One Wall Street: um olhar histórico para o marco art déco de Ralph Walker
Ocupando um quarteirão inteiro no movimentado distrito financeiro de Nova York, o edifício é um símbolo consagrado da arquitetura art déco
Por Redação
Atualizado em 06 mai 2021, 18:35 - Publicado em 07 mai 2021, 15:30
05 min de leitura
(arquivo Ralph Walker/)
(arquivo Ralph Walker / CASACOR)
Concluída no auge da história de amor de Nova York com a arquiteturaart déco, One Wall Street marca uma era. Ocupando um quarteirão inteiro no movimentado distrito financeiro da cidade de Nova York, o edifício foi originalmente projetado por Ralph Walker, que, em 1957, foi nomeado como "o arquiteto do século" pelo New York Times.
(arquivo Ralph Walker / CASACOR)
Construído para o Irving Trust, um banco de investimento americano, o arranha-céu foi inaugurado no início da década de 1930 e continuou a servir como prédio de escritórios até 2015. O edifício, atualmente, está sendo transformado em residências.
(arquivo Ralph Walker / CASACOR)
As fotos mostram a forma ousada e distinta de Wall Street, com suas numerosas recessões em forma de degraus que se tornaram uma característica marcante do estilo art déco. Walker, que já havia projetado outros edifícios em Nova York, procurou incorporar elementos decorativos no nível do solo para humanizar o arranha-céu e deixar uma impressão positiva aos pedestres que passassem pela região.
A entrada ornamentadae grandiosa do prédio leva ao interior onde Hildreth Meière, uma das muralistas mais proeminentes de seu tempo, foi convidada a criar uma área de recepção "amigável" aos clientes da empresa.
(Macklowe Properties / CASACOR)
Como parte da renovação do edifício, este espaço de altura tripla, conhecido como "sala vermelha", agora foi completamente restaurado e em breve será usado para o varejo. As cores quentes da sala mudam de um vermelho como sangue profundo no chão para um laranja com ouro nas paredes.
(DBOX / CASACOR)
Em 2014, a Macklowe Properties adquiriu a propriedade e encarregou a empresa de arquitetura SLCE de converter o edifício histórico em residências com lojas de varejo em sua base.
(DBOX / CASACOR)
No total, o edifício reformado abrigará 566 condomínios e um conjunto de amenidades que inclui um clube de atletismo, um espaço para eventos e serviços de spa. A conclusão total do projeto prevista para o final de 2022.