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The Noguchi Museum homenageia a icônica luminária Akari

Abertas até o dia 27 de janeiro, as duas exposições do museu em Nova Iorque reúnem mais de 100 luminárias que homenageiam o ícone de Isamu Noguchi

Por Alex Alcantara
Atualizado em 18 fev 2020, 07h53 - Publicado em 3 abr 2018, 15h49
(Nicholas Knight/CASACOR)

A icônica luminária Akari, de Isamu Noguchi, é homenageada e celebrada em duas novas exposições do The Noguchi Museum, em Nova Iorque. As mostras, que ficarão abertas até o dia 27 de janeiro de 2019, relembram e apresentam a evolução das formas e definições das esculturas de luz, feitas de papel.

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A luz de um Akari é como a luz do sol filtrada pelo papel shoji. Pela magia do papel, o brilho frio da luz elétrica é transformado na eterna luz do sol. Seu calor aquece nossos interiores durante a noite

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Isamu Noguchi

Akari: Sculpture by Other Means é a exposição composta por mais de 100 luminárias, representando cerca de 40 modelos individuais e apresentada em três áreas distintas do museu. Em uma sala que funciona como galeria, uma nuvem de luminárias ocupa do chão ao teto, em uma variedade de tamanhos e proporções, remetendo a um coletivo de águas-vivas, característico do trabalho de Noguchi, que tinha como exemplo o modelo estrutural e organizacional da natureza.

(Nicholas Knight/CASACOR)

No outro local, três salas recebem as luminárias refletindo o papel da iluminação na decoração e a luminária como objeto. Um cubo de dois metros e meio, feito de treze painéis de akari, afixados a uma armação de postes e vergas rouba a cena em um dos ambientes. Enquanto isso, o lendário globo noguchi de dois metros de diâmetro feito para a Bienal de Veneza de 1986 – o maior Akari que o Noguchi já criou – é exibido em uma grande caixa de madeira, baseada em um nicho de exibição japonês.

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(Nicholas Knight/CASACOR)

Já a exposição Akari Unfolded: A Collection by Ymer & Malta apresenta uma seleção de 26 luminárias criadas pelo estúdio de design francês que se inspirou na icônica Akari para criar novas peças. 

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Isso tudo pensando em como Noguchi trabalharia novos materiais e processos, a fim de expandir o espectro das esculturas de luz. Para isso, a empresa trabalhou com cinco projetistas que estudaram e questionaram a técnica do artista.

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(Nicholas Knight/CASACOR)

 

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