiente, a Poltrona Loop Chair desenhada por Willy Guhl e objetos.
15/1 - CK Arquitetura + OLZI Arquitetura - Studio Cerchio. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
16/1 - Studio Arch+ - Casa Etérea. Projeto da CASACOR Brasília 2022 /
17/1 - Alê Neves e Gero Tavares - Pausapragma. Projeto da CASACOR Brasília 2022 /
18/1 - Em sua estreia na mostra, o designer de interiores Jorge Carneiro criou um ambiente para pessoas com mais de 30 anos. Com 105 m², o espaço foi projetado a partir do olhar pós-pandemia e da redescoberta da alegria de receber em casa. Linhas curvas, espaço integrado, papéis de parede dourado que criam texturas exclusivas, iluminação pontual, tapetes e piso em porcelanato, lançamento 2022. Materiais recicláveis e de descarte ganham ares sofisticados. Destacam-se a mesa de centro em mármore com folha de ouro e as obras de arte assinadas por Fernanda Namam.
19/1 - Relato Arquitetos - Suíte Mozzafiato. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
20/1 -
21/1 - Ana Paula Onzi - Suíte de Hotel/Suíte 11. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
22/1 - Victor Veiga Arquitetos - Lavabo Urbano. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
23/1 - Studio Traços - Lounge Resort. Para o ambiente de 52 m² criado para a Aviva Vacation Club, as profissionais Ana Carolina Lima e Ana Carolina Falconi se inspiraram em resorts do Nordeste e de Goiás. Com traçado de linhas sinuosas, elementos artesanais e design biofílico, as arquitetas apostam na acessibilidade, com rampas que levam a um elevador trabalhado em madeira interna e externamente que dá acesso ao bar no pavimento superior. A tecnologia vem no processo de criação dos móveis, como o banco paramétrico e a projeção mapeada, e também há utilização de palha, pedra natural, madeira, vegetação, peças artesanais e decoração com fitas do Bonfim, tudo para trazer o clima da Bahia e de Goiás ao ambiente.
24/1 - Jéssica Campos - Domus Vita. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
25/1 - CADA Arquitetura - Galeria. O escritório estreia na mostra com um ambiente dedicado ao premiado fotógrafo Celso Junior. Obras do artista, em diferentes formatos e tamanhos e com fotos predominantes de Brasília, estão espalhadas pelos 23 m². Com pintura em tons pastel, iluminação direcionada para as obras e fachada de vidro, o espaço conta com duas poltronas, um aparador e um banco em madeira. A ideia das arquitetas Amanda Rodrigues e Bianca Falcão é que as obras temáticas despertem nos visitantes suas melhores memórias afetivas com a capital.
26/1 - Silvana e Luisa Albuquerque - Espaço Ser. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
27/1 - Studio Varanda - Studio do Designer. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
28/1 - Juliana Leão - Varanda. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
29/1 - Denise Zuba Arquitetos Associados - Bem aqui, logo ali... Espaço Finitura. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
30/1 - Depieri Paisagismo - Praça CASACOR. Cleber Depieri e Gabriel Domingues buscaram promover um diálogo entre o anel externo do estádio e a vegetação do entorno, através de uma composição de arbustos, árvores e palmeiras, permitindo a contemplação do verde em diferentes camadas. Há, também, uma correlação entre a altura das palmeiras e a monumentalidade da Arena. Com 850 m², o projeto busca valorizar os fluxos, criar espaços de convivência e contemplação, além de proporcionar uma sensação de imersão na natureza a partir dos volumes de vegetação tropical. No projeto, a dupla se utilizou de madeira ecológica nos bancos, piso em porcelanato, granitina e concreto (vasos).
