A CASACOR Bolívia 2022 retorna ao centro de Santa Cruz de la Sierra com 35 ambientes inspirados no tema "Infinito Particular"
Atualizado em 24 mai 2022, 12:08 - Publicado em 16 mai 2022, 17:08
(Alvaro Mier/)
01/35 - Alejandra Saucedo e Daniela Saucedo - Oasis. Alejandra e Daniela Saucedo criaram um Oásis num espaço com uma superfície de 90 m2. Trata-se de uma sala de convívio e bar coberto por uma estrutura revestida a placa de cimento e tecto falso pintado a efeito mármore. Sua fachada ventilada possui revestimento em tons de calce antracite e nero greco, tendência em design; esta última cor é aplicada ao balcão em porcelana, em bom contraste com o inox dos utensílios de cozinha e a madeira das gavetas e prateleiras. O piso parece madeira e pedra, enquanto os móveis champanhe, azul marinho e azul claro dão um charme especial a todo o ambiente. (Alvaro Mier)
02/35 - Kelly Leite - Loft Memorias. Se gosta de viajar, vai querer viver no Loft Memorias. Kelly Leite projetou-o para que sua jornada nunca termine; inspirado em um quarto de hotel, traz um visual completo para o exterior e um interior cheio de memórias. Ao entrar, chama a atenção um móvel verde oliva que cobre todo o loft, cumprindo a função de quitinete, sala de jantar, bar, televisão, guarda-roupa e um cantinho de lembranças. Os tons terrosos prevalecem no ambiente com a conexão inigualável do verde inspirado no que o exterior pode nos dar. Cada móvel foi pensado e escolhido para que a vida seja um prazer constante e onde não faltem experiências maravilhosas. (Alvaro Mier)
03/35 - José Diego Torrico - Estar Íntimo. A Sala Íntima de José Diego Torrico rompe com qualquer ideia de sala de televisão! O profissional concebeu-o de forma circular, onde o protagonista é uma antiga lareira. Por outro lado, foi criada uma abóbada no tecto, evocando claramente uma gruta e necessária para atingir a inspiração do ambiente: o fogo da pré-história. Com o mesmo propósito, nos 40 m de superfície há detalhes como madeira, pedra e couro, acompanhados de pinturas de pinturas rupestres. Em uma das paredes, um revestimento rochoso se ergue do piso, que marca um contraste com o azul dos vidros das janelas e o teto no tom do equinócio de outono. (Alvaro Mier)
04/35 - Alejandra Iriarte e Alejandro Diez de Medina - La Vie en Rose. Seu nome imediatamente nos lembra Edith Piaf e os elegantes cafés parisienses da época de ouro. E, de fato, La Vie en Rose é uma cafeteria com estrutura linear, com quase 25 metros de percurso em rosa e poucos detalhes em champanhe e dourado; um laminado que emula o mármore carrara confere elegância ao ambiente projetado por Alejandra Iriarte e Alejandro Diez de Medina. O balcão da confeitaria —onde será instalada a confeitaria Yayoi para atender os visitantes— será seguido por mesas com cadeiras, banquetas, poltronas e até uma rede individual. Um espelho no final do espaço dá imensidão ao local. (Alvaro Mier)
05/35 - Betty Ibáñez - El Origen Natural. Retornar à origem às margens de um lago natural é a proposta de Betty Ibañez da CASACOR Bolívia. Sua criação decorre da ideia de conectar o ser humano com a natureza e preservar a flora e a fauna do entorno. O profissional conseguiu um espelho de água livre de produtos químicos, com peixes se movendo entre a areia e as pedras, proporcionando um refúgio natural. Ele fundiu colunas de plantas com cestas tecidas para contemplação de diferentes escalas. O local é complementado com móveis feitos de tecidos, conseguindo um espaço rústico onde a origem dos materiais é reavaliada. (Alvaro Mier)
06/35 - Anita Fernández - Terraza de Bienvenida. Este ano, Anita Fernández resgatou conhecimentos ancestrais de alguns povos indígenas da Bolívia; seu fio condutor eram as tinturarias. Ele as aplicou a artigos no Welcome Terrace, seu espaço designado na exposição. É uma espécie de estufa, com o charme das plantas nativas da região. O estofamento do sofá é feito com garabatá, fibra vegetal tecida pelo povo Ayoreo da comunidade de Tobité. Por outro lado, exibe um tapete feito por indígenas de quatro comunidades Quechua e Aymara; É feito de lã de alpaca e tingido com folhas de coca. O local homenageia estudiosos da flora, como Noel Kempff e Elvira Espejo, e relata as florestas protegidas. (Alvaro Mier)
