Continua após publicidade

Simões de Assis apresenta exposição inédita em casa modernista de SP

Com curadoria de Luiz Camillo Osório, a exposição aproxima a arte de Ione Saldanha e Etel Adnan a partir do interesse pela busca de composições singulares

Por Redação
24 Maio 2023, 16h00

A aproximação entre as pesquisas das artistas Ione Saldanha (Alegrete, 1919 – Rio de Janeiro, 2001) e Etel Adnan (Beirute, 1925 – Paris, 2021) será apresentada na exposição inédita que a Simões de Assis exibe a partir de 30 de maio na Casa Gerassi, no Alto de Pinheiros, em São Paulo.

Publicidade
Etel Adnan
Etel Adnan / (Divulgação/CASACOR)

Com curadoria de Luiz Camillo Osório, a seleção de pinturas que compõem “Ione Saldanha & Etel Adnan” coloca em evidência o interesse das artistas pela cor, pelo desenvolvimento de uma abstração intuitiva, de uma atenção ao ambiente e à busca de composições singulares.

Publicidade

Além disso, a mostra é, ainda, um convite a uma imersão no modernismo, dado seu espaço de apresentação: a Casa Gerassi, projetada em 1991 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e que será o endereço temporário da Simões de Assis pelos próximos meses.

Ione Saldanha /
Ione Saldanha / (Divulgação/CASACOR)

“Nesta exposição, que ensaia um primeiro diálogo entre estas duas artistas, temos ainda a articulação de suas obras com a arquitetura brutalista e oxigenada de Paulo Mendes da Rocha”, comenta o curador Luiz Camillo Osório.

Publicidade
Continua após a publicidade
Ione Saldanha /
Ione Saldanha / (Divulgação/CASACOR)

O programa da Simões de Assis está voltado à apresentação de artistas consagrados no Brasil, bem como recuperar as produções a partir de diálogos transgeracionais, trans históricos e transnacionais, que permitem enriquecer e subverter as narrativas hegemônicas da história da arte, adicionando camadas de novas perspectivas.

Serviço:
“Ione Saldanha & Etel Adnan”

30 de maio a 23 de julho de 2023

Publicidade

Casa Gerassi | Rua Dr. Carlos Norberto de Souza Aranha, nº 409, Alto de Pinheiros – São Paulo

Continua após a publicidade

Visitação mediante agendamento prévio

Publicidade

terça a sexta | das 10h às 19h

sábado | das 10h às 18h

Publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade
Pular para o conteúdo