A mistura de estilos e materiais deve agradar a todos os gostos e reafirma o foco no essencial na mostra gaúcha
Atualizado em 28 nov 2017, 16:30 - Publicado em 06 jul 2017, 12:02
(Divulgação/)
01/47 - Estar do Jovem Casal - Juarez Cruz. Das paredes ao teto, o cimento queimado dá o tom. Painéis em melamina na cor preta e boiseries nas paredes trazem uma interferência interessante do estilo clássico. Essa base destaca as cores dos objetos e das obras da galeria Arte & Fato, com curadoria de Otto Sulzbach. (Divulgação)
02/47 - Superloft - Luiz Sentinger. A estante em laca acetinada azul possui detalhes de iluminação em LED. Ela divide a atenção com o sofá curvo na cor bordô e as poltronas verdes. A madeira clara abraça paredes e vigas, para acentuar a sensação de conforto. (Divulgação)
03/47 - Drops de Anis - Carla Tortelli e Luana Fernandes. O living para o homem moderno que adora viajar guarda um quê de excentricidade. A estante intriga o olhar, com estruturas pivotantes em metal e chapa expandida, ressaltando a altura de 5m do pé direito. A escrivaninha é de Leonardo Lague. A parede oposta, revestida em lona peletizada, fica atrás do imenso sofá que acolhe todos os amigos. (Divulgação)
04/47 - Home Office - Ana Hnszel e Marcelo Polido. A pedra Skineer, em lâminas de 60x120cm, reveste boa parte do ambiente, que além do office inclui um living com lareira. O material inspira a cartela de cores que tende ao natural, utilizada nos tecidos, na madeira e nos móveis que afirmam a vocação contemporânea do projeto. (Divulgação)
05/47 - Jardim, Arte e Luz - Soraia Pereira. O ambiente de 100m² complementa a fachada e recepciona os visitantes em um jardim exuberante. Ele é pontuado com obras de arte, como a escultura Ginastas, de Pedro Girardello. No mobiliário, o destaque é o Ninho, na cor branca, da Jasmin Mac. (Divulgação)
06/47 - Rooftop At Viverone - Larissa Palma Dias e Cristiane Bergesch. O urbano ganha uma leitura a partir de suas manifestações artísticas. A vegetação de espécies brasileiras conecta intervenções em grafite a outras obras, em uma proposta que também olha para o passado, ao restaurar o deck original e recuperar as ripas de madeira. Destaque para o painel de 16 metros de comprimento, do artista Marcelo Pax. (Divulgação)
07/47 - Rooftop - Fernando Thunm. Pedra, água e madeira são os elementos primordiais nos três ambientes. Um deles é o lounge sobre o deck, protegido por brises de madeira. Ali pode-se assistir ao fogo que queima sobre a base de pedra, iluminando a jabuticabeira protagonista do espaço. A piscina revestida com porcelanato que reproduz tons de concreto é uma das novidades. (Divulgação)
08/47 - Patente do Século XXI - Studio Marcelo Oliveira. As privadas do século passado consistiam em uma estrutura separada da habitação usada como banheiro. “A louça sanitária vinda da Inglaterra trazia estampada a inscrição ‘Patented’. Foi como ficaram conhecidas no sul do Brasil”, conta o profissional. Hoje, a inspiração assume ares tecnológicos e irreverentes, onde concreto, madeira e cimento ditam o ritmo. No chão, o porcelanato da Elizabeth lembra a antiga granitina. (Divulgação)
09/47 - Street Loft - Sandro Jasnievez. A planta assimétrica de 96m² é repleta de curvas, ângulos, pilares e veio livre de divisões ortodoxas. A lareira central em mármore Grigio Cárnico é o elemento divisório, que apoia o telão com película sobre vidro - ele pode ser visto de todos os ângulos do ambiente. O espaço também explora vários níveis no deck em madeira, onde também fica a cama com dossel contemporâneo. (Divulgação)
