Ximene Villar cria cenário de encanto e envolvimento que aposta na interação entre biofilia, arte, arquitetura e design.
Atualizado em 27 nov 2023, 17:07 - Publicado em 23 out 2023, 11:00
Ximene Villar - Loft Corpo e Morada - CASACOR Espírito Santo 2023.(Camila Santos/)
Um convite à conexão, ao acolhimento, as memórias afetivas e a sofisticação. Assim pode ser resumido o Loft Corpo & Morada, ambiente assinado pela arquiteta Ximene Villar, na CASACOR Espírito Santo 2023.
Imaginado para ressaltar a importância do lar como refúgio e santuário, o espaço, que leva o mesmo nome do tema da mostra, conta uma história através da poesia da avó da profissional, criando uma atmosfera de bem-estar onde o corpo encontra abrigo e renovação.
Com 113 m², o projeto – com vista para o mar – evidencia a brasilidade com muita sofisticação e integração dos ambientes. Para isso, a arquiteta explora a interação entre os elementos orgânicos e os materiais naturais, como o aconchego da madeira, o requinte da rocha natural, a leveza das linhas curvas, e a predominância de plantas naturais de espécies brasileiras, trazendo o frescor e o impacto positivo da biofilia.
O mobiliário assinado por Sérgio Rodrigues, juntamente com toque de contemporaneidade do designer Jader Almeida, e as obras de arte de diversos artistas brasileiros, com curadoria minuciosa realizada por Matias Brotas, compõem harmoniosamente o projeto peças antigas, poesias e obras de acervo dialogando com artistas contemporâneos e peças de design que traduzem os laços que constroem cada um.
Além de uma obra histórica do renomado Juarez Machado. Um dos destaques será uma xiloteca de garrafas do artista Fernando Papagaio. Celebrado como um dos maiores DJs da noite carioca, o artista explora um Brasil profundo ao transformar em obras de arte suas investigações sobre o uso da madeira.
O Loft apresenta espaços abertos, que conversam entre si, iluminação cuidadosamente projetada, e uso de acabamentos e texturas que estimulam e levam a uma imersão nos sentidos. Para a arquiteta, essa foi uma das principais preocupações ao projetar o ambiente.
“Buscamos criar uma sinergia entre o corpo humano e o espaço de moradia, oferecendo um ambiente acolhedor, funcional e saudável, onde todos os detalhes revelam a essência da morada de cada um. Nosso desafio foi criar um ambiente que inspirasse o visitante a viver a vida com mais intensidade”, explica a arquiteta.
Nessa viagem pelos sentidos, o tato é estimulado pelas texturas, a visão pelas obras de arte e iluminação. O olfato é surpreendido por uma essência da expert no assunto, Tânia Bulhões, com um aromatizador envolvente e único para esse Loft. A audição encontra sonorização personalizada, através da voz, músicas e mensagens, que criam um tour guiado pelo espaço, com suaves sons de chuva e cantos de pássaros que acariciam o espírito e provocam relaxamento. E o paladar também é aguçado com degustações que despertarão novas sensações gustativas.
Para a arquiteta, todos esses elementos são fundamentais, pois eles estão presentes em nossas moradas. "O Loft Corpo & Morada é mais do que um espaço expositivo, é uma experiência que evoca emoções, conecta pessoas, celebra a beleza das formas naturais, é o refúgio do corpo e da morada”, finaliza Ximene.