5 dicas para escolher a luminária ideal para o seu lar

O uso de luminárias para compor um ambiente não é novidade alguma, mas como fazer isso de maneira prática? Confira algumas dicas!

Por Redação Atualizado em 10 jan 2022, 18h58 - Publicado em 13 jan 2022, 10h00
Renata Florenzano - Espaço Terra Brasil, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Renata Florenzano – Espaço Terra Brasil, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Evelyn Müller/CASACOR

Escolher a luminária certa para o ambiente pode fazer toda a diferença quando o assunto é trazer mais personalidade e carisma para um projeto. Isso porque existem vários modelos que, além de funcionais, são cheios de estilo.

Ao decorar um ambiente a escolha das luminárias precisa ser certeira. Além de iluminar de forma correta, é preciso que elas também deem o toque final que determina a estética do espaço. Nesse momento, várias dúvidas podem surgir sobre qual formato ideal, o local correto e o tamanho adequado para compor a decoração. Abaixo listamos algumas dicas, confira!

Entenda o papel da luminária

 

Continua após a publicidade

Ana Livia Werdiny e Janaína Pacheco - Refúgio do Palácio - CASACOR Minas Gerais 2021
Ana Livia Werdiny e Janaína Pacheco – Refúgio do Palácio – CASACOR Minas Gerais 2021 Divulgação/CASACOR

O primeiro passo para acertar na escolha da luminária é definir sua função. As possibilidades são múltiplas: desde peças para leitura até verdadeiras esculturas sobre a mesa de jantar. A função da luminária é fundamental.

No Refúgio do Palácio, projeto de Ana Livia Werdiny e Janaína Pacheco para a CASACOR Minas Gerais 2021, a peça tem a função de iluminar de forma acolhedora e ainda oferecer luz para leitura.

Escolha o local ideal

 

Continua após a publicidade

Sala de Estar JK Juliana Lima VasconcellosCASACOR Minas Gerais 2021 design arte mangabeira madeira
Juliana Lima Vasconcellos – Sala de Estar JK – 31 Mobiliário. CASACOR Minas Gerais 2021. Daniel Mansur/CASACOR

Depois de entender qual sua função, defina o local adequado para inserir sua luminária. Além das opções clássicas como sobre a mesa de jantar, aparadores e cantinho de leitura, uma dica é observar durante o dia quais regiões da casa recebem mais luz natural e depois, durante a noite, quais são as áreas que merecem ser iluminadas. Posicione a peça de acordo com as necessidades direcionando-a às áreas mais escuras.

Nesse ambiente da CASACOR Minas 2021 criado por Juliana Vasconcelos a proposta foi destacar um elemento escultural: o pendente elaborado por Adriana Yazbek, sobre a mesa de jantar. A peça além de iluminar dá o tom minimalista ao espaço.

Escolha um modelo de acordo com a sua necessidade

 

Continua após a publicidade

Gustavo Martins - CASA Å LEVE, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Gustavo Martins – CASA Å LEVE, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Renato Navarro/CASACOR

Se o seu desejo é decorar o espaço, escolha peças marcantes, assinadas e repletas de personalidade. Se a proposta é apenas iluminar, opte por peças embutidas que podem iluminar o espaço de forma prática.

Ainda que se escolha uma peça embutida, é possível fazer isso de um jeito mais lúdico e com personalidade. Prova disso foi o ambiente de Gustavo Martins na CASACOR São Paulo, em que a luz surge indiretamente em uma fresta do forro de madeira.

Aposte nas tendências

 

Continua após a publicidade

Casa dos Pássaros - Tufi Mousse. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Casa dos Pássaros – Tufi Mousse. CASACOR Santa Catarina 2021. Lio Simas/CASACOR

As luminárias também seguem as tendências e podem ser grandes aliadas quando o desejo é trazer algum material ou estilo da moda.

As maxi peças, os pendentes leves, de fibra natural e muitas também em formato de globos estão em alta. Observe a ambientação de Tufi Mousse para a CASACOR Santa Catarina. Na sala de Jantar da Casa dos Pássaros, a luminária de teto é a protagonista.

Crie composições na decoração

 

Continua após a publicidade

Très Arquitetura. Aconchegos Portinari - CASACOR São Paulo 2021
Très Arquitetura. Aconchegos Portinari – CASACOR São Paulo 2021 Divulgação/CASACOR

Por último e não menos importante, como já abordamos, as luminárias são também ótimas opções de decoração. Elas podem ser posicionadas juntas e combinar diferentes tamanhos e formatos. Por isso, não tenha medo de ousar com luminárias diferentes para criar um mix interessante (só cuidado para não pesar no décor ou esquecer da harmonia dos elementos). Fora isso, pode testar sem medo!

Continua após a publicidade

Publicidade