10/47 - Street Loft - Sandro Jasnievez. O projeto ousa com uma proposta mais artística, representada no grafite de Erick Citron sobre a parede de boiseries, absolutamente clássica. (Divulgação)
11/47 - Studio de Design - Márcio Moreira, Magali Montani e Ana Paula Weber. O espírito é colaborativo, afirmado na grande mesa de trabalho e reuniões. O estilo mescla o escandinavo e o industrial em peças como a estante móvel, com estrutura de metal e caixas de madeira. A linguagem é replicada na iluminação. Ao fundo, o revestimento da Linha Cinética (Solarium) tem inspiração em brises, sugerindo movimento conforme a incidência de luz. (Divulgação)
12/47 - A Sala - Lídia Maciel. Simples e sofisticada, A Sala investe em poucos e bons elementos, como sofá em couro italiano, poltronas de veludo e tapete Tabriz sobre o piso em parquet com desenho Versailles. (Divulgação)
13/47 - Deck Bru Tramontina - Camila Pigatto, Fernanda Sá e Laura Tavares. O ambiente multiúso inspirado no lifestyle da jovem blogueira se volta para receber os amigos. A piscina com deck em madeira plástica - mesmo material do forro - fica junto a área de estar. O layout é livre para ganhar novas configurações, com sofá modular em madeira natural da Tramontina. A estante com estrutura em ferro e nichos coloridos deixa o ambiente ainda mais despojado. (Divulgação)
14/47 - Traslado Cartonário - José Valdecir de Jesus (Jotha). Neste lounge para relaxar, a mistura de elementos conduz o olhar. A nobreza dos mármores e a simplicidade dos bambus conversam graças aos tons neutros em comum. O toque de excentricidade vem na tapeçaria e no teto, que reproduz a célebre imagem da Capela Sistina. (Divulgação)
15/47 - Cozinha e Adega Dele - Daniel Moraes. Nenhum centímetro é desperdiçado nestes 15m², onde a parede recebe a escultura em aço que se transforma em adega, de Rogério Pessoa. O restante do espaço recebe tons neutros, seja no piso vinílico com textura de cimento, no quartzito nas paredes ou na bancada em marrom absoluto. Ela é complementada pelas cadeiras do designer Zanini de Zanine. (Divulgação)
16/47 - Onde o Jazz Encontra o Vento - Zé Barbosa, Roberta Noal, Luzia Olivier Brand, Paola Borges, Luara Mayer Lísian Ceolin, Ronald Jung, Giana Sperotto, Raphael Ribeiro, Verônica Viero. A estrutura modulada em compensado naval concilia várias funções e traz ritmo à composição, com nichos que intercalam chapas de aço corten e laca cinza. Para finalizar, Sofá Bentley, da Salvatore Minuano. (Divulgação)
17/47 - Love Store - Alice Guedes, Ane Lopes e Juliana Damasio. Enquanto sentam e recarregam seus smartphones, os visitantes observam os espelhos com palavras retroiluminadas, que chamam a atenção para os atuais problemas do mundo. Um painel interativo conectado com o Instagram e o Twitter permite compartilhar momentos com a hashtag #lovestorecasacor. (Divulgação)
18/47 - Lounge da Noiva - Juliana Motta e Priscila Viegas. A noiva pode descansar e finalizar sua produção neste espaço, que traz uma alternativa a dormitórios e salas de banho. A atmosfera sofisticada é garantida no revestimento das paredes, que intercalam generosos espelhos e painéis em laca alto brilho, fosca e metalizada. (Divulgação)
19/47 - Escritório da Empresária - Gabriele Avila. A rigidez corporativa sai de cena e o espaço assume acabamentos delicados e elegantes, como detalhes em metal bronze e rosé. A mesa com laca alto brilho setoriza a área de trabalho de 30m² e ganha a companhia da poltrona Alyssa, de Vanessa Martins. O piso é um vinílico clarinho, com rodapés iluminados. A tela é do artista Claudio Souza Pinto. (Divulgação)