31/1 - Choque Arquitetura e Design - Farm House da SR Só Reparos. Conforto, tecnologia e acolhimento dão o tom do projeto do trio formado por Simone Turíbio, Marília Turíbio e Dimitri Lociks. O ambiente de 328 m² ressalta a importância das pausas e apreciação da natureza, a partir do design biofílico. Os espaços interno e externo se integram. A escolha dos materiais e revestimentos levou em conta os que minimizem os impactos ao meio ambiente. O escritório assina os bancos de pedra e a luminária Íris. A escrivaninha e o banco de pau de ferro são os lançamentos nacionais do espaço.
32/1 - Zardo Arquitetura e Interiores - Mi Casa, Su Casa. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
33/1 - Larissa Dias Arquitetura - Janelas do Nosso Mar. Ambiente da CASACOR Brasília 2022.
34/1 - Renata Ciccarini - Coca-cola Experience. O ponto de partida do projeto foi a Coca-Cola Marshmello, criada com a colaboração do DJ americano Marshmello. O ambiente da arquiteta Renata Ciccarini, totalmente na cor vermelha, do piso ao teto, apresenta atmosfera de balada com a utilização de neon e laser. Por ser um módulo construtivo, provoca a sensação do visitante estar em uma caixa e o convida a uma experiência que visa ativar os cinco sentidos: o tato, por meio das texturas; o olfato pela essência contida no espaço; a visão, com as luzes e as imagens emitidas pela TV; a audição, provocada pelo som ambiente e o paladar, despertado com o sabor do novo refrigerante sem-açúcar e com sabor morango.
35/1 - Thales Zago - Studio Zago. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
36/1 - José do Egito e Erick Camilo - Mel Brushes. O minimalismo associado à sofisticação do aço e da madeira são as principais características do ambiente de 18m² em construção modular. O processo de criação da dupla José do Egito Alves de Souza e Erick Camilo foi baseado em linhas e traços, seguindo um design firme e apostando na estrutura metálica. Para trazer leveza ao ambiente, a arquitetura se encaixa com o paisagismo. Pelo espaço, predominam tons mais sóbrios com bases neutras, amadeirado e cinza. O projeto foi criado para proporcionar um ambiente que traz um bem-estar físico, mental e espiritual.
37/1 - Flávia Rucelle Arquitetura Fitness - Caixinha de Música. O ambiente criado por Flávia Rucelle propõe uma experiência sinestésica de uma verdadeira caixinha de música por meio da interação entre imagem, som, luz e cheiro, transportando cada um para seu lugar único e singular. Com 18m² em construção modular, a iluminação e a automação são os principais diferenciais do projeto. Com muitos espelhos e envoltos pelo som da música clássica, a ideia é transportar para um universo paralelo carregado de memórias. Em sua estreia, Flávia alia sua expertise no universo fitness com as lembranças da infância que uma caixinha de música proporciona. Uma experiência sensorial e um ambiente instagramável.
38/1 - Caroline Nogueira e Olívia Campos - Ótica Pop-up. O ambiente de 18 m² de construção modular acompanha uma tendência comercial de pop-up store, que gera conexão com o público em uma proposta de espaços mais compactos e soluções arquitetônicas mais ousadas. A marca que ocupará o local é a Gustavo Eyewear, com óculos pintados à mão, quase todos exclusivos e de tiragem única. Com muito metal, vidro e madeira, as arquitetas Caroline Nogueira e Olívia Campos investiram em cores vivas – com destaque para o céu de Brasília – e utilizaram técnicas de percepção visual, perspectiva e concepção cênica, além de trazer o conceito dos espaços instagramáveis.
39/1 - Roberto Guedes - Bloom. Um dos ambientes mais instagramáveis da mostra, Roberto Guedes projetou uma parede de balões e flores excêntricas. Iluminação de LED dá o charme ao ambiente minimalista. A inspiração do arquiteto foi em lojas italianas ligadas à área de moda e flores, após uma longa pesquisa na forma como estabelecimentos destes nichos apresentam suas criações. Com 18 m² em construção modular, o ambiente traz a cor azul tibet. Usando a mesma cor em todo o ambiente com o intuito de levar o visitante a valorizar apenas um momento, o espaço traz ornamentação com pratos exclusivos, vasos e flores.
