A CASACOR Bahia 2022 acontece em dois espaços: no Horto Florestal, em seu formato tradicional, e na Saúde, onde funciona a Casa de Saúde Solange Fraga
Atualizado em 06 nov 2022, 23:41 - Publicado em 21 out 2022, 09:00
Primo Arquitetura - Suíte Transversal. Projeto da CASACOR Bahia 2022.(Gabriela Daltro/)
1/1 - Mariana Castro - Bilheteria. Elegância e simplicidade são a melhor definição para o projeto da arquiteta Mariana Castro que elegeu elementos naturais como rochas, areia, ferro e madeira para criar a Bilheteria da CASACOR Bahia 2022. O espaço, bastante confortável, permite que o visitante se sinta acolhido. Os espelhos e a iluminação pontual criam uma atmosfera especial e aconchegante.
2/1 - Primo Arquitetura - Suíte Transversal. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
3/1 - Dois A Arquitetura e Interiores - Lounge da Família. Num espaço de 130 m², o escritório capitaneado pelas arquitetas Ana Claudia e Ana Paula Nonato criou um projeto com foco da família. “A família não é importante apenas por ser uma instituição divina, , mas também por transmitir à humanidade uma revelação mais profunda sobre Deus”, explicam as arquitetas, que no passado assinaram o maior ambiente na CASACOR São Paulo 2021.
4/1 - Tatiana Campos Melo - Suíte Relicário. Para comporo projeto, a arquiteta foi buscar inspiração numa história de amor vivida numa fazenda de cacau. A profissional recorreu a texturas naturais e cores neutras para garantir conforto e aconchego ao ambiente. A escolha do nome Relicário para batizar o espaço, que prioriza o verde, vem de uma instalação artística de sua autoria que conta em desenhos, frases, letras de música e poesias que marcaram a referida história de amor ao longo do tempo.
5/1 - Vitor Martins - Sala de banho reconvexo. As cores, formas, texturas, perfumes e crenças que remetem às lembranças de infância vividas nas cidades de origem de seus pais (Nazaré e Salinas das Margaridas, no Recôncavo baiano) estão impressos no lavabo criado por Vítor Martins. O arquiteto se inspirou na canção Reconvexo, de autoria de Caetano Veloso, para compor o espaço que, segundo ele, é carregado de memórias.
6/1 - Dinah Lins - Quarto Asas para Voar. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
7/1 - Frederico Jordan - Sonho de Safari. Pensado como um novo conceito de quarto versátil tanto pro bebê, quanto para criança, que pode ser menino ou menina, o arquiteto optou pelos tons neutros pastel, off-white, madeirado nórdico com inspiração no safari, com o tema de bichinhos. Na suíte não faltam elementos básicos do universo infantil como o trocador, poltrona de amamentação e enxoval personalizado. A novidade surge ao mesclá-los com elementos de um quarto montessoriano, onde por meio da arquitetura incentiva a autonomia e criatividade da criança. A cama baixa, tipo casinha, e o banheiro projetado para altura infantil, são traços desse método. O resultado é um quarto aconchegante, moderno, charmoso e alegre.
8/1 - Lorena Damasio - Home Bar. Um ambiente intimista, projetado para acomodar as bebidas e decorar a casa de forma sofisticada. Essa é a proposta da arquiteta para o Home Bar. A paleta de tons escuros nos elementos do projeto proporciona uma atmosfera contemporânea, aconchegante e jovial para recepcionar os visitantes. O mobiliário e as obras de arte assinados por designers brasileiros dão personalidade e um toque de exclusividade ao espaço.
9/1 - Marlon Gama - Sala de Jantar. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
10/1 - Wesley Lemos - Copa - Cozinha Gengibre e Romã. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
11/1 - Bruna Oliveira - Living com Jardim - Aconchego. O projeto conversa com as áreas interna e externa do imóvel. As nuances de cores e texturas garantem um ar de modernidade e requinte ao espaço que recebeu mobiliário com curvas orgânicas e cores que trazem leveza e achego. Os painéis laterais de cor natural se que seguem até ao forro e a estante ultrapassam o imaginário comum, e permitem imagens distintas a cada ângulo. O paisagismo do jardim é leve, com um caminho iluminado que leva a um balanço “instagramável”.
12/1 - Augusto Senna - Home office do Arquiteto. Numa área de 18 m², o profissional criou a personalização de uma área comum da casa, tornando o espaço adequado para um ambiente de trabalho sadio, aconchegante e inspirador. Tendo como foco principal a concentração, o ambiente dispõe de tratamento acústico apropriado e iluminação confortável. Os detalhes em amarelo destacam e revelam muito sobre a personalidade e preferências do arquiteto.
