Artboard Created with Sketch.

Preview Milan Design Week: Poltrona Mole completa 60 anos!

A poltrona Mole de Sérgio Rodrigues é ícone do design brasileiro, completa 60 anos em 2017 e estará exposta na Milan Design Week pela LinBrasil

 (Divulgação/CASACOR)

Neste ano, a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, completa 60 anos de criação. O item símbolo do design brasileiro e um dos mais conhecidos do profissional tem uma história e conceito bem curiosos e interessantes. O designer queria criar uma peça que não fosse nem um sofá e nem uma cama, mas que trouxesse o conforto e a praticidade de ambos. “É uma poltrona superpreguiçosa. Na época, eu tinha na cabeça a ideia de fazer uma peça que pudesse ficar em qualquer ambiente, que não fosse uma cama nem um colchão, mas bem confortável”, explica Sérgio.

 (Reprodução/CASACOR)

A peça foi criada para Otto Stupakoff, um conhecido fotógrafo brasileiro, e ficaria em um apartamento pequeno, que era usado como estúdio do profissional. “Na época, era moda ter o sofá e as poltronas combinando. Muita gente pedia e resolvi fazer um sofazinho de um lugar, que virou a poltrona mole”, declarou o designer. Como pagamento pela peça, Otto ofereceu uma fotografia, de caráter internacional, do objeto para divulgação. Após isso, a poltrona foi comprada pela diretora do Museu de Arte Moderna do Rio e depois Roberto Marinho adquiriu mais duas, e então, a peça se popularizou.

Já o nome, surgiu com os operários da fábrica. “O protótipo estava sendo feito e eu recebi uma ligação logo cedo dizendo que o conde – cachorro que ficava vigiando a fábrica – estava dormindo no sofá e roendo os pés daquela poltrona molenga. E ela continuou sendo chamada de molenga, mole”, relembra o designer.

 (Reprodução/CASACOR)

A poltrona ficou famosa pelo contraposto ao design minimalista da época, por ser convidativa e extremamente confortável. Ela é feita de madeira maciça, alças de couro e almofadas estofadas.

A LinBrasil, empresa criada pela empreendedora Gisèle Pereira Schwartsburd, dedica-se exclusivamente à obra de Sergio Rodrigues e tem em seu portfólio 56 móveis icônicos do designer. A marca estará presente na Milan Design Week e comemorará os 60 anos de criação da poltrona Mole, levando a peça editada para a Dreamfactory. 

Para conhecer mais sobre o trabalho do designer, acesse o site do Instituto Sérgio Rodriguesuma associação sem fins lucrativos com o objetivo de preservar o acervo do mestre e disponibilizar para o público em geral, principalmente para estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo, o conjunto de sua obra, bem como promover e incentivar o conhecimento e o diálogo sobre a arquitetura e o design brasileiros.

Milan Design Week 2017

Quando?

De 4 a 8 de abril.

Onde?

Corso Garibaldi,117 – Milão

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.