07/35 - Eduardo Baldelomar - Casa Argos. A Casa Argos é um projeto biográfico, inspirado no espírito aventureiro de um pescador, amante da natureza e dos rios da região. Eduardo Baldelomar cria um espaço de 180 metros quadrados, que reflete a essência do navegador, incorporando elementos naturais como pedra, água e madeira, além de cores claras que geram um equilíbrio emocional e espiritual, santuário, um lugar ideal para desfrutar sozinho ou com amigos. Sua suíte master, ampla sala de estar, sala de jantar e cozinha, que podem ser vistas do pátio externo, se conectam e interagem em total harmonia e criam paz. (Alvaro Mier)
08/35 - Andrea Abdelhalin e Belén Suarez - Panadería Gourmet. Para construir a Padaria Gourmet, Andrea Abdelhalin e Belén Suárez se inspiraram em uma vila toscana, por isso o arco na entrada da sala de jantar diária e o mural vintage que brilha no ambiente, onde também está representado o tradicional forno de barro. A parede principal é feita de tijolo rústico, também projetado para alcançar a ideia de um local antigo. O piso é feito de porcelanato semelhante a tábuas de madeira, de acordo com a mesa principal onde o pão é preparado. Sob o mesmo conceito, uma estrutura de ferro pende do teto com elementos típicos de uma cozinha campestre. (Alvaro Mier)
09/35 - Carlos Morales - Baños de la Piscina. O ambiente de Carlos Morales destaca-se pela pureza e sofisticação. O hall é composto por cerâmica marmorizada em cores neutras, acompanhada por um acabamento ondulado em tom natural que enfatiza uma penteadeira elegante. O espaço também se destaca pela forma extravagante de algumas poltronas, que criam um ambiente aconchegante e confortável, combinando assim o hall com uma área de espera. Dentro você pode ver as torneiras douradas e as pias pretas foscas que têm um formato peculiar. O mesmo ripado também é encontrado em tom preto semi-fosco na parede dos cubículos do banheiro. O cimento queimado em um tom cinza adiciona um toque rústico, enquanto as letras em neon adicionam apelo visual. (Alvaro Mier)
10/35 - Roberto Franco - Restaurante. Roberto Franco interveio no restaurante usado por hóspedes e visitantes do antigo hotel das Astúrias por muitas décadas. O projeto foi concebido com o desenho de vários ambientes: área de entrada, sala de jantar e área de terraço externo emoldurado pela vegetação do local. A proposta de design baseia-se em expor diferentes tipos de texturas e revestimentos em uma intervenção de linhas simples e contemporâneas, destacando padrões geométricos no piso e nas paredes. As janelas foram ampliadas para dar uma sensação de aconchego ao local. Para tornar o local imponente, foi construída uma arcada monumental paralela à fachada. (Alvaro Mier)
11/35 - Carla Blanco - Living Social. O minimalismo acolhedor está presente no espaço intervencionado por Carla Blanco, a Living Social. Um lugar para reunir a família e os amigos. Aqui o profissional opta pelo natural, como o uso de texturas em pedras, tecidos e cerâmicas. O mobiliário de design é feito de madeira clara, com formas arredondadas, com linhas simples que proporcionam leveza, modernidade e elegância. A madeira é um dos materiais estrela, aplicada nos caixotões e nos móveis. A aplicação de revestimentos com acabamento em pedra, peças artesanais e a incorporação da natureza farão com que os visitantes se sintam em casa. (Alvaro Mier)
12/35 - Brenda Quezada, Diego Iriarte, Iván Lengstorff e Renato Trujillo - Fusión Restaurante. Dois estúdios de arquitetura se uniram para projetar e administrar um restaurante. Este espaço está distribuído em dois níveis compostos por três salas: uma interna, o terraço aberto no piso superior e um bar no piso térreo, mesmo à beira da piscina. Estes locais são inspirados nas costas do Mediterrâneo, onde as texturas de pedra e madeira são combinadas com tons de areia e terracota. No entanto, os profissionais queriam dar um ar de idiossincrasia local, adicionando cerâmica Santa Cruz à decoração. (Alvaro Mier)