20/47 - Cozinha Vitrine Raízes - Jéssica dos Santos e Vanessa Aguiar. O Art Déco encontra a rusticidade gaúcha no projeto. Os revestimentos Ouro (Formica) e a ilha curva também em dourado conversam com tijolos Toscana e a poltrona esculpida em madeira natural. Para equilibrar, marcenaria reta e funcional em tons de grafite. (Divulgação)
21/47 - Sala de Reuniões Informal - Luana Mundstock e Lisandra Mundstock. O layout aproxima as pessoas, com poltronas de Zanini Caldas. Uma das paredes ganha painel em carvalho com frisos diagonais em latão dourado, para disfarçar a porta. Outra traz recortes de lona chumbo e um móvel de apoio com portas em tecido, que funcionam com caixas de som. A mesa de centro com base em mármore Donatello, musgos escandinavos e vidro tem desenho do escritório. (Divulgação)
22/47 - Cafeteria da Moda - Adriane Karkow. O teto de folhas em papel e as paredes em tom verde menta trazem frescor, além de destacarem o mobiliário assinado por nomes como Sergio Rodrigues e Jader Almeida. Nos detalhes, metal rosé e cristal dório garantem o ar sofisticado. (Divulgação)
23/47 - A Sala - Lídia Maciel. As paredes foram revestidas em laca acetinada. Pela primeira vez em Porto Alegre, é apresentada a obra The SchoolAthens, do artista Vik Muniz. (Divulgação)
24/47 - Living Social - Francisco Franck. Para equalizar o estilo entre o luxuoso e o contemporâneo, as paredes foram finalizadas em laca, que também ressalta o brilho no painel amadeirado. O veludo é uma tendência forte na moda, representada nos estofados da Gobbi Novelle. O sofá da italiana Natuzzi, aliás, é automatizado. Outro toque de design vem na luminária de pé Ktribe, de Phillipe Starck. (Divulgação)
25/47 - Área de Serviço - Cristiani Mörschbächer e Karina Vescovi Lopes. Com apenas 12m² à disposição, a dupla apostou em linhas retas e tons de cinza e branco para criar uma sensação de amplitude. Elementos na textura de madeira e pedra natural, além de detalhes em preto e uma coleção de terrários, pontuam sem comprometer o resultado clean. Na bancada, o Vulcana Stone Venatino, da Qualitá, combina resistência e visual limpo. (Divulgação)
26/47 - Lavabos do Café - Danixa Kuhn, Fernanda Stapenhorst e Natália Kuhn. Neste espaço de transição, a permanência é estimulada pelos grafites e obras de arte, em uma forma de exposição inspirada em viadutos, muros e metrôs das cidades. O tijolo Naturale reforça o apelo urbano nas paredes. Para contrastar, o clássico se faz presente no sofá branco curvo sob medida, nos espelhos e no piso Marmo D'oro. (Divulgação)
27/47 - Lavabo Funcional - Cristiane Araujo. As bancadas com toras de madeira e pés de ferro reciclado, criadas pela profissional, confirmam a proposta industrial do espaço. Louças e metais na cor preta são Deca. Outra ideia nesse estilo vem nas portas que vestem couro com tachas. Para trazer cor, piso em ladrilho hidráulico artesanal da Dalle Piagge. (Divulgação)
28/47 - Home Office do Casal - Carol Fernandes Heck e Gustavo Heck. Duas estações de trabalho foram organizadas lado a lado e, entre elas, foi posicionada a mesa de reuniões com TV touch. A marcenaria utiliza melamina Carvalho. A estante ortogonal de ferro preenchida com módulos quadrados acrescenta volume, atua como guarda-corpo da escada e permite efeitos de iluminação. (Divulgação)
