Conforto e tranquilidade neste refúgio carioca criado por Gisele Taranto
A entrada de luz natural foi totalmente priorizada neste projeto de 1.252 m² que integra os ambientes à área externa de maneira harmoniosa e convidativa
Por Chrys Hadrian
Atualizado em 27 jun 2024, 17:10 - Publicado em 28 jun 2024, 18:00
05 min de leitura
A Residência Brise é um refúgio praiano no Rio de Janeiro que foi totalmente reformado pela talentosa e renomada arquiteta Gisele Taranto.(MCA Estúdio/)
A residência Brise é o resultado de uma reforma transformadora projetada por Gisele Taranto, arquiteta que integra o elenco da CASACOR São Paulo 2024 com o ambiente Memórias Deca. Situada no Rio de Janeiro, esta casa de 1.252 m² une design sofisticado e funcionalidade de modo a atender às necessidades de seus moradores em um ambiente leve e agradável.
Localizada em uma rua movimentada, a questão do tratamento acústico para atenuar os ruídos externos foi um dos maiores desafios. Uma das soluções encontradas foi criar um pátio interno para ajudar a dissipar o som, espaço que acabou se tornando o coração da casa. Brises foram instalados na fachada principal, voltada para a rua, que auxiliam na redução do barulho ao mesmo tempo que permitem a entrada de luz natural. Os materiais escolhidos, como travertino, brises em fibra de vidro, esquadrias em alumínio branco e elementos em aço corten e freijó, conferem um toque moderno e elegante à residência.
(MCA Estúdio / CASACOR)
Originalmente composta por duas construções separadas, a casa foi unificada em um volume único com amplas áreas sociais conectadas à área de lazer, requisito dos moradores que adoram receber visitas. No térreo, estão distribuídos o living, sala de jantar, escritório, varanda, espaço gourmet, cozinha, garagem, piscina, academia, sauna e banheiros.
(MCA Estúdio / CASACOR)
(MCA Estúdio / CASACOR)
(MCA Estúdio / CASACOR)
(MCA Estúdio / CASACOR)
No segundoandar, encontram-se a suíte master, três suítes para os filhos, um quarto de hóspedes, banheiros, rouparia e uma sala íntima. No andar semi-enterrado, estão as áreas de serviço, brinquedoteca, adega e lavabo. A escada principal foi preservada e modernizada com um novo revestimento e guarda-corpo de ferro pintado, e os azulejos portugueses na sala de jantar foram mantidos, honrando a história da casa.
A marcenaria foi toda elaborada pelo escritório da arquiteta e os móveis escolhidos são todos assinados por designers brasileiros, o que confere ainda mais estilo, qualidade e conforto na decoração.