India Mahdavi é eleita Designer do Ano 2023 pelo Wallpaper* Design Awards
A arquiteta e designer franco-iraniana é conhecida por sua paleta de cores vibrantes e por resgatar elementos ancestrais de sua cultura natal
Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 12 jan 2023, 17:32 - Publicado em 13 jan 2023, 16:00
05 min de leitura
A arquiteta franco-iraniana India Mahdavi.(Alex Crétey Systermans/)
(Alex Crétey Systermans / CASACOR)
India Mahdavi é uma arquiteta e designer franco-iraniana que vem redefinindo os universos onde atua desde a abertura do seu estúdio homônimo, em 2000. Mas foi recentemente que ela se impôs na cena contemporânea ao unir as pontas do oriente ao oriente com seus designs pop e ecléticos, que a renderam o título de Designer do Ano 2023 pela revista inglesa Wallpaper*. O prêmio, chamado Wallpaper* Design Awards 2023, teve seu resultado publicado na edição de fevereiro da revista. Constituído por seis categorias (Designer do Ano, Melhor Design Nacional, Melhor Casa Particular, Melhor Edifício Público, Melhor produto de higiene e Facilitador de vida do ano), o prêmio teve entre o time de jurados um nome inesperado – a atriz hollywoodiana Julianne Moore, uma colecionadora assídua de design e declaradamente apaixonada pelos universos de arquitetura e design –, que selecionou os vencedores ao lado de Inez & Vinoodh, Pamela Shamshiri, Objects of Common Interest (vencedores do prêmio Designer do Ano de 2022), e Nils Frahm. A premiação ainda consagrou o escritório brasileiro Studio MK27, assim como seu fundador, o arquiteto Marcio Kogan, nos projetos da casa de esqui Flag House, localizada no Canadá; e o sofá Horizonte, produzido para Minotti.
(Henrik Lundell / CASACOR)
Principais obras de India Mahdavi
Um dos mais reconhecidos trabalhos de Mahdavi, o banco Bishop é destacado pela Wallpaper* por "seu design escultural em madeira torneada [que] tem sido interpretado em uma infinidade de cores, padrões e materiais, do floral à cerâmica e ao meta".
(Thierry Depagne / CASACOR)
"Sempre pratiquei o design no cruzamento de outras disciplinas como a cenografia, o cinema, a decoração, o mobiliário e o design de produto, explorando todas as oportunidades que me foram dadas para desenhar, decorar, remodelar ou revelar um espaço, criando novas experiências para embelezar a vida", diz India Mahdavi no prefácio de sua monografia, 'Living in Color: Color in Contemporary Interior Design', lançada em 2021. "Mas se há um denominador comum a todos os meus projetos, é a necessidade de criar uma sensação de alegria, um joie de vivre que gosto de transmitir usando as cores primárias de minhas emoções para ouvir, entender, sentir, responder a um ambiente". Confira na galeria abaixo alguns dos trabalhos e peças memoráveis de India Mahdavi:
01/04 - O restaurante Makato reabriu as portas em Bal Harbour, em Miami, com reforma comandada por India Mahdavi. O espaço, que reúne a brasserie francesa, o restaurante japonês e o dinner americano – tudo sob o mesmo teto – ganhou um esquema de cores suave e acolhedor de coral, açafrão e sândalo, que transmitem a sensação de pôr-do-sol. (Jason Varney)
02/04 - Chez Nina é um clube privado criado por India Mahdavi em Milão para Nina Yashar, fundadora da Galeria Nilufar. No espaço, banquetas de veludo colorido e mesas de vitrais desenhadas exclusivamente para o espaço contrastam com um mural de paisagens geométricas de seda produzido por Gournay. Destacam-se também as poltronas Gio Ponti, os pufes de Martino Gamer e a luminária de Lelli. (Mattia Lotti)
03/04 - Para construir um ambiente que ecoasse as obras de Yinka penduradas nas paredes do The Gallery Sketch, um restaurante em Londres, India Mahdavi colaborou com artesãos da África, como a senegalesa Aissa Dione, para enfatizar as texturas e os padrões das obras. O francês Pierre Frey e o italiano Rubelli também colaboraram na criação de tecidos. As luminárias de parede – feitas à mão – foram produzidas por Inès Bressand, que trabalha com tecelões em Gana. Já o papel de parede, vibrante e brilhante, foi feito em colaboração com Gournay. (Divulgação)
04/04 - Ambiente criado para a segunda edição do Project Room, em Paris, em 2020. Aqui, a arquiteta buscou reunir designers consagrados e emergentes em uma homenagem ao outono, no projeto intitulado Feuille D'Automne. Destacam-se As cadeiras antropomórficas de vime de Chris Wolston, as cortinas de retalhos da Crafties, o lustre Clover e as cadeiras autorais assinadas pela própria India Mahdavi e a mesa de cerâmica quadriculada de Maximilien Pellet concebida especialmente para a Project Room. (Simone Bossi)