Para um jovem casal com uma filha pequena, a arquiteta
Gabriela Mendes, à frente do escritório que leva seu nome, investiu no estilo clássico para realizar o projeto do apartamento de 140 m², localizado em São Paulo: a área social e integrada, bem como a ala íntima, mesclam uma profusão de elementos que conduziram a essência do projeto para a realização de um lar sofisticado e atemporal. No living, a grande placa de mármore, posicionada como painel da TV, simboliza o requinte do bem-receber e do bem-estar. Seguindo a configuração, a profissional conduziu a expressão do clássico por meio da execução de expressivas molduras de teto, nas paredes e nos rodapés. “Propusemos um projeto que realizou uma mescla entre o clássico com o moderno, que se tornou uma linguagem única em todos os ambientes”, explica a profissional.
Na composição do living, a arquiteta investiu no bronze dos espelhos laterais e na leveza do rack branco e ripado. Para promover a amplitude, o projeto modificou o layout original com a retirada da esquadria que dividia o estar com a varanda. Com mais espaço, o ambiente recebeu a estrutura do forro e as molduras de gesso, que dialogam com as guarnições que adornam todas as paredes.
No mobiliário, a disposição das peças foi conduzida para expressar o perfil do casal de moradores, que gosta de receber convidados em casa. A proposta original de dispor o sofá com duas poltronas foi complementada com um pufe ao lado da TV e uma mesa de centro que pode servir de assento também - assim, é possível receber mais convidados com conforto.
A sala de jantar ganhou um lustre de cristal - uma instalação que resultou em um desafio para a arquiteta. “Em função do pé-direito baixo, realizamos um estudo para posicionar não só esse, como os demais que constam em todo imóvel, já que não poderíamos perder a estética da boiserie. A solução foi trabalhar apenas com um rebaixo no entorno do teto, deixando o centro disponível para a peça”, detalha.
Integrada ao living, a varanda se tornou mais ampla e fluída. Na área da churrasqueira, a mesa redonda em tom fendi e com base em cone adiciona um toque de modernidade nas recepções realizadas pelo casal. Na outra ponta, o conjunto entre sofá e poltrona cria um espaço descontraído para receber.
Na
cozinha, a cor fendi prevalece na marcenaria que envolve todos os eletrodomésticos, incluindo o cooktop por indução, forno, geladeira e micro-ondas. “Não posso deixar de mencionar o desenho do mobiliário, com essas ‘almofadas’ esculpidas nas portas dos armário e gavetas, que foram finalizadas com o puxador dourado”, diz.
No
lavabo, as molduras que enfeitam as paredes pintadas na
cor azul petróleo contrastam com a bancada e o piso de mármore branco.
No quarto do casal, há um mix entre o cinza, o verde musgo do enxoval e os detalhes em dourado. Já no dormitório infantil e brinquedoteca, a predominância é da cor rosa.