Irmãos Campana e Antonio Marras fomentam trabalho de artesãs
A exposição Retratos Iluminados, foi apresentada primeiro em Milão, com o título Bandidos Iluminados, e agora chega ao Rio de Janeiro
Por Victor Lessa
Atualizado em 16 mai 2017, 17:01 - Publicado em 16 mai 2017, 17:01
03 min de leitura
(Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras/)
01/08 - (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
02/08 - Humberto Campana e Antonio Marras (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
03/08 - (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
04/08 - (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
05/08 - (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
06/08 - (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
07/08 - Antonio Marras (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
08/08 - (Daniela Zedda/ Cortesia do Instituto Campana e Antonio Marras)
A exposição Bandidos Iluminados é o resultado da parceria entre os irmãos Campana com o italiano Antonio Marras e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), que conecta bordadeiras das comunidades de Sítios Novos, em Sergipe, e Entremontes, em Alagoas. Os trabalhos foram apresentados em Milão, durante o Salão do Móvel e serão expostos na mostra Retratos Iluminados, agoracom imagens das 35 artesãs que criaram as peças, no recém-aberto Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. As comunidades receberam os designers entre janeiro e julho de 2015. A ideia de confeccionar grandes bordados com os pontos em cruz e redendê, que elas usam tradicionalmente em retratos, partiu dos Campana. “Quisemos colocar as bordadeiras como protagonistas e que elas mostrassem os seus rostos, como um ato afirmativo”, conta Humberto.
Além das imagens das 35 artesãs, há um retrato de Humberto e um de Fernando. “A ideia de suspender os bordados também remete à ideia da paisagem humana que conhecemos na região do São Francisco e ao céu do interior”, diz Humberto. A mostra estará em cartaz de 2 de junho a 3 de setembro, no CRAB (Praça Tiradentes, 71 - Centro). Confira, acima, as fotos da primeira exposição, que rolou no Salão do Móvel em Milão, este ano!