O casarão da Avenida Rui Barbosa recebe espaços inspirados no contemporâneo para as famílias modernas
Atualizado em 03 out 2017, 16:04 - Publicado em 21 set 2017, 08:00
(Rogério Maranhão/)
01/45 - Estar do Foyer - André Azevedo e Josemar Costa Jr. Em contraponto ao estilo colonial do casarão, esse ambiente foca no design brasileiro contemporâneo. A poltrona Aspas de Sérgio Rodrigues marca sua presença junto de uma estante repleta de peças de arte e artesanato nordestino. Na parede, ao fundo, uma fotografia de Renato Filho abordando o tema transexualidade e androgenia fica em destaque. (Rogério Maranhão)
02/45 - Loft do Jovem Rapaz - Marylia Nogueira. Em apenas 27 m², o ambiente consegue integrar, de maneira fluida, o estar, uma cozinha funcional, jantar, quarto e banheiro. O mobiliário tem desenho autoral e personalizado em azul safira e tons metalizados, que conferem um ar masculino, jovem e elegante ao espaço. (Rogério Maranhão)
03/45 - Lavabo do Andar - Ana Maria Freire e Camilla Pereira. O ambiente faz uso do vitral do casarão para criar um espaço feminino e elegante. Paredes semi-descascadas e cordas ficam juntas das pinturas em laca, espelhos, prateleiras em vidro e quadros translúcidos presentes no ambiente. (Rogério Maranhão)
04/45 - WC Público Funcional - Graciely Nery e Eveline Carvalho. O ambiente propõe uma reflexão em um local inesperado. Ao invés de um espelho acima das cubas, fica uma imagem que remete à natureza. O objetivo é questionar o individualismo e o culto a autoimagem. (Rogério Maranhão)
05/45 - Biblioteca Coleções - Igor Borba. Um mix de obras de arte pernambucanas e iluminação cuidadosa conferem ao espaço um ar inovador. Esse ambiente ocupa o centro do casarão e propõe aos visitantes um percurso dinâmico permeado com a cultura nordestina popular e contemporânea. (Rogério Maranhão)
06/45 - Armazém do Artesanato Sebrae - Roberta Borsoi. Para esse ambiente, a arquiteta concebeu um espaço inteiro em madeira, para estar em diálogo com as peças de artesanato expostas. As prateleiras possuem iluminação embutida e o local como um todo tem luz difusa para valorizar os produtos. Um papel de parede de cor forte, acrescenta profundidade ao Armazém. (Rogério Maranhão)
07/45 - Coworking sustentável - Adriana Porto e Luciana Neves. O ambiente é um espaço ecológico. A estrutura de aço usada na construção é 100% reciclável e não gera resíduos, a refrigeração é feita pela bomba da piscina, alimentada por placas solares. As profissionais integraram as árvores presentes no casarão ao seu ambiente e investiram em green walls e cobogós para ventilação natural. (Rogério Maranhão)
08/45 - Terraço Gourmet - Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão. As arquitetas criaram o ambiente tendo em mente um casal jovem que adora receber e cozinhar para os amigos e família. Os elementos de madeira e o piso cimentício contrastam com o mobiliário de design. Uma estante de alumínio onde obras do artista Manuel Dantas Suassuna estão expostas, completam o espaço. (Rogério Maranhão)
09/45 - Terraço dos Manguinhos - Ana Madalena Albuquerque e Newman Belo. O local foi elaborado para ser um espaço de convivência e contemplação dos jardins. Esse ambiente gourmet tem adega, frigobar e uma mesa de degustações com uma lamina de espelho bronze. (Rogério Maranhão)
10/45 - Cozinha Gourmet Açúcar - Ana Cristina Cunha. O ambiente reúne em um único espaço a sala de estar e a de jantar. A inspiração para o projeto foi a tradição pernambucana do cultivo de cana-de-açúcar e traz por isso, logo na entrada, do espaço com um painel com a técnica da xilogravura assinada por Pablo Borges, neto do grande xilogravurista J.Borges. O mobiliário é moderno e funcional em tons claros. (Rogério Maranhão)
11/45 - Quarto do Bebê - Renata Paraíso, Manoela Pires, Thiago Valença. As cores vibrantes de grafismos geométricos desconstroem a ideia tradicional de quartos de criança. (Rogério Maranhão)
