O que é design de interiores? Guia completo para você entender!

Em homenagem ao Dia da Decoração, montamos um guia completo sobre design de interiores para você entender melhor essa profissão capaz de transformar lares

Por Yeska Coelho, Marina Pires
Atualizado em 30 out 2023, 09h47 - Publicado em 30 out 2023, 08h00

Dia 30 de outubro é comemorado o Dia da Decoração, que busca homenagear a arte de decorar um espaço, os designers de interiores e todos e os outros profissionais que são apaixonados por decoração, que tem o poder de transformar e criar novos espaços com ideias inovadoras!

Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas. Projeto da CASACOR Tocantins 2023.
Ingrid Casola – Espaço cidade de Palmas. Projeto da CASACOR Tocantins 2023. (Edgard César/CASACOR)

Pode parecer simples, mas existe um imenso estudo por trás que identifica as boas práticas para conseguir sensações positivas por meio da decoração. E esse é o papel do designer de interiores. 

Para se comemorar essa data especial, separamos um guia completo sobre design de interiores para você entender de fato o que é essa profissão capaz de transformar os lares. Confira!

O que é design de interiores?

Design de interiores é uma área do conhecimento responsável por planejar e realizar projetos. Mais do que isso, é pensar cada projeto de forma a aliar o conforto e maneiras de melhor aproveitá-los.

Dessa maneira, a atuação de um designer de interiores está totalmente relacionada com a criação de espaços mais proveitosos. É função desse profissional pensar em aspectos como: circulação e fluxo de pessoas, ambientes integrados, cores e combinações, entre outros aspectos que vão da escolha da mobília até os revestimentos da parede e piso.

CASACOR São Paulo 2019- Estúdio da Mulher Contemporânea - Marcela Pepe
CASACOR São Paulo 2019- Estúdio da Mulher Contemporânea – Marcela Pepe (Divulgação/CASACOR)

Com isso, fica claro também o que é e o que faz o designer de interiores.

Continua após a publicidade

Apesar de estar muito relacionado com ambientes residenciais, é papel desse profissional cuidar de diferentes projetos – como comerciais ou institucionais. Sempre pensando em maneiras inteligentes de aliar estética e funcionalidade.

História do design de interiores: como surgiu?

CASACOR São Paulo 2019 - Sala Intima - Paulo Azevedo -
CASACOR São Paulo 2019 – Sala Intima – Paulo Azevedo – (Divulgação/CASACOR)

Entender como o design de interiores apareceu é uma maneira de compreender o seu papel, suas evoluções e como chegou ao que é hoje.

Acredita-se que a primeira forma de buscar por organizar e criar soluções para deixar um espaço mais prático aconteceram na antiguidade, em 1.000 a.C.

Luiz Otávio Debeus - Pied-à-Terre São Paulo. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, sala com parede com estampa geométrica verde, quadro e sofá estampado.
Luiz Otávio Debeus – Pied-à-Terre São Paulo. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Romulo Fialdini/CASACOR)

Antigamente, existia uma prioridade maior em focar uma construção no processo de obra, deixando a arquitetura em segundo plano. Com a evolução da sociedade, que cada vez ficou mais exigente, a arquitetura foi evoluindo, e com ela, surgiu o design de interiores.

A mudança, no entanto, aconteceu de maneira significativa bem depois. Durante o século XVII e XVIII, nos Estados Unidos e no Reino Unido, a decoração dos ambientes se tornou fator importante, e uma preocupação dos arquitetos – que até então estavam mais voltados a criar espaços e focar apenas em sua funcionalidade.

Continua após a publicidade
CASACOR São Paulo 2019 - Bruno Carvalho
CASACOR São Paulo 2019 – Bruno Carvalho (Divulgação/CASACOR)

Com essa nova preocupação algumas mudanças passaram a acontecer. Uma delas foi a união dos arquitetos e artesãos. A partir dessa parceria, começou a surgir uma aliança entre ambientes funcionais e atributos estéticos (que nada mais é do que o design de interiores, na prática).

Tempos depois, agora na segunda metade do século XIX, o crescimento populacional aliado a uma expansão da classe média movimentou o mercado de móveis em países industrializados. Isso surgiu como uma forma de elevar o status social, com objetos que fossem simbólicos e passassem a sensação de nobreza e riqueza.

CASACOR Ceará 2019 - Studio do Viajante - Andre Monte
CASACOR Ceará 2019 – Studio do Viajante – Andre Monte (Divulgação/CASACOR)

Desde então, o design de interiores foi se aperfeiçoando e técnicas foram desenvolvidas para passar criar uma poderosa força estética, mas, ao mesmo tempo, funcional e prática.

Como se tornar um designer de interiores?

Se você está acompanhando a leitura, já deve ter percebido que não é tão simples fazer a decoração de interiores, principalmente aplicada em um cenário que pede por praticidade.

Por essa razão, existem diversos cursos de graduação, em renomadas faculdades e universidades, que desenvolvem o profissional para criar soluções personalizadas de design de interiores.

Continua após a publicidade
CASACOR São Paulo 2017 - Estúdio do Curador de Arte - Marilia Brunete Campos Veiga
CASACOR São Paulo 2017 – Estúdio do Curador de Arte – Marilia Brunete Campos Veiga (Divulgação/CASACOR)

Além da graduação, há também cursos técnicos e pós-graduação, voltadas principalmente para profissionais que já atuam com construções, como engenheiros e arquitetos.

Trata-se de uma profissão que, nos dias de hoje, é extremamente importante. De acordo com Lei nº 13.369 instituída em dezembro de 2016 (uma legislação que tem o objetivo de orientar e supervisionar a profissão), essas são as principais atividades que um designer voltado para arquitetura de interiores deve saber:

  • Estuda e planeja ambiente internos, seguindo as diretrizes corretas e também exigências feitas pelo cliente, visando o conforto e o bem-estar;
  • Também atua na criação de espaços externos, principalmente para garantir que leis de segurança – como combate à incêndios, meio ambiente e saúde física e psicológica – sejam respeitadas;
  • Seleciona e faz a indicação de cores, revestimentos e acabamentos que serão incorporados ao ambiente;
  • Pode escolher ou mesmo criar uma mobília adequada para compor a decoração e organização do espaço;
  • Prestar consultoria técnica de design de interiores.

Habilidades importantes para trabalhar com design de interiores

CASACOR São Paulo 2017 - Casa Cosmopolita - Paola Ribeiro
CASACOR São Paulo 2017 – Casa Cosmopolita – Paola Ribeiro (Divulgação/CASACOR)

Se você está pensando em se tornar um designer de interiores, mas não sabe se a profissão de fato é para você, nós vamos te ajudar!

A seguir, confira as principais skills que um profissional de projeto de interiores deve ter (ou desenvolver):

  • Gosto por arquitetura;
  • Criatividade para pensar em soluções espertas para resolver problemas;
  • Ser antenado às principais tendências de decoração e arquitetura;
  • Pro atividade e boa comunicação – isso é fundamental para desenhar o escopo;
  • Organização e saber trabalhar em grupo.
Publicidade