Conheça os projetos de área externa da CASACOR Paraíba 2023 e vote em seu favorito!
Atualizado em 04 jul 2023, 12:08 - Publicado em 05 jul 2023, 11:00
Georgia Suassuna, Raquel Claudino e Bia Campelo - Arvoreza. Projeto da CASACOR Paraíba 2023.(João Paulo Oliveira/)
01/05 - Renato Teles - Lounge Muxarabi (Bilheteria). A bilheteria assinada por Renato Teles foi planejada para ser uma "caixa de passagem”, como um ambiente neutralizador entre os demais espaços, convidando e recepcionando os visitantes a adentrarem a casa. (João Paulo Oliveira)
02/05 - Renata Gadelha - Jardim Vereda. Renata Gadelha gosta de trabalhar com cores, tanto na arquitetura quanto no paisagismo. E gosta também de construir narrativas em seus projetos. Para o Jardim Vereda, a profissional quis trazer memórias das férias passadas no sertão. Tons terrosos, materiais rústicos e espécies típicas da caatinga, como bromélias e mandacarus. O espaço, que começa no pátio central, vai se modificando e, aos poucos, ganha contornos oblíquos e espécies tropicais para gerar interesse ao caminho que conduz o visitante em direção à saída e também ao mar. (João Paulo Oliveira)
03/05 - Georgia Suassuna, Raquel Claudino e Bia Campelo - Arvoreza. A palavra "arvoreza" vem de árvore e também da ação de levar algo para lugares mais elevados. O jardim provoca os sentidos daqueles que percorrerem seus pequenos caminhos, repletos de árvores e de uma atmosfera acolhedora. É um verdadeiro abraço verde, de raízes regionais em meio à selva urbana, como um convite confortável através do rico e belo design da mobília externa. (João Paulo Oliveira)
04/05 - Rebeca Cavalcanti e Pablo Maximo - Café Terrário. O escritório Form Arquitetos, liderado pelo casal Rebeca Cavalcanti e Pablo Maximo, une arquitetura e paisagismo de forma única. O Café Terrário possui uma fachada ousada em vidro, abrigando um ecossistema autossuficiente de plantas. Internamente, os bancos das mesas se transformam em jardineiras com formas orgânicas, equilibrando-se com a arquitetura de linhas retas, conectados através do piso com encaixes perfeitos feitos à mão na pedra bruta. A paleta monocromática destaca os pontos focais em tom verde e os terrários espalhados pelo ambiente. (João Paulo Oliveira)
05/05 - Viviane Teles - Jardim Aroeira. Segundo os botânicos, as árvores ocupam 85% do planeta e têm um papel importante e decisivo na melhoria da vida. Trazê-las para o espaço humano é parte consciente de um planejamento restaurador que todos precisamos efetivar, independente da área profissional de atuação na vida. (João Paulo Oliveira)