Madeira, ferro, metal e pedras diversas: os revestimentos desta edição são tendência em design e protagonizam os espaços integrados
Atualizado em 17 fev 2020, 16:30 - Publicado em 30 set 2019, 17:41
(Jomar Bragança/)
01/11 - Pied-à-Terre - Silvana Albuquerque e Luisa Albuquerque. Francês para "pé no chão", o apartamento de 108 m² abraça a tecnologia para fortalecer o desejo de se tornar prático. Automatizado e sustentável, conta com controle dos níveis de consumo de água e energia. A madeira de reflorestamento consagra o revestimento da cozinha, onde aparecem peças de designers nacionais e internacionais como Ricardo Fasanello e Jorge Zalszupin. (Jomar Bragança)
02/11 - Loft Essência - Helaine Caloête. Luxuoso e natural, o espaço com 120 m² se volta para a integração com o jardim. Na maior parede, aparece a pedra Lucerna, trazida do Rio de Janeiro, que prolonga o contato com o natural. A iluminação indireta destaca a cozinha minimalista, que conta com o cinza para não tirar o destaque do revestimento de madeira do teto. (Mateus Camargo)
03/11 - Cine Gourmet - CLX - Miguel Gustavo. Moderno e com iluminação marcante, o ambiente conta com um enorme telão que reproduz filmes e programas de televisão. Com 129 m², os revestimentos em madeira predominam, ao lado do azul profundo que colore a cozinha gourmet. (Jomar Bragança)
04/11 - Casa Dell Anno - Cybele Barbosa. Integração é a palavra chave do espaço, onde se destaca a amplitude do percurso dos 110 m². Laca, madeira, carpete e porcelanato são os materiais predominantes no refúgio do jovem casal idealizado, que dispõe de mobiliário propício ao receber, como os móveis modulares de fácil reconfiguração. (Roberto Majola)
05/11 - Garagem Ella - Thales Zago e Mara Magalhães. Voltado para o natural e o feminino, o projeto repensa a garagem como área de interesse de uma mulher independente e bem-resolvida. Em 144 m², conta com living e cozinha, em que texturas naturais como pedras e lâminas de madeira, além do paisagismo, são protagonistas. Ao seu lado, o artesanato nacional reforça sua tendência orgânica. (Edgard César)
06/11 - Casa Finitura - Deborah Pinheiro. Valorizar as características originais da Casa da Manchete, projeto de Oscar Niemeyer, foi o ponto de partida do projeto. Foram mantidas as estruturas de concreto aparente e a conexão entre os espaços interno e externo, espalhados por 307 m². Como resultado, apresenta uma mescla entre referências tradicionais e contemporâneas, vistas no porcelanato dos espelhos d’água e do piso, o revestimento cimentício dos pisos e paredes, e o revestimento acrílico feito com fragmentos de pedras ornamentais. (Edgard César)
07/11 - Loft Gabbro - Guel Arquitetos. O muro de gabião permeia todo o 90 m², trazendo materiais brutos em uma releitura leve dentro da estrutura metálica, que funciona como uma divisória entre ambientes. Poucos objetos compõem a decoração, também na cozinha que aposta em uma bancada gourmet de linhas limpas para reforçar a estética minimalista. (Vini Goulart)
08/11 - LAR - Studio Ark. Projetado para um amante de arquitetura, com gosto por design contemporâneo e peças vintages, os 62 m² têm raízes modernistas e entende o morar como sendo reduzido ao essencial. Algumas pinceladas de cores dão vida ao ambiente, juntamente da volumetria e texturas da estrutura de gabião. Destaque para o piso de ardósia em formato de taco. (Joana França)
09/11 - Loft On/Off - Alf Arquitetura. Relaxar e se manter conectado: este é o objetivo do projeto, assinado por André Alf e Marina Lage. Em 125 m², traz em elementos naturais um convite ao descanso, como nos painéis de madeira ripada que dão fundo à cozinha. Palhinha, pedra natural e o jardim integrado também reforçam essa dualidade, provando que a conciliação é possível. (Edgard César)
10/11 - Cozinha DECA - Walléria Teixeira. São 100 m² em que sala de estar e espaço gourmet ficam ao lado do verde das plantas internas. Funcional, aplica em uma linguagem moderna um espaço ideal para receber, conversar e passar o tempo. O piso de madeira contrapõe o revestimento cinza das paredes, que dialoga com as cubas de aço inox e os revestimentos em linho, couro e pedras naturais. (Edgard César)
11/11 - Espaço de Convivência - Elaine Verçosa e Yeda Garcia. Baseado na filosofia oriental Wabi Sabi, que encontra beleza no imperfeito e no natural, o espaço integrado conta com 104 m² em que o dourado aparece cobrindo grandes superfícies. A cozinha, por outro lado, se desenha no cinza, em consonância com a tendência monocromática. (Jomar Bragança)