Continua após publicidade

Iluminação linear: arquiteta da CASACOR mostra como utilizar nos projetos

A iluminação linear é um jeito criativo e bastante funcional de usar fios de led embutidos na marcenaria

Por Yeska Coelho
21 nov 2022, 14h00
forro de madeira iluminação barbara jalles casacor sao paulo 2019
Estúdio Conexão. Barbara Jalles. CASACOR São Paulo 2019 (Rafael Renzo/CASACOR)

A iluminação é super importante para qualquer projeto de interiores: somente com ela é possível valorizar espaços, dar foco para determinadas áreas, além de garantir toda a praticidade necessária. E uma das tendências que está ganhando cada vez mais projetos luminotécnicos é a iluminação linear.

Quarto da Correspondente. Roberta Nicolau - CASACOR Rio de Janeiro 2018
Quarto da Correspondente. Roberta Nicolau – CASACOR Rio de Janeiro 2018. (Divulgação/CASACOR)

Sabrina Salles, arquiteta que participou da CASACOR São Paulo em 2022, e Sérgio de Albanesi, CEO da Sergon Elétrica e Iluminação, contam que a iluminação linear é capaz de trazer um toque contemporâneo bastante surpreendente. “É uma iluminação contemporânea que assume papel importante mas discreto na decoração”, afirma Sérgio.

Para quem nunca ouviu falar, a iluminação linear é um sistema que cria linhas contínuas de luz. Pode até parecer um mero detalhe, mas a verdade é que esse estilo traz destaque e cria um ambiente mais cênico.

Continua após a publicidade

Como usar a iluminação linear?

 

Iluminação linear, Sabrina Salles, iluminação
(Julia Herman/CASACOR)

Uma ideia esperta para usar a iluminação linear é embutida na marcenaria. “Essa é uma maneira mais clean de utilizar essa iluminação. Apagada não se destaca e tem uma luz difusa que ilumina bem”, revela Sabrina.

A arquiteta também alerta: nos ambientes em que se deseja criar foco de luz pode não ser bom investir na iluminação linear. “Se não quer destacar o efeito da luz, prefira ao indireto embutido na sanca”, explica.

Continua após a publicidade
Linear House - Renato Ferrari. CC RS 2019
Linear House – Renato Ferrari. CASACOR Rio Grande do Sul 2019 (Cristiano Bauce/CASACOR)

É importante também pensar quais são os ambientes que receberão essa iluminação. Em locais mais aconchegantes, Sérgio conta que a warm white — ou branco neutro/luz quente — é uma alternativa. Já escritórios, que prezam pela concentração, o melhor é apostar em uma iluminação branca mesmo.

Publicidade