A "Semana Criativa de Tiradentes" é um evento cultural que ocorre na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, Brasil. Ela é dedicada à promoção da cultura, arte, design, empreendedorismo criativo e inovação. O evento tem como objetivo reunir artistas, artesão, designers, arquitetos, empresas, empreendedores e entusiastas da criatividade para compartilhar ideias, realizar exposições, oficinas, palestras, performances e outras atividades que promovam a cultura e a criatividade na região. A cidade se transforma em um espaço onde pessoas interessadas na
economia criativa podem interagir, aprender, trocar experiências e colaborar nos mais variados projetos. Essa iniciativa é importante para impulsionar a cultura e a economia local, além de fortalecer a comunidade artística da região e também dos demais estados.
Esse ano, a Semana Criativa de Tiradentes contou com mais de 80 atividades. Abaixo listamos os nosso eventos favoritos. Confira!
EXPOSIÇÕES
1. "Desdobramentos”, por artesãos e designers veteranos
A exposição, que aconteceu no Sobrado Ramalho (sede Iphan) fez parte do projeto continuado realizado pela
Semana Criativa de Tiradentes com artesãos e designers que já participaram das imersões em outros anos. O grupo deste ano reuniu mais de
20 pessoas com o objetivo de incrementar coleções que já haviam sido criadas ou ajudar a colocar de pé projetos engavetados ou iniciados dos artesãos.
Participaram do grupo deste ano: os designers
Alexandre Rousset, Ana Vaz, Fernando Jaeger, Gustavo Bittencourt, Maraí Valente e Yaskara Jaeger e os artesãos
Bela Ladeira, Deise Reis, Edna Carvalho, Eliana Maia, Lilia Fonseca, Maria Conceição de Paula, Marlon Carvalho (com o apoio da esposa Kelly e dos filhos Esther e Lucas), Nôca, Rondinelly Santos, Tatiane Carvalho, Vânia Leôncio, Vasique Leôncio, Wagner Trindade e Wellington Carvalho. 2. “Design feito à mão”, por artesãos e designers veteranos da SCT 2023
No Centro Cultural Yves Alves, aconteceu o projeto "Design Feito à Mão" da Semana Criativa de Tiradentes, que esse ano ampliou suas fronteiras e atingiu as cidades de
Coronel Xavier Chaves, famosa pelos artistas que trabalham com pedras, e de
Resende Costa, reconhecida pelo tear.
A exposição trouxe o resultado dos encontros, onde se discutiu processos criativos com os designers
Alexandre Heberte, Marcelo Alvarenga, Stephanie Ribeiro e Susana Bastos e o chef Rafael Pires, que entrou no grupo para dar suporte para a estreia de uma quituteira na Semana Criativa de Tiradentes:
Rosana Nascimento, moradora da comunidade da
Caixa D’ Água da Esperança, zona rural de Tiradentes. Além dela, participam
Antonio Maia, Gilberto Resende Romero, o Beto, Claudinei Matias do Nascimento, o Prego, Lucimar Cristina da Silva e Silvânia Mendonça. 3. “Metamorfoses dos fios e das tramas" – Mulheres (entre) linhas com o
grupo Matizes Dumont Nessa edição da SCT, o
grupo Matizes Dumont foi homenageado no mesmo Centro Cultural Yves Alves. Telas bordadas com o trabalho autoral e exclusivo dos artistas mineiros Matizes Dumont encantaram os visitantes.
A mostra reuniu
bordados muito especiais, cujo tema central foi a força do feminino. Registros poéticos-visuais que simbolizam a busca pelos valores humanos, sociais e ambientais e cumprem a função da arte de mobilizar a sensibilidade do visitante. Em muitas culturas, os ofícios de tecer, fiar, bordar e toda a cadeia de atividades que os envolve são atribuições do feminino. A exposição destacou o papel central da mulher tecelã, fiandeira e bordadeira, juntando essas duas artes complementares, a tapeçaria e o bordado, num gesto único.
4. “Fosse pedra”, com Alva Design
No museu
Casa Padre Toledo, o estúdio mineiro de
design Alva, de Marcelo e Suzana Alvarenga, expôs peças desenvolvidas em pedra-sabão criadas ao longo dos seus dez anos de existência.
Desde o início da trajetória do estúdio, a pedra é um material recorrente nos seus trabalhos. Usando o torno como ferramenta principal, em parceria com o artesão Mauro Antônio de Souza, os trabalhos expostos enaltecem o potencial plástico do material, seja pela sua maleabilidade, suas texturas e tonalidades.