40/1 - Angela Castilho Arquitetura Interiores - Calmari. Projeto da CASACOR Brasília 2022 /
41/1 -
42/1 - Marina Pimentel Paisagismo - Jardim Particular. Em meio ao cenário árido do estádio, onde o concreto predomina, o verde da natureza traz paz e aconchego no jardim assinado pela arquiteta e urbanista Marina Pimentel. As pedras naturais que compõem o percurso sinuoso antagonizam com o pergolado metálico. A reconexão com o natural no espaço de 410 m² foi o start para a criação desta praça, cujo paisagismo contemporâneo envolve uma vegetação densa e espécies de grande porte. O toque de nobreza ficou por conta dos móveis selecionados e da iluminação cênica. Um convite à contemplar a infinitude da natureza.
43/1 - Restaurante Bar - Tatiana Guedes. Um dos lugares que promete reunir visitantes, a criação do Restaurante Bar ficou a cargo da arquiteta Tatiana Guedes. Operado pelo Marie Cuisine, o local aposta nas memórias afetivas longevas das porcelanas penduradas nas paredes, com pratos cerâmicos exclusivamente moldados para o ambiente. Entre os elementos utilizados, painéis em mdf jatobá brasileiro, mobília em nogueira, vidro e pedra natural, textura de palha e couro nas cadeiras e linho das cortinas. No bar, destaca-se o balcão iluminado em quartzito crystal fusion. O verde e o azul integram o local em momentos únicos, com uma vista espetacular do pôr do sol na praça arborizada da mostra.
44/1 - Studio Pippa - O Jantar. Projeto da CASACOR Brasília 2022 /
45/1 - Angela Feitoza e Yassmin Awwad - Lounge Arena. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
46/1 - Juliana Santana - Varanda Metrópoles. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
47/1 - Joyce França, Rafaella Preusse, Raquel Maciel e Rebeca Lora - Espaço Sebrae. As linhas curvas de Oscar Niemeyer foram a inspiração do quarteto para a criação do espaço de 90 m² projetado para o Sebrae. As formas inseridas no interior do espaço remetem a desconstrução da simbologia do infinito. Os materiais empregados concedem uma compreensão do básico e da elegância, junto à brutalidade do concreto. Destacam-se as linhas curvas e orgânicas e novas aplicações de materiais: bloco de vidro na fachada, textura na parede, teto e nichos, pastilha nos mostruários curvos. Em sua estreia na mostra, os arquitetos tiveram
48/1 - Debaixo do Bloco - Collor Project. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
49/1 -
50/1 - Lisi Sandri - Café. Com base no conceito de neuroarquitetura, Lisi Sandri utilizou-se do design biofílico, por meio das texturas, cores, formas, materiais e objetos, para projetar o Ambiente do Café, com 90,56m². Com o requinte dos cafés especiais e o desafio de conectar o visitante ao ambiente, Lisi utilizou-se do porcelanato, cores claras na madeira, bancadas em tons de verde para alinhar ao conceito de arquitetura orgânica, cerâmicas e pedras em formas de objetos de uso do café, muito presentes no projeto.
51/1 - Studio Gontijo - Mirante BRB. Com 70 m², o inusitado projeto das arquitetas Gabriela Gontijo e Mariana Hummel destaca-se por garantir a contemplação do interior do estádio. No ambiente, o BRB vai realizar encontros com clientes nas áreas reservadas para conversas mais intimistas. A dupla utilizou de madeira reaproveitável, queimada, na cor negra, nas mesas e na bancada do bar – onde o material ganha destaque ao pousar sobre a luminosidade do ônix. Cestarias, sisal e madeiras cruas trazem a concepção de um infinito particular. No espaço, haverá o lançamento de uma nova poltrona criada pelo designer Samuel Lamas e uma pedra Bossa Black.
52/1 - LC Arquitetos - A Suíte do Hotel. Projeto da CASACOR Brasília 2022.