Mais do que uma cama confortável, os projetos de
quartos têm buscado outros elementos para conseguir atender às
necessidades dos moradores e também imprimir
personalidade. Isso porque o ambiente ganhou uma
atmosfera de santuário nos últimos tempos, onde podemos, além de dormir, aproveitar alguns momentos de individualidade, descansar, ler um livro, fazer um
day spa e outras atividades relaxantes. Na
CASACOR 2024 não poderia ser diferente. Arquitetos e designers de interiores apresentaram muitas ideias para deixar os quartos ainda mais bonitos e aconchegantes. Veja a seguir!
1. Jardim na cabeceira
No projeto das arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho, da
Migs Arquitetura, para a CASACOR São Paulo 2024, a
cabeceira de palhinha deixa transparecer o
jardim de folhagens instalado bem atrás da cama. Com espécies de alturas e formatos diferentes, as plantas trazem um toque colorido à decoração de tons neutros, além de uma relaxante atmosfera de bem-estar e frescor.
2. Cabeceira de porcelanato
A arquiteta
Melina Romano usou o
porcelanato de uma forma diferente do trivial para criar uma
cabeceira elegante e com muita personalidade. A profissional apostou em uma atmosfera atemporal para criar a suíte do casal em seu projeto na CASACOR São Paulo 2024, com tonalidades neutras e uma mistura de texturas – tudo harmonizando com a parede de cabeceira feita de porcelanato da coleção Fillet, da Portinari, um ripado fino e sofisticado.
3. Abertura estratégica
Na suíte máster, que compõe a CASA LG criada pelo escritório
NJ+, há uma
abertura zenital em uma localização inusitada: logo atrás da cama. Dessa forma, o verde do paisagismo pode ser apreciado e também passa a fazer parte da decoração, com tons terrosos predominantes.
4. Cabeceira prática
A designer de interiores
Cacau Ribeiro criou um espaço completo na
CASACOR São Paulo 2024 que convida os visitantes a apreciarem as boas memórias da vida. Com uma atmosfera aconchegante, o quarto decorado com tons neutros e naturais tem como destaque o
painel da cabeceira, executado em marcenaria. Repare que a peça ocupa toda a lateral da parede e ao lado da cama abre um nicho horizontal, permitindo o apoio de luminária, vasos e outros objetos.
5. Mix de texturas rústicas
Chama a atenção a parede revestida de
pedra no quarto do projeto criado pela dupla
Maria Alice Crippa e Gustavo Assis para a CASACOR Paraná 2024. No teto, um forro de
madeira clara deixa a atmosfera ainda mais aconchegante, complementada por um tapete de
fibra natural. As texturas rústicas seguem em harmonia pelos móveis e objetos que complementam o décor.
6. Atmosfera natural
O projeto do
Studio Ro+Ca na CASACOR São Paulo 2024 mescla materiais tecnológicos, de estilo contemporâneo, e outros com textura rústica. No quarto um painel de filetes de pedra natural abraça a cama, atuando também como divisória para o banheiro. O resultado é um ambiente com atmosfera natural e layout flexível.
7. Parede bicolor
(Natalia Queirolo / CASACOR)
No quarto criado pela designer de interiores
Paola Ribeiro na CASACOR São Paulo 2024, destacam-se a paleta delicada e a decoração de
estilo eclético que domina o ambiente. O tapete
aubusson dialoga visualmente com a parede rosa e a cama com dossel, arrumada com roupa de cama estampada com flores e listras. Já a cômoda lateral listrada em preto e branco entra como um elemento diferente na composição.
9. Imersão verde
Próximo ao jardim de vasos, o arquiteto
Renan Altera posicionou a
cama em seu projeto na CASACOR São Paulo 2024, colocada ali estrategicamente para que os ocupantes pudessem dormir apreciando a
natureza. Essa proximidade com o verde contribui significativamente para o bem-estar, promovendo uma sensação de tranquilidade e conexão com o ambiente natural. A presença da cama junto ao jardim transforma o espaço em um refúgio sereno, ideal para descanso, integrando conforto e harmonia em um só ambiente.
10. Luz e sombra
(Samuel Berger / CASACOR)
Marcelo Lopes buscou inspiração no “Mito da Caverna”, obra literária de Platão, para criar este quarto de hóspedes na
CASACOR Paraná 2024. O tom dramático do ambiente se dá no jogo de luzes e sombras — um contraste que busca intensificar a experiência dos visitantes e colocá-los como protagonistas dentro do ambiente. Destaque para a parede de elementos vazados que cria um visual interessante no espaço.
11. Closet minimalista
Os profissionais do escritório
Rabelo Gervasi apostaram em uma paleta de cores naturais, que inclui marrom e verde, inspiradas na madeira e das florestas brasileiras, respectivamente, em contraponto com a tonalidade clara do linho cru. No quarto um elemento interessante é o
closet, de linhas minimalistas, posicionado atrás da cama, aproveitando cada centímetro do espaço.
12. Textura na parede
Os arquitetos Jackson Zacharias e Evelyn Gruber, do
Studio Kaza Arquitetura, trouxeram uma arquitetura afetiva, de significado e com propósito ao ressignificar a vida na cidade para o loft que criaram na CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. Com atmosfera de refúgio, o quarto exibe um charmoso mix de tons neutros, com destaque para a parede de textura, que contrasta com o painel de madeira.
13. Verde e terracota
Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz apostaram em tons de verde, terracota e madeira, que reveste as paredes e o teto, para criar um quarto que convida à pausa e ao relaxamento na CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. Com tudo voltado para o mundo natural, o ambiente exibe texturas calorosas e aconchegantes.