12/45 - Lounge de Saída - Sandra Bione e Luiz Canto. No ambiente, os profissionais criaram um espaço neutro, clássico e sofisticado. O lounge é dividido em duas áreas, uma interna e outra externa, sendo o trabalho paisagístico responsável pela integração. Texturas, designers brasileiros e obras de arte personalizadas completam a atmosfera. (Rogério Maranhão)
13/45 - Zen Mini Spa da Família - André Dantas e Maury Santana. Os elementos naturais, como pedra e madeira trazem tranquilidade para o ambiente. Louças inglesas da banheira e do piso do banho foram preservadas e reinventadas para proporcionar o máximo de aconchego e acolhimento. (Rogério Maranhão)
14/45 - Lounge Bar - Rafael Amaral Tenório e Fran Menegotto. O local é um espaço que promove experiências. O estilo rústico, com elementos que remetem ao tribal, além do grafismo no teto fazem o Pub um ambiente exótico, tropical e inesperado. (Rogério Maranhão)
15/45 - Café do Pátio - Acácio Costa e Viviane Manzi. A luz baixa programada, cores mais sóbrias, materiais nobres e estilo rústico fazem do espaço um ambiente calmo, perfeito para apreciar um bom café em boa companhia. (Rogério Maranhão)
16/45 - Estar da Tarde - Tony Pedrosa. O arquiteto teve em mente a relação do homem com a natureza para elaborar este ambiente. A sofisticada estrutura metálica permite a vista panorâmica do casarão e do jardim. (Rogério Maranhão)
17/45 - Living Principal - Romero Duarte. O espaço mescla o melhor do morar do século XIX com toques contemporâneos. O mobiliário é de Antonio Citterio e Jader Almeida e as obras de arte ficam, por conta de Emanoel Araujo e de Carlos Pragana. (Rogério Maranhão)
18/45 - Lounge Renault - Ana Paula Cascão. Versatilidade e conforto caracterizam o Lounge Renault. Esse ambiente é moderno e descontraído, perfeito para receber amigos, conviver com a família, ver um filme no telão retrátil ou jogar uma partida de poker. (Rogério Maranhão)
19/45 - Varanda do Casal - Ana Carolina Pitanga e Lígia Garcia. Para essa varanda, as profissionais quiseram criar um espaço de contemplação, descanso e tranquilidade. O piso de ladrilhos revitalizado funciona como um tapete para um sofá ladeado pela premiada poltrona Veleiro. (Rogério Maranhão)
20/45 - Sala de Jantar - Luiza Nogueira e Simone Lima. Cadeiras de Sergio Rodrigues e uma mesa de jantar de Jacqueline Terpins compõe o ambiente. As arquitetas acrescentaram obras de arte para completar a atmosfera arrojada do espaço. (Rogério Maranhão)
21/45 - Refúgio de Vidro VIVIX - Humberto e Analice Zirpoli. Buscando a integração e a permeabilidade com o jardim no entorno, os profissionais elaboraram um espaço estruturado em vidro em aço. A transparência permite que o visitante veja todo o casarão enquanto descansa e aproveita o Refúgio. (Rogério Maranhão)
22/45 - Loft da Adolescente - Lorena Pontual, Elza Mendonça e Giuliana Zirpoli. Para o ambiente, as profissionais imaginaram o estilo de uma jovem estudante de moda, cheia de personalidade. Equipamentos hi tech, peças de design assinadas por estilistas e iluminação planejada compõem um espaco multifuncional, feminino e charmoso. (Rogério Maranhão)
23/45 - Wine & Gin Bar - Diego Ferraz. Uma grande mesa azul de linhas orgânicas envolvendo uma árvore central. O objetivo é criar um espaço elegante, porém despojado, ideal para conviver e confraternizar. (Rogério Maranhão)
24/45 - Escada Foyer - Luciana Dias e Mariana Carvalho. As profissionais Luciana Dias e Mariana Carvalho projetaram o ambiente para ser um espaço de sofisticação. A iluminação direcionada e os espelhos valorizam o mobiliário, selecionado para unir o clássico ao contemporâneo, em um ambiente atemporal, confortável e elegante. (Rogério Maranhão)