13/35 - Juan Carlos Menacho - Alma Camba. Alma Camba é um salão e sala social que homenageia Santa Cruz de la Sierra. Sua decoração destaca-se pelo mobiliário de design e detalhes típicos da região, incluindo pinturas de renomados artistas de Santa Cruz, como Herminio Pedraza e Roberto Valcárcel, entre outros; esta mostrando parte da cultura da cidade e seu movimento artístico. Sua área aberta voltada para a piscina e terraço confere amplitude ao ambiente, juntamente com o piso em porcelanato, cuja trama é influenciada pelos tecidos típicos das redes, conseguindo uma perfeita harmonia com os elementos de madeira que abraçam o ambiente; as cores azul e violeta que mancham o céu e as paredes criam uma sensação de nascer do sol. (Alvaro Mier)
14/35 - Carolina Steigleder e Olivia Moreno - Terraza Contemporánea. No primeiro andar do bloco principal do antigo hotel que este ano serve de cenário para a CASACOR Bolívia, Carolina Steigleder e Olivia Moreno intervieram em um espaço chamado Terraço Contemporâneo. No entanto, os profissionais cobrem também um espaço interior muito particular: trata-se de uma sala, de 14 m2, destinada a jogar cartas e desfrutar de um bom vinho da adega. Ao chegar ao terraço encontramos um oásis urbano, rodeado por muita vegetação... Um local ideal para descansar, apreciar a vista e tirar fotografias ao ar livre. Os visitantes podem desfrutar de uma excelente vista panorâmica da mostra de arquitetura, design e paisagismo. (Alvaro Mier)
15/35 - Harold Anzoátegui e Natalia Torres - Hall de Recepción. O Hall de Recepção abriga a bilheteria como elemento principal. Com sua arquitetura distinta de vanguarda, além de sua utilidade, foi projetada para se tornar uma escultura que não basta para apreciá-la de fora: por dentro, percebe-se uma mistura de luzes e texturas. A implantação da vida vegetal, dos materiais naturais e a presença da água geram um ambiente agradável e hospitaleiro, sendo a concepção do seu projeto: contemplar um espaço de acolhimento e espera com som, paisagem e cor para o visitante. O lugar perfeito para começar a explorar a exposição. (Alvaro Mier)
16/35 - Oscar Anglarill - Arte, Color y Diseño. Arte nunca faltou na CASACOR Bolívia, faz parte da essência da mostra. Nesta versão, Oscar Anglarill interveio 100 m de superfície para a galeria Arte, Design e Cor, na qual serão exibidas obras nacionais de artistas de diferentes estilos. Para abrigar essas peças, foram criadas três salas, cada uma com paredes de diferentes tonalidades e texturas, imitando cubos onde as pinturas são expostas. Para viver a experiência da arte e do design, os espaços propõem diferentes sensações, mas com a peculiaridade de estarem conectados uns aos outros por meio de um corredor de conexão. Os pisos também variam, de porcelanato preto a pisos coloridos, dispostos de forma a fascinar o público. (Alvaro Mier)
17/35 - Diana Canedo - La Casa del Árbol. Diana Canedo aproveitou um antigo abacateiro para construir a The Tree House. Mas, ao contrário daquelas construções para crianças, esta pode ser visitada por adultos para desfrutarem de suas atividades com eles. A estrutura de madeira de 15 m2 é sustentada por troncos de cuchi como estacas. A decoração do espaço interior é feita por artesãos, utilizando fios Chiquitano com pigmentos neutros, que harmonizam com o calor dos acabamentos da madeira natural. Da cama do segundo andar, através de uma clarabóia, você pode ver os galhos da árvore iluminados do lado de fora. Mas, sem dúvida, o mais interessante é sua adaptação ao modo de jogo das crianças de hoje, através de seu sistema de automação residencial: a voz é suficiente para controlar a luz, ativar e desativar a música e a televisão. (Alvaro Mier)