29/47 - Escritório Clássico - Suellen Ribeiro. O estilo clássico foi depurado para atingir a funcionalidade, preservando a característica imperial do mobiliário em laca, com detalhes boleados e chanfrados. O projeto ainda revela algo da riqueza sulafricana, representada no couro da moldura da TV e na coleção de fotografias e imagens. (Divulgação)
30/47 - A Sala de Jantar - Johnny Thomsen. O espaço de 30m² é delimitado pelas paredes com boiseries invertidas cortadas a laser e dois biombos de Aristeu Pires, que também assina a mesa com tampo em Corian. O aparador laqueado em azul foi fixado, emoldurado pela estrutura em ferro e pelo papel de parede de Yana Svetlova para Manjabosco. No piso, lâminas de Copaíba foram raspadas para trazer um aspecto antigo. (Divulgação)
31/47 - A.MA Restaurante - Lisiara Camargo Simon. A bossa nova embala o projeto, onde a arquitetura celebra a afinidade com a fauna e a flora. No recanto iluminado pela bay window, todo o conforto das poltronas Yori, de Ronald Sasson. (Cristiano Bauce)
32/47 - Cozinha Gourmet - Paula Lino. O vidro branco define a identidade do projeto. O material, com tecnologia que não arranha, reveste todo o mobiliário, com gavetas e portas automatizadas - os paneleiros descem do armário aéreo com um simples acionamento. Na ilha central, a pedra mineira Vitória Régia confere um ar nobre. Para aquecer, banquetas em couro natural e piso de madeira. (Divulgação)
33/47 - La Terraza - Janynne Meneghetti e Maria Eugênia Carvalho. O jardim gourmet de 80m² abriga sob o pergolado em madeira diferentes áreas de estar. Elas se distribuem em meio a hortas que perfumam o espaço com aromas de canela, pimenta, café, anis. O mobiliário em corda colorida colabora para o clima leve e natural, com um apelo artesanal. (Divulgação)
34/47 - Suíte Luxo - Andréa Magalhães. A inspiração vem dos hotéis de luxo de Barcelona e Milão, transformados em lar. O mobiliário de formas limpas e contemporâneas dialoga com a marcenaria exclusiva. Placas em cimento branco moldado deixam a parede de 5m de altura ainda mais interessante. Para aquecer, piso em madeira natural com toque acetinado, paginando os 61m². (Divulgação)
35/47 - Terraço Jardim - Paulo Hoffmeister Neto. Conforto e interação são duas palavras-chave do projeto, que ocupa 113m². Foram criados dois pergolados em madeira de garapeira, decks e uma praça central com chão de brita onde os visitantes circulam à vontade. Para relaxar, sofás da Jasmin Mac. (Divulgação)
36/47 - Lounge Gourmet - Juiana Carvalho, Camila Sanguiné e Heloisa Bocorny. O mármore Victoria Falls é o principal revestimento, na lareira e nas bancadas. Nestes 50m² divididos entre lounge e cozinha, outro destaque são as cadeiras e banquetas de Daniella Ferro Gil, assim como as luminárias da Boutique dos Lustres produzidas em parceria com o escritório. (Divulgação)
37/47 - Suíte do Bebê - Mariana Fogliato. Um espaço sem gênero e brasileiríssimo, inspirado na modernista Tarsila do Amaral. No teto, os rodameios de 3cm da Santaluzia, pintados em verde, reduzem a escala do pé-direito. Junto ao berço, o papel de parede foi pontuado com luzes de fibra ótica. A cadeira de balanço Gisele em corda de algodão é de Aristeu Pires, que também assina o cabideiro Tarsila. (Divulgação)
38/47 - Suíte para Estar - Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira. A sala de banho integrada ao dormitório e ao estar recebe piso de madeira natural e não abre mão do verde das plantas, para refrescar e colorir. A bancada utiliza mármore branco paraná, enquanto a marcenaria foi executada em melamina carvalho hanover. (Divulgação)
