Paul Cocksedge repensa os lustres tradicionais com o
Gravity Chandelier, ou lustre da gravidade, desenhado em parceria com a
Mooi. O produto é resultado de quase uma década de pesquisa e experimentação por parte de Cocksedge, cujo objetivo era
transformar em elasticidade a rigidez dos lustres tradicionais, permitindo que o usuário decida o tamanho de seu diâmetro e escolha para onde a luz deve viajar, mas deixando à gravidade o poder de definir sua forma.
O candelabro é composto por uma
série de lâmpadas LED independentes, que foram envoltas em cortinas de cristal e conectadas a cabos finos e flexíveis cuja forma é definida pela gravidade. "Você tem linhas realmente finas e delicadas que são flexíveis, que se curvam para cima em componentes de cristal que envolvem o LED e, em seguida, um fio muito fino que sobe até o teto,
permitindo que a gravidade molde as linhas pretas do lustre", explicou o designer londrino a Dezeen.
“O Gravity Chandelier é sobre eu olhando para algo que é feito como uma coisa rígida.
E imaginá-lo como algo muito leve e flexível”. Uma vasta gama de tecidos e cordas foi testada quanto à sua capacidade de criar arcos elegantes e fluidos. "Eu queria reprojetar o lustre tradicional", disse Cocksedge, "que geralmente é feito de peças sólidas e rígidas de metal, e o Gravity Chandelier é um contraste a isso".
Paul Cocksedge é um designer britânico aclamado internacionalmente, que passou a última década construindo sua reputação através de seu trabalho com
designs inovadores. O escopo de sua produção varia desde produtos de design e projetos arquitetônicos até instalações e esculturas, todos imbuídos de um senso de simplicidade, alegria e admiração que lhe são característicos.