18/35 - Alfredo Aguilera e Karla Tarin - Comedor Mirador. Karla Tarin e Alfredo Aguilera evocaram o que viveram em casa durante a quarentena da covid; Por isso, decidiram criar um ambiente flexível que possa ser utilizado por toda a família e que se adapte às necessidades do pós-pandemia. Assim, o mobiliário oferece a possibilidade de poder cumprir diferentes funções graças à sua forma orgânica. A mesa foi feita sob medida em mármore travertino Navona, que faz um bom contraste com as cadeiras de madeira e couro que a acompanham. São 40 metros quadrados cheios de design e arte em cada esquina. Madeira, mármore e tons de terra criam um ambiente contemporâneo, muito aconchegante e acolhedor. Uma grande janela da permeabilidade visual para o exterior. (Alvaro Mier)
19/35 - Rodrigo Durán - Loft del Emprendedor. O Loft do Empreendedor é uma visão muito particular de Rodrigo Durán sobre o sucesso do empreendedorismo. Ele queria simbolizá-lo em prateleiras presas à parede da cozinha, cuidadosamente iluminadas para dar a sensação de estrelas. Com o mesmo objetivo, trabalhou-se no pé direito duplo do teto, mas também pela necessidade de dar amplitude ao espaço. A intervenção, em 85 m de superfície, respeitou ao máximo a estrutura da casa, ao ponto de reutilizar os seus materiais, entre eles algumas colunas diagonais. O branco reina por toda a casa, apenas quebrado pelo preto no piso e detalhes em laranja. As janelas do quarto oferecem vistas incomparáveis para o exterior. (Alvaro Mier)
20/35 - Fabiola Subirana, Lissy Añez e Verónica Paz - Master Suite. A Native Master Suite é inspirada em materiais da natureza. A textura da pedra, o verde da vegetação e o calor da madeira se somam aos tecidos regionais, que se mostram em seu tom natural. No local, foram utilizados tons vibrantes, mas ao mesmo tempo claros e quentes. Além disso, com a combinação de tecnologia inteligente, o site proporciona uma pura sensação de bem-estar mental, tão necessária nestes tempos. Funcionalmente, esse ambiente é um só: a suíte é a protagonista e isso é complementado pelos móveis do camarim, a sala íntima e a área do banheiro. (Alvaro Mier)
21/35 - Fabiana Vaca e Paula Vaca - Comer, Rezar y Estar. É um espaço versátil: o exterior conectado com o ambiente interior através de uma mesa de jantar que representa a união familiar. Fabiana e Paula Vaca intervieram; e tem 60 m de superfície. O ambiente é conectado por linhas orgânicas que acompanham o percurso e direcionam o visitante para o centro do espaço; na parte superior há um tecido feito à mão. À entrada, concebida como espaço espiritual, destaca-se uma pintura em alto relevo de Paula Vaca Machicao; em seguida, um sofá de formato orgânico leva à área reservada para compartilhar em torno de uma fogueira natural. (Alvaro Mier)
22/35 - Adriana Cirbián e Natalia Urenda - Baño Amazónico. A beleza da Amazônia inspirou Adriana Cirbián e Natalia Urenda a criar um banheiro de hóspedes que, no entanto, não poderia ser considerado rústico, embora haja vasos de plantas e parte das paredes e teto sejam revestidos com bambu. Da mesma forma, o espaço de 35 m de superfície, conta com materiais reutilizáveis como pedra natural e quartzo. É notório o cuidado que foi colocado nos detalhes para dar modernidade ao pequeno ambiente, que visa proporcionar tranquilidade aos usuários devido à influência da natureza. Para destacar, o vaso sanitário e a pia possuem um sistema sustentável que cuida do uso adequado da água. (Alvaro Mier)
23/35 - Ana Villagómez e Moisés Villagómez - Loft Refugio Natural. O Loft Refugio Natural de Ana y Moisés Villagómez é um espaço com uma superfície de 100 m2 em que arquitetura e paisagismo se misturam harmoniosamente. O apartamento estúdio é composto por sala, cozinha integrada, quarto e banheiro com closet, onde predominam os tons de cinza, a textura da terra e da madeira, tudo com o objetivo de criar uma aproximação com a natureza e proporcionar relaxamento aos os ocupantes. Com o mesmo interesse, no exterior pode usufruir de uma área social com jardins exuberantes, onde as plantas autóctones da região estão presentes em todo o seu esplendor. (Alvaro Mier)
