Continua após publicidade

Planeta Casa: soluções para aliar tecnologia à decoração

O especialista em inovação Samuel Siqueira Ambrosio, separou algumas dicas que podem servir de inspiração para o seu decór e bem-estar

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 16h42 - Publicado em 31 jan 2019, 11h31
CASACOR Minas Gerais 2018: Studio Sumisura – Gislene Lopes. (Jomar Bragança/CASACOR)

Neste ano, o tema de todas as edições da CASACOR é Planeta Casa, pautado em três pilares: sustentabilidade, tecnologia e afeto. O mote trata do lar como um universo, que pode gerar mudanças positivas no mundo, de dentro pra fora e de fora para dentro. Além disso, um dos desafios dos profissionais que assinarão os ambientes é usar a tecnologia à favor do ser humano, indo contra a onda de isolamento, e criando soluções afetivas para os moradores.

Publicidade
CASACOR Pernambuco 2018: Sala de Imagem e Som – Kátia Carapeba, Sônia Beltrão e Gabriel Beltrão. (Felipe Araújo/CASACOR)

Para esquentar o tema e levantar algumas soluções que podem ser aposta do uso da tecnologia no lar, o especialista em inovação Samuel Siqueira Ambrosio, separou algumas dicas que podem servir de inspiração para o seu decór. “Quando a sala, a cozinha e o quarto dividem a mesma área, os móveis podem se adaptar de acordo com a necessidade do momento, fazendo as divisões do espaço. E a escolha de produtos mais tecnológicos, com design discreto e apelo decorativo, incluem funções que fazem muita diferença em espaços menores”, afirma Ambrosio.

Publicidade
Espaço Intelbras Viva o Instante! na CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018 por Rico Mendonça. (Divulgação/CASACOR)

Confira as ideias do especialista abaixo:

Continua após a publicidade

Além das dicas dadas pelo especialista, vale ressaltar algumas das apostas já usadas por profissionais do elenco da mostra:

Publicidade
(Divulgação/CASACOR)

Na CASACOR Santa Catarina 2018, edição de Florianópolis, Gabriela Dutra e Vanessa Buonomo assinaram a Lavanderia!, um espaço criado a partir do desejo de unir a memória afetiva à tecnologia e à sustentabilidade. As profissionais apresentaram ao público soluções em iluminação, geração de energia e armazenamento de água, com foco na preservação do meio ambiente.

(Jomar Bragança/CASACOR)

Na CASACOR Brasília 2018,  a Varanda Viva, de Alesandra Moussa, era um lar vivo, automatizado, moderno e tecnológico, que se apresentava como um organismo vivente. No espaço de 65 m², a tecnologia se relaciona harmonicamente com a natureza. O estilo moderno foi impresso na automatização da iluminação, das persianas e do som e TV.

Publicidade
Continua após a publicidade
(Rafael Coelho/Felipe Araújo/CASACOR)

Home Theater da Família, assinado pela arquiteta Marina Zanatto para a primeira edição da CASACOR Ribeirão Preto, foi um exemplo da tecnologia aplicada na arquitetura e na decoração para unir e entreter as pessoas. Os ocupantes podiam aproveitar filmes, séries, jogos, shows ou até mesmo uma boa conversa!

(Filippo Bamberghi/CASACOR)

Um dos grandes destaques da CASACOR São Paulo foi a tecnologia em prol da sustentabilidade empregada na SysHaus de Arthur Casas. A tecnologia desenvolvida por seu escritório tornou possível erguer uma casa de alto padrão em menos de um mês, com resíduos e consumo de água praticamente zero. Cada parte do projeto foi pensada exclusivamente com base nas necessidades e especificações, de modo extremamente eficiente e funcional, sem entulho e com tempo de execução reduzido.

Publicidade
Publicidade
Publicidade