13/1 - Aline Cangussú - Espaço Alive por Aline Cangussú. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
14/1 - Nat Coelho Arquitetura - Convivência Axé. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
15/1 - Joilson Barbosa, Luis Damarant, Tânia e Paula Facchinetti - Portal das Palmeiras. Projeto da CASACOR Bahia 2022
16/1 - Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Pepo Ristorante. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
17/1 - Stephanie Mattos + Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Varanda G.H. Mumm. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
18/1 - Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Sette Restaurante. A dupla propõe uma releitura da demolição para a construção, reutilizando materiais originais da casa, como as escoras que sustentam a estrutura física do imóvel. A ideia de um ambiente sensorial para o restaurante Sette pode ser conferido nas nuvens acústicas instaladas no teto que trazem iluminação a todo o espaço e garantem conforto acústico. O restaurante vai funcionar durante a mostra com 40 lugares.
19/1 - Stephanie Mattos + Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Banheiros Funcionais. Os banheiros funcionais criados pelo trio de arquitetos valoriza a brutalidade, a crueza, a naturalidade dos materiais utilizados como as pedras que ganharam um releitura respeitando sua originalidade como a ardósia que reveste o ambiente que foi lapidada e recortada a laser. Outro destaque destes espaços são as bancadas esculpidas em pedras.
20/1 - Dolores Landeiro - Sala de TV, Sala de Refeições, Cozinha e Área de serviço. Projeto da CASACOR Beneficente Bahia 2022.
21/1 - Natália Coelho Arquitetura - Casa de Saúde Solange Fraga (Sala de Administração e Reunião). Projeto da CASACOR Bahia 2022.
22/1 - Celeste Leão - Parque, Brinquedoteca, Banheiros, Sala de Dança e Sala de Jogos. Projeto da CASACOR Beneficente Bahia 2022.
23/1 - Daniela Alencar - Toillete Rouge. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
24/1 - Camila Maia - Sala de Aula, Sala Multifuncional e Sala de Atendimento. Projeto da CASACOR Bahia Beneficente 2022.
25/1 - Caio Bandeira e Tiago Martins - Quartos. Projeto da CASACOR Bahia Beneficente 2022.
26/1 - Joilson Barbora, Luis Damarant, Tânia e Paula Facchinetti - Casa de Saúde Solange Fraga (Paisagismo). No paisagismo assinado pelo quarteto, a grama no corredor lateral da casa traz um clima de natureza para a área externa que ganhou plantas ao redor e uma palmeira central que dialoga com os desenhos lúdicos das paredes no entorno do jardim.
27/1 - Walter Shimmelpfeng - Hall conceitual: Re-sinto. O hall sugere acolhimento e valoriza as personalidades que compõem a casa, unindo presença, intimidade e memórias familiares por meio dos elementos arquitetônicos projetados no ambiente que aposta em tecnologia e sustentabilidade. Ao ressignificar a funcionalidade do espaço, foram criadas duas áreas que se complementam: um canto para chegar, relaxar e se sentir em casa; e o outro repleto de memórias e propício para reflexões. Um convite à leitura e contemplação.
28/1 - Manarelli Guimarães - Casa Baú' + Manarelli Guimarães. No ano que celebra os 15 anos de seu escritório, Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli reafirmam seu compromisso com uma arquitetura apurada e atemporal com o projeto Casa Baú: um living que conecta arte, intimidade e brasilidade por meio da escolha do mobiliário, das peças de arte e das cores e texturas. A dupla valorizou e respeitou as características originais e traços modernistas da casa, como as pedras e o piso de madeira.
29/1 - Caio Bandeira e Tiago Martins - Spa Deca. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
30/1 - Carol Barreto - Suíte da Filha. O projeto de 37m² levou leveza e suavidade ao ambiente pensado para uma estudante que ama a vida, a natureza e os livros, e que carrega o desejo de fazer diferença na vida das pessoas. A fluidez está presente desde a composição do layout. O desafio foi mesclar curvas, elementos e texturas que proporcionassem aconchego e feminilidade. Cores e a presença de fragmentos da natureza se harmonizam por toda parte. A escolha das peças e das obras de artes refletem sua essência e celebram suas memórias.
31/1 - Márcio Davi - Home office Conceito. Um convite à reflexão de como a arquitetura pode, e deve, influenciar o espaço a fim de agregar qualidade. Essa é a proposta do arquiteto para o home office, planejado para um trabalho intelectual. A adega garante a descontração e convida para momentos de relaxamento. A proposta é um espaço que provoca sensações e oferece experiências, possibilitando momentos de descompressão. A ideia é um ambiente de trabalho que permite também o lazer, os quais são considerados pelo profissional como complementares.
32/1 - Jessica Araújo - Studio pod.misturar. O estúdio proposto por Jéssica Araújo é uma mistura de elementos em harmonia com obras de arte que juntamente com uma infraestrutura tecnológica traz uma experiência completa aos visitantes. Para isso, as cores, o movimento e ritmos, as formas orgânicas e geométricas, a luz e a sombra foram pensadas para garantir os contrastes. O mobiliário de alto padrão e a natureza são os protagonistas do ambiente que tem uma preocupação com a estética sem perder o foco na funcionalidade.