24/35 - Andrea Vargas, Paola Blanco e Silvana Belmonte - Estación Esencial. Andrea Vargas, Paola Blanco e Silvana Belmonte são as autoras da Estación Esencial, espaço que busca destacar uma das áreas mais utilizadas dentro da exposição. Este design reconceitualiza a ideia de casas de banho de uso comum, proporcionando ao utilizador um local acolhedor, descontraído e equilibrado, criando uma sensação de bem-estar. Esta proposta envolve o tradicional com o contemporâneo, utilizando uma paleta dominada por tons de terra, artesanato e detalhes em tecido, que realçam a luz e o volume de cada espaço para criar um ambiente confortável; permite também a permeabilidade entre o interior e o exterior, com todas as suas áreas em constante diálogo entre si. (Alvaro Mier)
25/35 - Ariela Hossen e Maria Pia Hossen - Cocina Contemporánea. A Cozinha Contemporânea de Ariela e María Pía Hossen rompe com o tradicional, criando sua própria infinidade em um espaço ousado, estético e tecnológico. A cor amarela espalha um efeito amigável que agrada o visitante. São 45 m2 de superfície com espaços confortáveis e funcionais para preparar, mostrar, descansar e até ser protagonista da melhor comida. Os tons de cinza no piso, móveis de cozinha e balcão principal contrastam, da mesma forma que o branco do revestimento e das paredes onduladas. Uma sala foi preparada para o relaxamento de seus ocupantes, exclusivamente para convivência. (Alvaro Mier)
26/35 - Carlos X. Araúz e Fernando Justiniano - Bottega Mediterránea. A loja de Carlos Xavier Araúz e Fernando Justiniano é um local para evocar as pitorescas vilas do Mediterrâneo. Está montado na antiga copa do antigo hotel e não podia faltar os pormenores em tom azul cobalto e macramé, típicos daquela área geográfica. Bottega Mediterránea é calorosa e muito acolhedora para parar de fazer compras. O que podemos encontrar nele? A nova coleção de roupas de Hijos de Ramón, composta por camisas de algodão chiquitano e camisolas com detalhes pintados à mão. Além disso, há produtos com tecidos, pinturas em fotos e as famosas vacas CowParade. (Alvaro Mier)
27/35 - Roberto Franco - Living - Bar. O Living – Bar é um bar independente do Restaurante CASACOR Bolívia. A sua importância está em ser um ponto de encontro de amigos ou uma pessoa solitária à espera de companhia. Foi projetado por Roberto Franco, com um bar branco central com design escalonado exposto para degustações de destilados e coquetéis com capacidade para 15 pessoas; suas paredes e piso são revestidos em ônix branco fosco para ampliar o espaço e contrastar com o tom vermelho intenso do céu. A iluminação fraca dá uma atmosfera misteriosa e sofisticada para o visitante. (Alvaro Mier)
28/35 - Bruna Áñez e Guido Justiniano - Suite de Mellizos. As crianças são a alegria do lar e quando chegam duas vezes, a felicidade se multiplica e a casa necessariamente tem que ser ampliada. Na CASACOR Bolívia, Bruna Añez e Guido Justiniano intervieram em um ambiente de 32 m², inspirando-se na realeza para criar a Twins Suite. A gama de cores marfim perolado nas paredes e molduras reflete delicadeza e com a textura do tom bronze escovado nos móveis conseguem transmitir infinita harmonia e paz aos seus espectadores. O lugar aconchegante está equipado com a mais recente tecnologia em automação residencial, proporcionando calma, controle e segurança aos pais. (Alvaro Mier)
29/35 - Maria Belén Moreno e Luis E. Añez - Chevy Loft. Em 110 m de superfície, a desenhista industrial María Belén Moreno e o arquiteto Luis Eduardo Añez construíram um loft com garagem para abrigar o veículo oficial da CASACOR Bolívia. É um estúdio que por fora é uma caixa preta, mas por dentro torna-se colorido e rico em texturas graças às suas várias divisões. Um pórtico amarelo se destaca na fachada escura, em contraste com o pequeno jardim do pátio e a cachoeira montada sob uma escada. A madeira do piso e do teto ganha destaque neste espaço com ambientes criados para cada necessidade de seu habitante. (Alvaro Mier)
