CASACOR
Ambientes

CASACOR Bahia chega aos últimos dias, conheça os destaques da edição!

A mostra, que segue aberta até 8 de dezembro, despontou novos talentos e reuniu muitas inspirações na essência feminina. Inspire-se na galeria!

Por Giovanna Jarandilha

Atualizado em 17 fev 2020, 16:28 - Publicado em 28 nov 2019, 17:59

03 min de leitura

(Gabriela Daltro/)

Fazem 25 anos que a CASACOR Bahia não se contenta em fazer mais do mesmo. A mostra traz, em seu fluxo vital, o gene da inovação: nesta trajetória, já foi se abrigar dentro de galpão, Estação Ferroviária e até no Cais Porto. Neste ano, fez casa no Horto Florestal de Salvador. Inaugurada no final de outubro, esta edição alcança seus últimos dias com a manifestação de diferentes estilos, em projetos que tiveram carta branca para a criação. Desta vez, encontrou uma forma de reinventar-se na energia dos profissionais mais novos no mercado. Seus olhares não foram lançados muito distantes dos mestres baianos da arquitetura – na verdade, a inspiração partiu deles, da genialidade de suas formas, impressas em cada projeto como uma marca de fácil recognição. Sobre elas eles projetaram sua própria personalidade, de onde emergiram os 33 ambientes da mostra. Com masterplan assinado pelo arquiteto David Bastos, foram muitas casas, diferentes livings e poucos lofts que compuseram a edição. Não se atrelando apenas ao Horto, os projetos se estenderam até o Salvador Shopping, onde foi prestada homenagem à Lina Bo Bardi e sua passagem pela Bahia.
Além disso, a edição se mostrou mais do que nunca comprometida com valores de acessibilidade, inclusão e sustentabilidade – essenciais para o Planeta Casa, tema das mostras em 2019. Várias ações foram voltadas para minimizar o impacto ambiental, como o aproveitamento máximo de recursos e a baixa emissão de carbono. A CASACOR Bahia segue aberta até 8 de dezembro, quando iniciam-se os preparativos da próxima edição. Na galeria, foram separados os ambientes que você não pode ter deixado de conferir. Inspire-se!
cKXWQ1KA

01/07 - Casa 245 - Laís Galvão. O loft descomplicado foi inspirado no traço simples e genial de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. Os ambientes integram as funções da moradia, conferindo grande praticidade às atividades do cotidiano. O grande painel de concreto e madeira une os ambientes de sala de estar e quarto, proporcionando uma sensação de continuidade visual. (Gabriela Daltro)

MG_CASACOR_GABRIELADALTRO-9-(1)

02/07 - Casa Vert - Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli. De uma forma suave, em uma mistura de tons terrosos e claros, a dupla traz uma composição pautada no  mobiliário modular. O único revestimento no piso garante a percepção de unidade nos vários ambientes. Peças artesanais e autorais, por vezes reciclávies, garantem o melhor do design contemporâneo. A iluminação natural, os rasgos de vidro e as cortinas de linho conferem o ar dramático e ao mesmo tempo cativante que o ambiente proporciona. (Gabriela Daltro)

1-DSC_0646

03/07 - Home Theater – Marlon Gama. O projeto é dividido em três espaços distintos — espaço para TV com sofá e poltronas; espaço de jogos; e ambiente de bar para total interação da família. Marlon estudou a reverberação do ambiente a fim de que o conforto acústico fosse maximizado. Para tanto, se valeu de tecidos nos revestimentos das paredes, do uso do couro no sofá e nas poltronas, da madeira texturizada e de um tapete que recobre toda a extensão do ambiente. (Marcelo Negromonte)

restaurante-amado-david-bastos-casacor-bahia-2019

04/07 - Restaurante Amado - David Bastos. Vibrante, exuberante, com diferentes cores e texturas. Assim é o restaurante. Em um espaço de 80 m², inspirado na intensidade da arquitetura mexicana, seu colorido e traço característicos remetem a nomes como Ricardo Legorreta e Luis Barragán. Minuciosos detalhes de arquitetura e decoração fazem do restaurante o lugar ideal para curtir bons momentos com estilo e bossa. (Chico Diniz)

1-cravo-e-canela

05/07 - Bangalô Cravo e Canela – Jéssica Araújo. O contraste entre os materiais rudes em estado industrial e o rosa queimado proporciona uma experiência única ao projeto. O quarto e a sala de banho mantêm uma forte conexão com a natureza em toda a extensão do ambiente. A artista Romilda Patez assina a obra figurativa colorida com terra do sertão pernambucano. A instalação de couro de José Paulo revela a predileção da arquiteta por artistas regionais. (Gabriela Daltro)

loft-do-colecionador---trcp-arquitetos-foto-marcelo-negromonte

06/07 - Loft do Colecionador – TRPC Arquitetos. Um loft pleno de arte e afetividade parte da premissa de que todos colecionam memórias e experiências. Com gestos arquitetônicos simples, tudo foi pensado para aliar a privacidade e a integração dos espaços. A curadoria cuidadosa apresenta artesanato de diferentes partes do mundo e obras de arte de artistas nacionais e internacionais, criando uma composição harmônica e elegante. (Marcelo Negromonte)

1-3-quarto-da-estilsta

07/07 - Quarto da Estilista – Dinah Lins. Força, resistência e determinação: no seu terceiro ano consecutivo na mostra, a designer ressalta a alma feminina, moderna e empreendedora em uma homenagem à estilista Irá Salles. Os tons terrosos e alaranjados, materiais em couro, linho, madeira, terracota e palha refletem as características de uma profissional da moda moderna e sofisticada. (Gabriela Daltro)