Amsterdã inaugura a primeira ponte impressa em 3D do mundo
A ponte conta com uma rede de sensores de última geração que permitem monitorar mudanças como vibração, temperatura e interação do público
Por Redação
Atualizado em 29 jul 2021, 09:58 - Publicado em 30 jul 2021, 16:00
05 min de leitura
(Reprodução/)
(Reprodução / CASACOR)
Uma ponte para pedestres impressa em 3D projetada por Joris Laarman e construída pela empresa holandesa de robótica MX3D foi inaugurada em Amsterdã, Holanda, seis anos após o lançamento do projeto.
(Adriaan de Groot / CASACOR)
Localizada no canal Oudezijds Achterburgwal, na Red Light District da cidade, a ponte tem 12 metrosde comprimento, pesa 4,9 toneladas e foi fabricada com hastes de aço inoxidável por braços robóticos de seis eixos com equipamentos de soldagem. A impressão levou cerca de seis meses para ficar pronta.
(Jande Groen / CASACOR)
Sua forma curva em forma de S e balaustradas com perfurações em forma de treliça foram projetadas usando um software de modelagem paramétrica.
(Reprodução / CASACOR)
A equipe por trás do projeto afirmou que a técnica mostra como a tecnologia de impressão 3D pode levar à construção de estruturas mais eficientesesustentáveis. "Ao intensificar nosso jogo e a vontade de fazer mudanças como designers e engenheiros, podemos trazer a inovação necessária para fazer a diferença no ambiente", afirma o engenheiro Stijn Joosten.
(Thijs Wolzak / CASACOR)
A ponte conta com uma rede de sensores de última geração que permitem monitorar mudançascomo vibração, temperatura e interação do público.