Arco do Triunfo é embrulhado com 25 mil metros quadrados de tecido
A intervenção artística no icônico ponto turístico de Paris foi idealizada pela dupla Christo e Jeanne-Claude em 1961
O cenário urbano de Paris foi transformado! O icônico Arco do Triunfo na Champs-Élysées está embrulhado temporariamente com 25 mil metros quadrados de tecido reciclável azul-prateado, amarrado por 3 mil metros de corda vermelha.
A intervenção artística é assinada pela dupla Christo e Jeanne-Claude que idealizou esse projeto em 1961, mas foi apenas em 2017 – oito anos após a morte de Jeanne-Claude – que Christo desenvolveu totalmente o design.
Devido à morte de Christo em 2020, a instalação foi realizada por sua equipe junto com o Centre des Monuments Nationaux, Centre Pompidou e a cidade de Paris.
De acordo com o diretor do projeto, Vladimir Yavachev, a instalação realiza o “sonho de toda a vida” dos sócios Christo e Jeanne-Claude, mais conhecidos por envolver edifícios famosos em todo o mundo.
A intervenção de 14 milhões de euros (cerca de R$88 milhões de reais) foi financiada exclusivamente pela venda de trabalhos originais da dupla, refletindo sua missão inabalável de manter a liberdade artística completa.