DW! São Paulo 2020: descubra os lançamentos imperdíveis da edição
A feira acontece entre 08 e 14 de novembro em formato híbrido – presencial e digital – em diversos pontos da cidade
Por Redação
Atualizado em 10 nov 2020, 16:24 - Publicado em 10 nov 2020, 16:24
10 min de leitura
(Romulo Fialdini/)
(Romulo Fialdini / CASACOR)
Reconhecida como uma entre as cinco maiores feiras de design do mundo, a DW! Semana de Design de São Paulo chega em sua 9ª edição em 2020. De acordo com todos os protocolos de segurança e saúde, a feira acontece entre os dias 08 e 14 de novembro em formato híbrido – presencial e digital. Assim, simultâneo ao evento em lojas, galerias e ateliês, além de jardins e rooftops pela cidade, a DW! também está disponibilizando uma série de conteúdos online pelo site oficial. Com o propósito de engajar a comunidade do design em prol de soluções para os novos desafios impostos pela pandemia, a DW! convidou um time de criativos e profissionais para contribuiur com a sociedade no momento em que ela mais precisa. Abaixo, selecionamos alguns nomes que você não pode deixar de ver. Confira!
+55 Design
01/02 - Peça já consagrada de Bruno de Carvalho, o balanço Sela será relançado com exclusividade pela +55. A tradicional sela de montar gaúcha, que inspirou a criação da peça, ganhou uma releitura mais refinada que leva couro da tecnologia kind leather – um couro autenticamente sustentável. (Divulgação)
02/02 - Entre os lançamentos está a mesa portuguesa de Marcio Kogan – uma peça complexa de ser executada, tanto por sua extensão quanto por sua estrutura, que leva quatro pés muitos finos em suas extremidades. Nela, o tampo foi produzido a partir de azulejos pintados à mão por um artesão português. (Divulgação)
A recém-inaugurada +55 Design estreia na DW! com dois lançamentos exclusivos assinados por Bruno de Carvalho e Marcio Kogam. Inaugurada em julho de 2020, a marca sob o comando de Tatiana Amorim e Ticiana Villas Boas aposta na força do design brasileiro e sustentável. Dessa forma, reuniram um time com 17 dos principais nomes do design contemporâneo para lançar mais de 80 produtos exclusivos – todos certificados com o selo de responsabilidade socioambiental FSC e com o Selo Origens. O elenco CASACOR aparece em peso entre os convidados; entre eles, Arthur Casas, Bruno Carvalho, Guto Requena, Marília Pellegrini, Marina Linhares, Nildo José e Ricardo Bello Dias.
Artefacto
(Divulgação / CASACOR)
A Artefacto Beach & Country inaugurou sua tradicional mostra com 12 ambientes assinados por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, Andrezza Alencar, Bruno Carvalho, Cybele Barbosa e Erika Queiroz, Debora Aguiar, Denise Barretto, Elaine Kalil e Mauricio Ferre, Ellen Silveira e Dino Vasconcelos, Gilberto Elkis, Olegário de Sá, Rogério e Eleonora Perez, Silvia Bitellli. Sob o tema "O Essencial Para Morar Bem", a marca lançou 30 itens inspirados no modernismo, entre peças para interior e exterior. Os visitantes também poderão conferir a instalação "Diálogo", criada pelo artista visual e designer José Marton, do Marton Estúdio.
Bontempo
(Divulgação / CASACOR)
Como criar uma decoração instagramável? A resposta pode ser encontrada no workshop da Bontempo, que armou um conteúdo exclusivo para arquitetos e designers sobre finalização de ambientes. O convidado para guiar a conversa é o produtor Tiago Cappi, que gravou uma série de vídeos dando dicas sobre como compor uma cozinha, uma estante e um closet para bombar nas redes sociais. "As redes sociais são ferramentas fundamentais para criar uma conexão direta com clientes e parceiros. Assim, a ideia desta ação é auxiliar a todos que trabalham no universo da decoração a maximizar a própria presença digital de forma assertiva nessas mídias", afirma Rafaela Stedile, diretora de Marketing e Capacitação da Bontempo. O conteúdo está disponível em três vídeos que entram no ar nas redes sociais da Bontempo ao longo da DW!.
by Kamy
(Divulgação / CASACOR)
Neste ano, os lançamentos da by Kamy foram produzidos a partir do uso inteligente de recursos e materiais. Com assinatura do arquiteto Thiago Santa Cruz e do artista plástico Kiko Maldonado, as peças seguem o tema "Metamorfose", uma visão abrangente sobre a transformação e a evolução da humanidade e do planeta. Enquanto Cruz traz a inquietação da juventude em suas criações, Maldonado traz o olhar experiente, com vasto conhecimento de técnicas e processos. Os produtos podem ser vistos presencialmente, em visitas agendadas, na loja da Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Além disso, a loja recebe, até 08 de dezembro, um dos contêineres da mostra Janelas CASACOR assinado pelo arquiteto Léo Shehtman.
