All Black! 7 ambientes da CASACOR onde o preto domina a composição

Inspire-se em diferentes formas de usar preto como protagonista sem sobrecarregar a decoração

Por Yeska Coelho Atualizado em 20 abr 2022, 15h48 - Publicado em 21 abr 2022, 10h00

Estilosos e cheios de personalidades, os ambientes que apostam na decoração em tons de preto são sempre muito desejados pelo ar de modernidade que agrega à composição, mas nem por isso deixam de dividir opiniões. As principais críticas estão relacionadas à falta de luminosidade e também ao aspecto pesado que uma composição em preto pode ter, mas será que isso pode ser revertido? O elenco da CASACOR mostra que sim!

Paredes Mágicas - Leo Romano - CASACOR São Paulo 2019
Paredes Mágicas, projeto de Leo Romano para a CASACOR São Paulo 2019. Salvador Cordaro/CASACOR

O projeto Paredes Mágicas, assinado por Leo Romano, tem a cor preta como protagonista e não há como deixar de notar tamanha elegância. Para trazer leveza, o arquiteto apostou em algumas peças de cores claras, que funcionam como pontos de luz para setorizar e iluminar os diferentes ambientes.

Loft Deca, projeto de Marcelo Lopes para a CASACOR Paraná 2021.
Loft Deca, projeto de Marcelo Lopes para a CASACOR Paraná 2021. Samuel Berger/CASACOR

Marcelo Lopes mostrou que o preto pode ser enérgico quando usado em espaços com metragens reduzidas. O Loft Deca contou com uma série de contrastes entre preto, cinza, caramelo e branco para dar mais dinamismo. Destaque para a iluminação privilegiada que traz vida ao espaço.

Lineastudio Arquiteturas - O Lugar, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Lineastudio Arquiteturas – O Lugar. Cristiano Bauce/CASACOR

Inspirada na arquitetura gótica, a Lineastudio Arquiteturas apostou em uma atmosfera em que o preto domina as paredes, mas recebe contraste de itens mais claros e de cores sóbrias como o branco e o vinho. Apesar de usar tons mais sóbrios, a composição ficou divertida e elegante.

Lounge Corporativo Leonardo Tulli CASACOR Paraná 2021 preto branco design arquitetura
Leonardo Tulli – Lounge Corporativo. CASACOR Paraná 2021. Eduardo Macarios/CASACOR
Continua após a publicidade

Apostar nas plantas também é uma forma de tirar o peso de uma decoração em tons de preto e deixar a atmosfera mais natural. No projeto Lounge Corporativo, Leonardo Tulli criou um ambiente minimalista em que espécies de samambaia se destacam – e recebem inclusive luz indireta para ganharem protagonismo.

CASACOR Itapema 2018.Loft do Arquiteto - Athos Peruzzolo 
Loft do Arquiteto – Athos Peruzzolo. CASACOR Itapema 2018 Lio Simas/CASACOR

O piso de madeira e o jardim vertical foram responsáveis por quebrar a sobriedade do ambiente assinado por Athos Peruzzolo. O preto é protagonista e ressalta a volumetria e o design do mobiliário fixo e da estrutura do espaço.

Casa da Girafa:Cinex - Leo Romano. CASACOR Goiás 2019
Casa da Girafa:Cinex – Leo Romano. CASACOR Goiás 2019. Jomar Bragança/CASACOR

Leo Romano provou que é um mestre quando o assunto é usar cor preta na decoração. O teto e as paredes trouxeram um clima elegante e intimista, bastante aconchegante ao projeto Casa da Girafa:Cinex. Destaque para o sofá azul marinho que traz um toque de cor, mas não foge da proposta sóbria e nem deixa o ambiente ficar monocromático.

CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018: Casa Grigio - Cris Passing e Giovane Marangoni Habitat Deca
CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018: Casa Grigio – Cris Passing e Giovane Marangoni Habitat Deca. Mariana Boro/CASACOR

É possível criar um ambiente preto que traga leveza e cor? Cris Passing e Giovane Marangoni mostraram que sim. Eles apresentaram essa cozinha que é uma verdadeira preciosidade: o contraste com o chumbo trouxe um ar mais delicado e a luz natural invade e traz vida ao espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade