A trajetória do fotografo, arquiteto e professor
Cristiano Mascaro é tema de duas exposições simultâneas que ocorrem na capital paulistana. “
O que os olhos alcançam” é o título da mostra iniciada nesta no dia 29 de março, no
Sesc Pinheiros. Em 3 de abril, é a vez da abertura de “
Alma”, que acontece no complexo Cidade Matarazzo.
No
Sesc Pinheiros estão cerca de 180 imagens de Mascaro, escolhidas pelo crítico e curador Rubens Fernandes Junior. Intitulada “
O Que os Olhos Alcançam”, a mostra busca revelar um pouco desses 50 anos de produção intensa, desde o início de carreira, atuando como como fotojornalista, depois como professor e criador de uma estética própria com foco no espaço urbano – as cidades e seus personagens. Chegando até sua atuação como um narrador de histórias, muitas delas inspiradas na literatura, e como memorialista das cidades pela produção de inúmeros livros. Nas galerias do Sesc, imagens distantes de Tóquio ou Doha, encontram-se com os registros de lugares, muitas vezes prosaicos como Carapicuíba e, principalmente, São Paulo – eminente objeto de observação do fotografo. No complexo Cidade Matarazzo, a exposição “
Alma” integra a programação oficial do Gallery Night, circuito de galerias realizada pela
SP-Arte. Com curadoria de Marc Pottier, 20 fotografias evocam as possíveis presenças que permeiam as paredes do antigo Hospital Matarazzo, que teve suas atividades encerradas em 1993. Ali, desde 2013, o fotógrafo investiga a história dos vários espaços abandonados da instituição desativada, hoje tomada por grandes obras de construção que, em breve, transformarão-se no complexo Cidade Matarazzo. As imagens P&B, em grande formato, revelam um pouco do que está invisível aos visitantes.
"Fotografar é criar com a força transfiguradora do olhar”, afirma o fotografo. Cristiano Mascaro é fotógrafo, arquiteto e professor. Formado em arquitetura pela FAU/USP é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil.
Serviço "O Que os Olhos Alcançam" Onde? Quando? Até 23 de junho de 2019 Quanto? Grátis
Serviço "Alma" Onde? Cidade Matarazzo – Alameda Rio Claro, 190 Quando? De 3 a 28 de abril de 2019 Quanto? Grátis, sob agendamento prévio pelo e-mail: recepcao@cidadematarazzo.com.br