30/35 - Tassiana Oshiro - Patio Alberca. Pátio Alberca, um elemento icônico no antigo Total Asturias. Nele, Tassiana Oshiro quis homenagear seu passado hospitaleiro restaurando o ambiente, mas mantendo sua essência intacta. É uma sala social no pátio da casa, tão importante nas casas para reuniões. Um fator importante deste projeto é a sua arquitetura ambientalmente responsável, apresentando uma localização estratégica para a otimização da luz natural e o uso de materiais reciclados como parte da decoração da casa. Da mesma forma, possui um mecanismo de circulação de água e economia de energia, com o qual a água da chuva que abastece um reservatório é aproveitada ao máximo. (Alvaro Mier)
31/35 - Silvia Oliva - Casa Tropicalia. Silvia Oliva ficou perfeita para seu ateliê com estilo rústico-moderno em 40 m de superfície. A madeira é a protagonista do espaço; está no teto, no piso do banheiro e na área social que margeia a piscina. Aliás, este tem um revestimento bege para dar uma sensação de areia; no seu centro abriga uma ilha com palmeiras existentes no terreno antes da intervenção. Continuando com o objetivo do nativo, na cabeceira da cama foi trabalhado um reboco de barro com detalhe de barro e escolhidos móveis feitos de fibras naturais. Em suma, a casa traz à mente aquelas memórias do passado que são impossíveis de esquecer e sua fusão com o meio ambiente é irrefutável. (Alvaro Mier)
32/35 - Iris Rojas - Nómada Digital. Certamente você ficou impressionado com os "contêineres" brancos que viu quando chegou à CASACOR Bolívia. No entanto, eles não são; São duas estruturas feitas com painéis metálicos removíveis e revestidas com calamina; Seu interior é feito de aglomerado revestido de resina. Os blocos, um em cima do outro, são ligados por uma escada. A parte inferior é um espaço para coworking circunstancial neste caso, para uso dos profissionais da feira ou para um visitante que tenha urgência de terminar um trabalho pendente; Tem mesas, cadeiras e sofás. A área superior conta com mesa de reuniões, sofá e poltronas para quem quer transmitir com aquele conforto. (Alvaro Mier)
33/35 - Natalia Murillo - El Jardín del Edén. Natalia Murillo construiu um espaço único: o Jardim do Éden. É um pomar rico em flora exótica, como a musa de Sumatra e a Calathea lutea. Talvez o ponto mais atrativo desse ambiente seja sua piscina natural, repleta de vegetação e carpas carpas; Nele, foi utilizada a tecnologia do laguismo, que é tendência atualmente, que permite nadar e interagir com os peixes em águas cristalinas e sem cloro. Cobrindo os 181 m de superfície intervencionada, encontram-se esculturas em bronze (Édgar Márquez) inspiradas na pureza das crianças, impressionantes entalhes de aço simulando folhas de bananeira e móveis em tom alaranjado; um deles é ideal para uma boa fotografia. (Alvaro Mier)
34/35 - Taynara Wazilewski - Casa de Cristal Térmica. Se você procura o espaço de Taynara Wazilewski na CASACOR Bolívia, procure a coluna de cor fúcsia da Casa de Vidro Térmico. Com uma superfície de 152 m, esta propriedade está construída com uma fachada em blindex solar e janelas que reduzem a entrada de calor até 70%. Como proteção, inventou treliças de madeira para pérgulas que abrigam poltronas e redes, e para um lado da casa. O projeto utiliza o preto em parte do teto e em algumas paredes e colunas, em contraste com a madeira, o piso e demais paredes em tom claro; o quarto se destaca pelo tom verde, combinando com as portas do guarda-roupa feitas de chapas de bronze. Esculturas de animais fazem parte da decoração super atual. (Alvaro Mier)
35/35 - Maria Eugenia Mercado e Rodrigo Jiménez - Fraterno A imagem gráfica do antigo hotel das Astúrias é um toborochi e bem ao lado do bloco principal da propriedade ergue-se uma dessas árvores. María Eugenia Mercado e Rodrigo Jiménez aproveitaram para montar um espaço de lazer ao seu redor, onde as pessoas podem compartilhar momentos agradáveis. Fraterno é o seu nome e os seus 140 m de superfície têm uma churrasqueira com elementos modernos e antigos, como o seu forno a lenha, por exemplo. É praticamente uma cozinha aberta, com uma grande mesa de madeira para uso de 20 pessoas. Uma pérgula de vigas de madeira e ferro protege o ambiente já quente. (Alvaro Mier)