25/45 - Deck da Piscina - Fred Mota e Renata Berenguer. No espaço, os profissionais acrescentaram às duas esculturas neoclássicas, já presentes no casarão, uma base de madeira reciclada e uma piscina executada especialmente para o ambiente. O mobiliário moderno, em tons que vão do claro até o amarelo e o turquesa, junto do projeto luminotécnico feito pelo paisagista Luciano Lacerda criam uma atmosfera única, relaxante e tropical. (Rogério Maranhão)
26/45 - Varanda do Boulevard - Lucianna Pimentel e Paulo Azul. O verso “A vida é a arte do encontro” de Vinícius de Moraes inspirou os profissionais a elaborarem o projeto. O design brasileiro e francês acrescido dos tons claros e presença de plantas criam uma atmosfera calma para ler, descansar e conviver. (Rogério Maranhão)
27/45 - Closet com Sala de Estar - Sonia Beltrão, Gabriel Beltrão e Kátia Carapeba. A elegância discreta do branco define o espaço. Esse ambiente minimalista usa papeis de parede e um tapete iraniano envelhecido para completar sua proposta de forma equilibrada. (Rogério Maranhão)
28/45 - Iluminação Externa - Carlos Fortes. As árvores frutíferas do casarão- mangueiras, jambeiro, cajueiros, jamelão, entre outras- receberam o trabalho do profissional. O objetivo foi valorizar a arquitetura do casarão bem como as intervenções artísticas que ele recebeu. (Rogério Maranhão)
29/45 - Louceiro - Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim. É um espaço para guardar memórias. Em tons claros e com iluminação cuidadosamente direcionada, esse ambiente é perfeito para manter coleções de louças, objetos herdados e lembranças. (Rogério Maranhão)
30/45 - Sala de Convivência da Família - Marcia Nejaim e Suzana Azevedo. A ideia das profissionais foi de romper com a cultura contemporânea do isolamento e promover o convívio que revigora e motiva. A Sala é toda integrada e foi projetada para que famílias possam desfrutar da companhia alegre uns dos outros. (Rogério Maranhão)
31/45 - Jardim da Piscina - Luciano Lacerda. O profissional se inspirou no paisagismo contemporâneo para criar esse ambiente. Folhagens ornamentais, ricas em nuances, formas e texturas com plantas exuberantes dão um ar exótico a esse espaço. (Rogério Maranhão)
32/45 - Lounge de Entrada e Bilheteria - Luciana Aguiar. As cores quentes e os diferentes tipos de cadeiras, bancos e poltronas recebem os visitantes da mostra. O ambiente mistura o clássico ao contemporâneo. Um painel treliçado no MDF, piso em porcelanato preto propositalmente arranhado, parede em porcelanato reguado amadeirado e forro com papel de parede que lembram galhos secos de uma árvore somados a uma iluminação pensada para jogos de luz e sombra convidam a permanecer e conhecer o casarão. (Rogério Maranhão)
33/45 - Restaurante Toscana Concept - Fernanda Antunes e Milena Sotero. As composições geométricas e a iluminação, feita por fitas de LED em diagonais, conferem dinamismo e elegância ao Restaurante. (Rogério Maranhão)
34/45 - Suíte do Casal - Diogo Viana. Os tons neutros e o uso de madeira fazem da suíte um espaço perfeito para colecionar fotografias e obras de arte. A cama, o biombo e os tecidos foram desenhados pelo arquiteto espacialmente para o ambiente. (Rogério Maranhão)
35/45 - Jardim do Casarão - Lizandra Mendonça Ribeiro, Nathalie Mendonça Ribeiro e Renata Sampaio Romaguera. Um espaço para se contemplar. Ainda que esse ambiente tenha feito parte da edição do ano passado da CASACOR Pernambuco, o jardim não deixou de inovar: uma variedade de vegetação, beocarnes e iluminação direcionada fazem desse espaço um verdadeiro refúgio. (Rogério Maranhão)
36/45 - Galeria de Arte Iquine - Juliana da Mata. O espaço propõe uma nova forma de expor obras de arte. Uma instalação artística dos latões da tinta Iquine empilhados criam um fundo para os quadros. O piso foi feito com madeira de demolição e o mobiliário foi desenhado pela própria Juliana. (Rogério Maranhão)
