Em parceria com a Swire Properties, a 2ª edição da mostra ocorre no edifício Brickell City Centre, entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro
Atualizado em 17 fev 2020, 16:45 - Publicado em 30 nov 2018, 07:00
(Kris Tamburello/)
01/19 - Palm Beach Home Style - Alberto Salaberri. O clima tropical do Rio de Janeiro, somado à mesma atmosfera do sul da Flórida, encontram-se e criam todo o conceito deste lounge. O ambiente mescla elementos contemporâneos nos móveis com peças de arte criadas por Damien Hirst, Jane Manus e Paul Rousso. Materiais naturais, como linho e bambu, também fazem parte da composição. Um dos destaques é o papel de parede pintado a mão, que faze referência às folhas de palmeira. Azul e branco finalizam o décor, dando elegância à tropicalidade do espaço. (Kris Tamburello)
02/19 - Altis Ornamentum - Moniomi. A sala coberta de mármore foi inspirada na adoração que os antigos romanos e gregos tinham por proezas atléticas. A academia é uma releitura moderna sobre os locais de treino e relaxamento dos tempos clássicos - incluindo as entradas em arco. Concebido para os entusiastas da moda, design e, claro, fitness, possui tapetes personalizados, arte e equipamentos high-end. A relação entre luxo e esporte inspirou o interior do espaço, normalmente pensado como apenas masculino, transformando-o em um ambiente mais democrático e inclusivo. (Kris Tamburello)
03/19 - The Senseful Space - Sandra Diaz-Velasco. O design deste lounge baseia-se em contrastes e justaposições. Curvas orgânicas compensam as arestas retas; as áreas verdes suavizam os acabamentos de alta tecnologia, como os pisos superficiais ultracompactos, o revestimento de parede de fibra de vidro e os painéis de acrílico rosa. Concebido como parte do loft de um executivo, a sala apresenta itens de design, como a mesa de café Zaha Hadid, e a cadeira de lounge Toyo Ito Suki. Obras de arte intensificam a oposição do natural e do humano. As peças incluem as esculturas abstratas blobby de Andrea Nhuch e o Monumento ao Jacaré, de Jenna Efrein. (Kris Tamburello)
04/19 - Speedforms in the Garden - Paolo Pininfarina. As esculturas, os assentos e o bar deste jardim parecem ter sido esculpidos pelo vento, em vez de meticulosamente planejados em um computador. A Pininfarina, o estúdio por trás de carros clássicos como a Ferrari Cisitalia, fez uma parceria com a Cosentino para criar as peças, que foram esculpidas em mármore por máquinas. Nas margens do jardim, esculturas orgânicas semelhantes a ovos fazem referência a formas naturais; no centro, encontra-se o balcão funcional, no qual os refrescos serão servidos e itens de design exibidos. (Kris Tamburello)
05/19 - Harmony Living - Inês Martins. Projetado como um oásis para um executivo de meia-idade, este espaço inclui banheiro, um closet e uma área de meditação. A profissional apostou em uma mistura de materiais naturais - mármore, couro, madeira e algodão. Portas de vidro deslizantes e porcelanatos sugerem um clima mais moderno, em conjunto com a paisagem urbana vista a partir das janelas. Móveis de corte limpo e geométrico, contrastam com a estátua de Buda e a vegetação tropical. (Kris Tamburello)
06/19 - Bar Lounge Experience Concept - By Lemme. Movimento é uma constante neste projeto, inspirado nos bares de jazz dos anos 1950. Seja no conceito, no emprego dos móveis e seus formatos, e também nas artes, tudo está em fluxo. Os visitantes podem relaxar nos assentos arredondados ou no balanço pendurado no teto e apreciar na parede ondulada, uma video instalação, que cria uma sensação de constante movimento no bar. Cores quentes servem como pano de fundo para tons de latão e ouro, que fazem referência ao art deco district. (Kris Tamburello)
07/19 - Agave Rendezvous - Edge Collections. Todo o conceito e ponto de partida do projeto foram as plantações de agave de Jalisco, no México. O local funciona como hall e ponto de encontro dos visitantes, onde pode se tomar tequila, bebida também proveniente do país que inspira o espaço. A parede é revestida com um papel que replica o formato da espécie agave, e ganha ainda mais destaque com o teto de espelho. Nos móveis, estão peças de Pedro Franco, que arrematam o décor. (Kris Tamburello)
08/19 - E.Sens - Sabrina Maclean e Desiree Casoni Garcia. O ambiente conceitual incentiva os espectadores a se desconectarem do mundo externo. Um corredor leva a quatro caixas de madeira iluminadas por tiras de LED e cobertas com pergaminho. A areia envolve as caixas, como cabanas na praia. Suas cores - amarelo, azul, verde e roxo - fazem referência à água, ao sol, à vegetação e à essência de Miami. Dentro dos compartimentos, há um conjunto mínimo de móveis - um assento, mesas laterais e peças correspondentes de arte de design. Colecionáveis, desde um espelho de Fernando Mastrangelo no setor azul até uma rede de Gabrielle Conilh de Beyssac no canto amarelo, completam o cenário. (Kris Tamburello)
09/19 - Nature Takes Over - MR O. Os banheiros que ocupam o 10º andar do 700 Brickell Ave quebram paradigmas e se apresentam como grandes surpresas aos visitantes. Já no corredor que faz passagem até os lavabos, uma tinta verde energiza as paredes, e se repete no lavatório. O tom fica bem disposto e harmônico com os mármores claros e as louças brancas. (Kris Tamburello)
