Atentos às tendências e novas tecnologias, o mundialmente conhecido estúdio de design
Nemo, fundado em Milão, entrou na
era nos criptoativos com sua nova coleção de
NFTs – chamado de
Nemo Virtual Museum, em parceria com Luca Baldocchi do
SodlabStudio. O termo NFT é uma sigla para "
Non-fungible token" (token não fungível, traduzido no português). Na prática, trata-se de uma
representação virtual de um item exclusivo. Obras de arte, músicas, jogos, entre outras reproduções já foram criadas no formato de token não fungível, mas o Museu Virtual idealizado pelo Nemo foi o
primeiro projeto de design desse porte que entrou no mundo de criptos.
O trabalho de Luca Baldocchi foi categorizado pela Nemo como um "
design de interiores digitalizado", e trouxe uma
experiência única de projetos de arte e design em 3D.
A Nemo sempre se mostrou interessada pela
quebra de paradigmas e
evoluções no mundo da arte. A chegada ao universo de NFTs marca mais uma vez esse aspecto inovador. "Percebemos que os NFTs são uma ferramenta de
comunicação nova e muito poderosa, com dinâmica oposta para o mundo real e tangível. São seguros", explica Palazzari.
A vantagem principal que Palazzari destaca é a
segurança em poder fazer trocas com os clientes por meio da tecnologia
blockchain, que permite as transações com NFTs de maneira segura e criptografada, para garantir a integridade e exclusividade das peças de design.