39/47 - Sky Lounge - Daniel Wilges. A tecnologia conversa com elementos naturais. O forro tem algo de lúdico, no papel de parede. Nas paredes, placas de concreto, enquanto o piso recebe uma massa única de tecnocimento. Tanto as poltronas Sky como as luminárias em latão dourado foram desenhadas pelo escritório. (Divulgação)
40/47 - Lavabo Masculino “Le Male Terrible” - Edgar Rochell. O elemento-chave é o mosaico de pastilhas de vidro da Colormix, que reproduzem o torso do marinheiro que estampa o frasco do perfume Le Male, do estilista Jean Paul Gaultier. Listras do estilo navy são replicadas nas ripas de madeira que delimitam o espaço. (Divulgação)
41/47 - Lavabo da Blogueira - Carine Reiter, Francéli Ferreira e Bruna Franz. A blogueira pode finalizar o look do dia no espaço, com lugar para make, acessórios e um grande espelho. Móveis Florense apresentam o acabamento oxidado prata e puxadores dourados que lembram as alças das bolsas Chanel. Banquetas da Adresse trazem uma lapidação que acentua a sofisticação. (Divulgação)
42/47 - Grande Hall - Henrique Steyer. Mármore, bronze e latão dourado. Os acabamentos não deixam dúvidas quanto ao estilo clássico, atualizado com o geometrismo futurista dos balcões da recepção em lapidação diamantada. A paginação espinha de peixe, que costuma ser utilizada em pisos de madeira, ganha versão em quartzito branco com polimento fosco. Ao fundo, a poltrona assinada pelo arquiteto recebeu tecidos franceses de antiquário. (Divulgação)
43/47 - Living Jovem - Paula Schwartz. Uma sala para diversão em família. O ambiente que busca a interação dos filhos com os amigos, pais e avós. Através do intercâmbio de atividades atrativas como games, instrumentos, livros, esportes, stand up e skate. O cenário possui uma pegada underground, que está relacionada com a forma de expressão através das artes, principalmente pela cultura urbana contemporânea. O urbano se demostra no estilo industrial que é a base do ambiente. (Divulgação)
44/47 - Morada da Praia - Michel Reis Eberharth e equipe. Texturas aconchegantes e rústicas são o ponto de partida do projeto, que elege móveis de design em madeira e estofados em couro. Tons claros e muita iluminação natural garantem o clima leve que remete ao viver litorâneo. (Divulgação)
45/47 - Chef’s Table Club - Dany Bittencourt e Wagner Costa. Nada é efêmero neste espaço de 100m², que recebe o maior evento gastronômico do país. Nas paredes, lâminas de madeira natural e paredes em concreto, com releitura de técnicas vernaculares, contracenam com a bancada em pedra sabão, material escolhido pelo vínculo com a arte e a culinária. Ao fundo, surge como uma obra de arte o mármore Moulin Rouge, avermelhado com rajados verdes. Luminárias da Moooi, telas de Iberê Camargo e mobiliário assinado por Artur Casas, Achille Castiglioni, Ron Gilad e outros nomes ganham destaque. (Divulgação)
46/47 - Garagem Renault - Cristina Da Luz e Davi Alexandre Heissler. O espaço é único e integrado, com fachada em pele de vidro que permite visualizar o lounge gourmet e o estar. Para surpreender, a dupla aposta no delicado azul do sofá de Pedro Mendes, em detalhes dourados e no mármore iluminado da bancada. A iluminação é destaque e se infiltra nos ripados de MDF, um dos vários materiais sustentáveis utilizados no projeto. (Divulgação)
47/47 - Superloft - Luiz Sentinger. A estante em laca acetinada azul possui detalhes de iluminação em LED. Ela divide a atenção com o sofá curvo na cor bordô e as poltronas verdes. A madeira clara abraça paredes e vigas, para acentuar a sensação de conforto. (Divulgação)