10/19 - Sculpture Garden - Adriana Mavignier. Os continentes e muitos países se encontram neste jardim, que reúne um bar, esculturas futuristas e bancos, desenhados pelo escritório italiano Pininfarina. Através do uso de diversas espécies, a profissional traz plantas regionais da Ásia, África Oceania e Américas. Das que se destacam, está o pau-brasil e as samambaias japonesas, evocando um mix de estilos e texturas para o ambiente. (Divulgação)
11/19 - Engaging Urban Lines #2 - Carola Bravo. Para representar o fluxo e movimento das pessoas em uma metrópole, a artista e arquiteta cria uma instalação de metal e malha impressa criando uma rede de linhas. Elas se sobrepõem, cruzam, ramificam e correm em paralelo, envolvendo os visitantes já na 700 Brickell Ave. (Divulgação)
12/19 - Delightful Bedroom - Guardini Stancati Interior Design. Projetado segundo os princípios da Ayurveda – um antigo sistema de saúde, originário na Índia e no Paquistão, com mais de cinco mil anos – este quarto preza pelo descanso, momentos de leitura e ocasiões a dois. Tudo é pensado para o bem-estar: as cores são claras e suaves, há um estudo de aromaterapia e também é usado materiais naturais como madeira, algodão e linho. A cama é baixa, seguindo o conceito de que essa técnica oriental renova as energias para um novo dia. Painéis de madeira adicionam calor ao quarto e melhoram sua acústica. (Kris Tamburello)
13/19 - Rituals - Roye. Quem adentra a área principal deste espaço é surpreendido pela grande luminária dourada sobre a mesa escura, ela é a protagonista no projeto, pelo seu formato antagônico e ousado. A decoração minimalista revela o essencial e destaca as obras e os objetos importantes. As cores claras e tons sóbrios se fazem presente em todo o décor, como no revestimento do piso, de madeira e cimento, que servem também como delimitadores de áreas. (Kris Tamburello)
14/19 - An Architect’s Room - D’Apostrophe Design Inc. Uma ode à obra de Le Corbusier, este espaço de estudo para um arquiteto baseia-se fortemente no estilo moderno do século XX. As cores do ambiente fazem referência ao esquema ousado da Maison La Roche, a villa parisiense Corbu criada em 1923. Os materiais são sóbrios: o piso de carvalho branco, a cor branca nas paredes, madeira e linho. A mesa de concreto redonda suspensa pode receber reuniões e encontros e dá aoc espaço um sabor modernista ainda mais forte. (Kris Tamburello)
15/19 - Urban Gourmet Oasis - Tatiana Moreira. Este espaço multifuncional prova que é possível cozinhar, reunir amigos e trabalhar em um único local. A profissional aposta em um grande balcão que pode ser usado como espaço de trabalho, mesa para reunião de amigos e espaço para saborear refeições. Nos revestimentos, materiais como madeira, pedra, seda e veludo estão presentes e completam a atmosfera hedonista ao lado das plantas tropicais que trazem vida e natureza para dentro do espaço. (Kris Tamburello)
16/19 - Container House - Leo Shehtman. Neste espaço contemporâneo e descontraído, Shehtman constrói com dois contêineres uma casa emoldurada por um jardim ao ar livre. Ao invés de criar paredes e divisórias concretas, o profissional opta por cortinas, que filtram a luz do sol e não separaram totalmente os ambientes. No interior, móveis de madeira são dispostos com peças mais clássicas. Já na área externa, móveis baixos e confortáveis são perfeitos para uma tarde de sol com convidados. (Kris Tamburello)
17/19 - Collector’s Lounge - Allan Malouf. Peças modernas de artistas renomados contrastam com a seleção de móveis do século XIX. Nesta atmosfera, obras dos pintores como Antonio Peticov, Claudio Tozzi e Luiz Aquila estão presente ao lado de designs de época, como mobiliário do período Biedermeier e e poltronas Louis XV. Vale ressaltar: a mesa de jantar com 10 lugares recebe granito brasileiro ao lado do piano preto, que finalizam o décor. (Kris Tamburello)
18/19 - Vondom Lounge - Vondom. Pequenos espaços de convivência pontilham este salão ao ar livre, convidando os visitantes a tomar uma bebida, tirar fotos ou aproveitar o clima quente. O projeto traz o interior para a área externa da mostra a partir do mobiliário de design de polipropileno Vondom. As peças têm linhas e assentos abrangentes que se interligam, incentivando a conexão. Os sofisticados sofás de Ulm, de Ramon Esteve, contrastam com os plantadores e bancos Adan em forma de cabeça, de Teresa Sapey. (Kris Tamburello)
19/19 - The Man Cave - Jesus Pacheco. Criado para ser um refúgio, este espaço brinca com a dualidade de um estereótipo masculino e está presente em todo o conceito. A pedra é um revestimento presente, ora preta, em painéis, ou revestindo uma parede inteira como mármore branco. O mobiliário quebra a monotonia dos tons, como o Bubble Sofa com seu amarelo forte. As obras de arte finalizam o décor e complementam o conceito: uma escultura rígida de Antonio Goes faz contraste com a peça de Teresa Cabello, um acrobata flexível e maleável. (Kris Tamburello)