37/45 - Clube do Vinho - Anely Camarotti, Flávia Ebrahim e Roberta Reis. Sofisticada e acolhedora, essa adega conta com um espelho cristal e suportes iluminados em acrílico, para que as garrafas fiquem suspensas como jóias. (Rogério Maranhão)
38/45 - Átrio - Mario Baô. O ambiente é um local de “boas-vindas” aos visitantes da mostra. O espaço é um salão de 35 m² dividido em três áreas. Obras de arte de artistas como Pragana (PE) e Demétrius Coelho (RN) ganham destaque junto dos materiais naturais e tons neutros utilizados para criar uma atmosfera elegante e sóbria. (Rogério Maranhão)
39/45 - Toilette da Adolescente - Luciane Pereira Barreto dos Reis e Tatiana Maciel Yamamoto. Uma variedade de materiais, texturas, uma bancada multifuncional, separada da cuba e o tom vibrante de vermelho fazem desse um espaço divertido e jovem. (Rogério Maranhão)
40/45 - Lavabo - Guilherme Eustachio e Daniela Lins. A atmosfera onírica do Lavabo de Guilherme Eustachio e Daniela Lins é composta pelas esculturas, reflexos e iluminação direcionada. Esse ambiente criativo, além de inusitado, também segue os padrões sustentáveis. (Rogério Maranhão)
41/45 - Living da Música - Camila Horta, Eduarda Jungmann e Isis Almeida. Esse espaço despojado e contemporâneo é equipado com tudo que um apreciador da música poderia desejar: um móvel em acrílico, projetado pelo escritório, atende as necessidades do colecionador com toca discos, equipamentos de som e apoio de bar, além um sistema de iluminação automatizada, capaz de transformar o living no espaço ideal para ler, ouvir ou praticar. (Rogério Maranhão)
42/45 - Living Garden - Gisa Agra, Katya Veras e Marcela Salazar. O ambiente tem um estilo minimalista sóbrio. Isso não significa que ele seja desprovido de belas peças de design, como a poltrona Dora de Jader Almeida, em destaque na cor cereja, assim como as mesas laterais Ville e DW, o clássico banco Mocho e cadeira DAAV, do icônico Sérgio Rodrigues. (Rogério Maranhão)
43/45 - Living da Praia - Sumaya Duarte e George Casé. O living é um ambiente para relaxar longe dos clichês. Os profissionais não se restringiram a decoração náutica e a paleta pastel e azulada. Tons de verde, azul e lilás, estão presentes nos detalhes de finalização, nos objetos de decoração e nas obras de arte, além de uma representação elaborada para o espaço em vídeo do mar. (Rogério Maranhão)
44/45 - Living e Sala de Leitura - Luiz Dubeux e João Vasconcelos. O espaço mantém características originais do casarão como forro, adornos e esquadrias e os incorporam à iluminação de led de última geração, automação e estruturas metálicas para criar um novo espaço, com ar de modernidade. (Rogério Maranhão)
45/45 - WC do Casal - Marcelo Teixeira. É um espaço rústico e elegante ao mesmo tempo. Ele é equipado com cuba dupla, banheira, área para chuveiro separada e penteadeira, todos com linhas simples e traços em dourado. (Rogério Maranhão)
Os 45 ambientes da 20ª edição da CASACOR Pernambuco ocupam mais uma vez o casarão histórico das Graças, na cidade de Recife, do dia 22 de setembro até o dia 12 de novembro. Neste ano, a mostra tem o tema “Foco no Essencial” e desafiou os 82 profissionais do elenco a criarem espaços sintéticos, funcionais e, é claro, belos e aconchegantes. A inspiração para os projetos foi a família moderna. Livings, cozinhas e quartos foram pensados especialmente para promover a convivência e o lazer de seus ocupantes. Jardins e até uma piscina completam a atmosfera casual da mostra.
Neste ano, os visitantes ainda podem desfrutar de novidades: cafés, bares e restaurantes atendem o público para proporcionar uma experiência completa de bem-estar. Os 2.678 m² do casarão tombado do século 19 se enchem de memórias familiares juntas com o melhor do design e da arquitetura na CASACOR Pernambuco 2017!
SERVIÇO CASACOR PERNAMBUCO 2017 QUANDO? 21 de setembro a 12 de novembro de 2017 De terça a sexta-feira das 16h às 22h Sábados das 14h às 22h Domingos e feriados das 14h às 21h Datas sujeitas a alterações