Criare
(Divulgação / CASACOR)
Em uma parceira com a artista visual Carolina Kowarick, o espaço traz o mural Ciclo, onde o visitante poderá participar ativamente para registrar as diferentes camadas de sua história. Para dar ainda mais vida, o paisagista Flavio Abílio apostou em um jardim suspenso, com muito verde e uma horta cheia de temperos frescos.
Estar Móveis
(Divulgação / CASACOR)
"Tempo de Estar em Casa" é o tema que rege a participação da Estar Móveis na DW!. Com direção de arte de Felipe Morozini, a marca promoverá uma série de performances na loja da Alameda Gabriel, de 09 a 13 de novembro. Artistas, bailarinos e performers transformarão ao vivo a Estar Moveis em um palco de arte performática. As apresentações poderão ser assistidas presencialmente, na praça em frente à loja, ou online, pelas mídias sociais da marca. Dando início às ações, Ilana Bessler registrou em uma série de fotos e vídeos a performance de um personagem que habita este espaço.
Fahrer
(Divulgação / CASACOR)
Para celebrar seu novo endereço em São Paulo, na Alameda Gabriel, a Fahrer participa da DW! com duas instalações no seu showroom. Especialmente para o evento, a Fahrer criou, em parceria com a Gaya Iluminação, uma instalação conceitual que foca em experiências sensoriais, ao mesmo tempo em que propõe uma interação com o mobiliário da marca. Envoltas em iluminação de LED, que poderão ser manipuladas pelos visitantes, as peças exibem tecnologias e materiais exclusivos. Além de proporcionar experiências únicas, as instalações mostram o poder fascinante da luz artificial e sua capacidade de destacar, transformar e criar uma nova atmosfera.
Feira na Rosenbaum
(Divulgação / CASACOR)
Com a proposta de se reinventar, a Feira Rosenbaum traz uma feira diferente da habitual. Em celebração à casa – com a qual vimos nossas relações transformadas no isolamento –, o evento se transformou da Casa Feira, um tipo de casa com produtos à venda onde cada um dos ambientes foi idealizado por um profissional diferente. Com curadoria de Cris Rosenbaum, sete ambientes foram produzidos por amigos e convidados especiais, como Marcelo Rosenbaum, Maurício Arruda, Renata Gaia, Michel Lott e Micha D’Angelo. O galpão, na João Moura, será um espaço para uma experiência inspiradora pelo design independente brasileiro.
Lider Interiores
(Evelyn Muller / CASACOR)
Recém-lançada pela Lider Interiores, a coleção Plural surge como resposta a um momento em que a casa passa a concentrar outras funções além do morar. No segundo andar da loja na Alameda Gabriel, a coleção pode ser apreciada através de óculos especiais, entregues na entrada do local, que servem de passaporte para uma experiência em realidade aumentada. Funcionais, os móveis atendem a mais de uma função e circulam com desenvoltura pelos diferentes ambientes da casa. Um exemplo disso é o Nexo, criado por Ana Neute. A peça é um misto de espelho, aparador e armário com porta deslizante, podendo ainda ser um suporte para plantas. A coleção integra outras 10 peças assinadas por emDoïsdesign, Lattoog, Nada Se Leva, Suite Design e pelo estúdio Lider.
Urban Arts
(Divulgação / CASACOR)
Com o tema "5 estilos, 5 histórias", a Urban Arts apresenta uma exposição para ajudar as pessoas a contemplar e refletir. Integram a exposição André Joaquim, Fabio Sola, Felipe Galvão – à frente do Studio Art & Co -, Marcelo Arnold e Stela Araújo e Marcos Wilke, que assinam como Stela & Marcos. Suas obras são reflexo da versatilidade da galeria, pois, de tão pessoais, seus trabalhos se tornaram completamente diferentes uns dos outros. A exibição pode ser apreciada presencialmente na flagship da Urban Arts, de 08 a 21 de novembro, na Alameda Gabriel. Além da exposição física, no dia 10, o curador e fundador da Urban Arts André Diniz fará um tour virtual, que ficará disponível no YouTube da marca, com a participação dos convidados que irão elaborar sobre o processo criativo por trás das peças.