5. “Janete Costa, uma designer brasileira”
“Janete, uma designer brasileira”, como o próprio tema diz, mostra o lado designer desta profissional.
Uma mulher à frente do seu tempo. Com olhar apurado e sem preconceitos, jogou luz no artesanato brasileiro colando-o em pé de igualdade com obras de artistas reconhecidos. Sua obra foi muito influenciada pelo artesanato, inclusive os móveis e objetos que chegou a desenvolver para os seus projetos de interiores.
INSTALAÇÃO
1. “O laço e o abraço”, por Plataforma 4
Pelo terceiro ano consecutivo, a varanda da Câmara Municipal de Tiradentes será ocupada por mulheres. Neste caso, três! Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho formam a Plataforma 4.
A instalação é inspirada no texto homônimo de Mario Quintana. “Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de abraço.” Junto, o trio de designers já abocanhou premiações no Brasil e no exterior, como o Salão Design, o IF Design Award e o Design for Better World, entre outros.
2. "Praça Circular", por Hugo Sasdelli e Jader Almeida A instalada na Villa Chafariz, um dos ligares mais charmosos da cidades, a peça fez sucesso entre os visitantes da SCT 2023. O designer catarinense
Jader Almeida estreou na semana criativa, esse ano, com a instalação criada em parceira com o
Hugo Sasdelli e apoio da Sollos.
A simbologia do círculo emerge como o fio condutor, onde as formas circulares conectam e representam a infinitude das interações humanas. Nesse ambiente, a diversidade de perspectivas e abordagens encontra seu espaço de convergência, estimulando uma atmosfera de inclusão e colaboração.
Além de suas contribuições ao mundo do design de interiores, Jader Almeida também estabeleceu a própria marca homônima. O mineiro, Hugo Sasdelli se destaca pela paixão em criar espaços emotivos e significativos na paisagem arquitetônica contemporânea. Sua trajetória profissional é marcada por uma declaração de intenções intrínsecas: "Conectar pessoas e seus espaços. Trazer o novo, a técnica, sem esquecer das memórias”.
BATE-PAPO
“A grande beleza – Inspiração” com
Pedro Ariel Santana, seguido de sessão de autógrafos Mediação:
Otávio Nazareth (Editora Olhares) Esta é a
sexta coleção da série A Grande Beleza, onde
Pedro Ariel Santana, diretor de relacionamento e conteúdo da
CASACOR, apresenta imagens das mostras que aconteceram no país este ano, além de outras tantas, igualmente estimulantes, feitas na Semana de Design de Milão, de jardins, de exposições de arte e de viagens. “Inspiração” traz ângulos belos e inesperados captados pelo olhar criativo e apurado do autor.
MERCADO
O Mercado é a feira de criativos da Semana Criativa de Tiradentes. Em exposição, estiveram os designers, artesãos e projetos de vários lugares do Brasil, que passam por uma curadoria cuidadosa pelos curadores da SCT 2023. Mais do que comprar, o objetivo do Mercado é aproximar pessoas e talentos.
A semana criativa é fruto de muitos talentos, conheças as pessoas que fizeram o evento acontecer:
Ficha técnica: DIREÇÃO GERAL, CURADORIA E COMERCIAL: Simone Quintas DIREÇÃO GERAL E PRODUÇÃO: Junior Guimarães COMUNICAÇÃO VISUAL: Henrique Oliveira CENOGRAFIA: Alexandre Rousset COMERCIAL: Estúdio Melão ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Marqueterie ÁUDIO VISUAL: Era Agência, Felipe Silva, Pedro Rettore e Pedro Gibram. FOTOGRAFIA: Alberto Lopes, Cacá Bratke, Eugênio Savio, João Bertholini e Thaís Andressa PRODUÇÃO: Ana de Navarro, Biti Averbach, Carolina Canteli, Giselle Mara, Haydee Trindade, Henrique Quintas Eliezer, Hosanan Conceição, Jessica Bento, Johnny Silva, Junior Cecon, Luciana Pires, Luíza Cassano, Marcelinho Mayrink, Mariana Pastor, Maximiliano Reis, Ricardo Ribeiro, Robson Ferraz, Selma Silva, Sônia Guimarães, Tadeu Filgueiras e Tomás CavalcantiI INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS: Orita Alvarez e Valeria Amorim