De madeira, aço, vidro ou espelhada, com nichos ou vazadas, as estantes acolhem diversos objetos, transformando o ambiente com inúmeras possibilidades
Atualizado em 13 mar 2017, 14:33 - Publicado em 09 mar 2017, 15:41
CASACOR São Paulo 2016. Hall e Biblioteca - Roberto Cimino e Nelson Amorim. O ambiente promove o encontro entre o mobiliário eclético, com peças dos anos 1950 e 60, e elementos cheios de brasilidade. Alguns deles são o artesanato indígena, o papel de parede tropical e um lustre que remete a folhas de planta. O chão de carvalho descolorido valoriza o conjunto. (Divulgação/)
01/14 - A estante retro-iluminada abriga livros encapados especialmente para harmonizar com o décor. Três décadas de CASA COR e o mesmo tempo de carreira do arquiteto são celebrados no espaço que remete aos anos 1930. Mais precisamente, época do designer francês Jean-Michel Frank e mesmo do artista Salvador Dalí, autor de uma cadeira presente no espaço. Com o sócio Ricardo Minelli, Minotto trabalhou tons de nude, especialmente nas paredes revestidas de pergaminho. Algumas delas também exibem obras da dupla EMME2. CASACOR São Paulo 2016 - Tributo aos 30 - Roberto Migotto. (Divulgação)
02/14 - <span>A estante esculpida no mesmo material das paredes destaca os objetos cuidadosamente selecionados. Duas escolhas orientam o projeto: paredes revestidas com painéis em madeira e móveis camuflados, como armários de cozinha, estantes da sala de jantar e a mesa do home office. O revestimento cinza no piso reforça o aconchego e o conceito de integração. CASACOR São Paulo 2016. Experiência Ornare - João Armentano. </span> (Divulgação)
03/14 - A dupla apostou na seleção de objetos e livros de arte, expostos na estante com 30 nichos em laca de autoria da dupla. Também houve o cuidado especial de preservar o piso de taco, protegido por um extenso tapete, entre outros detalhes que contam a história do casarão. CASACOR Pernambuco 2016. Sala de Estar Íntimo - Luis Dubeux e João Vasconcelos ()
04/14 - Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouro elegem a estante como elemento central do projeto. A peça, em madeira americana na tonalidade castanha, confere movimento ao intercalar nichos cheios e vazios. Junto da estante, um canto de leitura é criado com a poltrona do designer Jorge Zalszupin. CASACOR São Paulo 2016. Quarto da Menina - Très Arquitetura. ()
05/14 - A sala mescla biblioteca, office e espaço para celebrar entre amigos, como manda o tema deste ano em CASA COR. No escritório, o diálogo é rico entre a escrivaninha Svolta, do Empório Beraldi, e a cadeira inglesa do século 19, de Arnaldo Danemberg Antiquário. Os azulejos originais do ambulatório do Jockey foram incorporados no projeto. CASACOR São Paulo 2016. Gabinete de Criação - Patricia Anastassiadis. ()
06/14 - <span>O desenho dos nichos é ressaltado pela iluminação com fitas de LED, que também valoriza as criações de designers e artesãos brasileiros. CASACOR São Paulo 2016. Loja CASA COR - Gustavo Calazans. </span> (Divulgação)
07/14 - A geladeira foi substituída por uma estante em que as caixas refrigeram os alimentos individualmente. A bancada em Corian soluciona o espaço ao funcionar como armário e ao ocultar a pia e a máquina de lavar. A mesa em inox inova com o sistema de cocção por indução, que dispensa o uso de fogão e confere o visual adequado ao espaço que é um híbrido de cozinha e estar. O duo preto e branco é explorado de várias formas, transmitindo um ar futuristas. CASACOR São Paulo 2016 - Cozinha Gourmet Todeschini - Guilherme Torres. (Divulgação)
08/14 - Reforçado pelo tom de azul da Coral das paredes e pela generosa estante de livros na mesma cor, o conforto é prioridade. O ambiente é multiúso e pensado para longas permanências.No mobiliário, peças vindas do interior da França encontram itens de design contemporâneo. CASACOR São Paulo 2016-Estúdio do Casal - Clarisse Reade, Adriana Pereira e Carolina Reade. (Divulgação)
09/14 - O escritório ainda desenhou as caixas de madeira retroiluminadas, onde foram dispostos livros e bules de café. A dupla elege como destaque do projeto a lareira de 6 metros de comprimento e a persiana preta de 4 metros, feita sob medida. Poltronas de Sergio Rodrigues também marcam presença. CASACOR São Paulo 2016 - Lounge do Barista - Olegário de Sá e Gilberto Cioni. (Divulgação)
10/14 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Roca Estar - Carlos Carvalho e Rodrigo Beze. Um espaço jovem pode ser luxuoso, na leitura do Studio Ro+Ca. Eles investem na junção entre o novo e o antigo, em especial a década de 1920, e apostam em texturas sofisticadas como no sofá em veludo de Marcus Ferreira, da Decameron. Ou no papel de parede que reproduz couro caramelo e reveste a estante, emoldurada por uma membrana iluminada. Outro destaque é a cadeira Vivi, de Sergio Rodrigues, realizada pelo designer Fernando Mendes. (Divulgação)
11/14 - A estante de Jader Almeida faz parte da seleção de móveis de grande escala e mobiliário icônico em conjunto com as poltronas de Lina Bo Bardi e de Sérgio Rodrigues. No piso, o carpete minimiza os ruídos e contribui para um ambiente de leitura. CASACOR Goiás 2016 - Biblioteca – Cláudia Zuppani. (Divulgação)
12/14 - CASACOR São Paulo 2016 - Espaço Deca - Marina Linhares. As linhas retas e os grandes vãos são inspirados na Bauhaus, neste projeto que também reverencia a escola no uso de aço, madeira e no vidro que permite a farta iluminação natural. O mobiliário contemporâneo de Claudia Moreira Salles - que inclui a mesa de centro Deslize - encontra as peças modernistas de Flávio de Carvalho na ambientação. Outro destaque é o lançamento do misturador assinado por Jader Almeida para a Deca. ()
13/14 - CASACOR São Paulo 2016 - Espaço Deca - Marina Linhares. As linhas retas e os grandes vãos são inspirados na Bauhaus, neste projeto que também reverencia a escola no uso de aço, madeira e no vidro que permite a farta iluminação natural. O mobiliário contemporâneo de Claudia Moreira Salles - que inclui a mesa de centro Deslize - encontra as peças modernistas de Flávio de Carvalho na ambientação. Outro destaque é o lançamento do misturador assinado por Jader Almeida para a Deca. ()
14/14 - <span>As duas estantes do espaço foram criadas para envolver dois pilares da construção original. Cada uma possuía quatro faces executadas em madeira ebanizada de frejó encerada. </span><span>A dupla selecionou livros, objetos, quadros, peças de artesanato e os combinou a fim de criar equilíbrio estético. A iluminação é indireta e foi feita com fitas de led. </span>CASACOR São Paulo 2016. Hall e Biblioteca - Roberto Cimino e Nelson Amorim. (Divulgação)