Inspiração modernista, paisagens típicas e design regional: elementos tradicionais da história brasileira ganham uma releitura nestes 13 projetos
Atualizado em 07 set 2020, 10:00 - Publicado em 07 set 2020, 10:00
(Claudio Fonseca/)
01/16 - Sala Brasileira - Caroline Kreling. CASACOR Rio Grande do Sul 2019. A profissional se inspirou no design brasileiro para criar um espaço moderno e com personalidade. O espaço mescla peças já consagradas do design nacional, como a poltrona Bola de Latão, de Lina Bo Bardi, com itens contemporâneos da nova geração, como o buffet Labirinto do estúdio Nada se Leva. (Claudio Fonseca)
02/16 - O grande painel de concreto e madeira une os ambientes de sala de estar e quarto, proporcionando uma sensação de continuidade visual. Ao lado, um banheiro é avivado por azulejos azuis, também em referência ao modernismo brasileiro. (Gabriela Daltro)
03/16 - Meia Casa - Mariana e Filipi Oliveira. CASACOR Ribeirão Preto 2019. Na cozinha permeada pelos muxarabis, linhas retas e concisas ganham vida, inspiradas na cozinha da roça e ao jeito brasileiro de morar. O teto de madeira e parede de pedra representam uma vontade de estar em casa desconectado, contemplar e receber. (Felipe Araujo)
04/16 - Atelier de Morar - Denise Barretto. CASACOR São Paulo 2019. Os ambientes integrados do 130 m² têm a arte como parte da personalidade do projeto. Com curadoria de Barretto, trabalhos de artistas brasileiros como Denise Milan, Hilal Sami Hilal, Mariannita Luzzati e Claudio Cretti habitam as paredes e mobiliário do espaço. (Divulgação)
05/16 - Living Perene - C4 Arquitetos. CASACOR Ribeirão Preto 2019. No mood fresco do living multiuso, a seleção de design brasileiro chama a atenção – obras de arte e grandes nomes do design nacional reverenciam a arquitetura original da casa. Gravuras e quadros do fotógrafo baiano Kiolo ocupam as paredes. (Felipe Araújo)
06/16 - Lounge Bar - Angela Castilho e Alex Rodrigues. CASACOR Brasília 2019. No espaço de convivência de 220 m², o clima seco do Cerrado inspirou a composição com troncos de madeira, texturas rústicas, tons quentes, bambu, areia, barro, pedras e tecidos de linho e algodão. O bar, que abriga o Mosaico, do chef Paulo Tarso, é intimista, minimalista e acolhedor. (Divulgação)
07/16 - Home Office da Família - Fernanda Moreira Lima. CASACOR São Paulo 2019. O gosto por design brasileiro transborda neste espaço, pensado como um abrigo de tranquilidade. Grandes nomes do design marcam presença: as cadeiras são de Geraldo de Barros e Sérgio Rodrigues, a poltrona de Zanini, as mesas de apoio de Jader Almeida e o sofá de Marcus Ferreira. As luminárias também são provenientes de estúdios nacionais. (Marquinhos)
08/16 - Estar Lá Fora - Adriana Vasconcelos, Flávia Araújo e Flávia Carvalho. CASACOR Brasília 2019. O inverno no cerrado, os tons terrosos e a textura rústica de sua natureza inspirou o jardim, que conta com uma estética cenográfica e intimista para acolher o visitante. Seus troncos tortuosos e os cursos d'água geométricos são conceituais, e reforçam uma reconexão com a natureza. (Jomar Bragança)
09/16 - Na Sala Brasileira, a cartela de cores com tons terrosos foi inspirada em sementes de árvores nativas, trazem neutralidade e leveza ao espaço onde a lareira de madeira tropical Pau Ferro ganha destaque. (Claudio Fonseca)
10/16 - Leo Romano - Clube Leo. CASACOR Rio de Janeiro 2019. O arquiteto traz sua interpretação do azul e do verde, considerados cores cariocas. O mobiliário contemporâneo reúne desde móveis dos irmãos Campana a peças de coleções de Romano. Sem contar a poltrona Mole, um clássico de Sérgio Rodrigues em uma cor jamais vista. (Divulgação)
11/16 - Raízes - Adelina Feitosa e Manuela Cidrão. CASACOR Ceará 2019. O próprio nome já indica sua vocação: Raízes busca resgatar as próprias raízes cearenses, em uma releitura de oca que se estrutura sobre o metal, coberta por uma sofisticada trama feita de palha de carnaúba. A estrutura pousa em um espelho d’água, proporcionando aos visitantes a experiência de contemplar o jardim sobre almofadões e redes, ao som de pássaros do sertão. (Divulgação)
12/16 - Sala de Visitas - Brenda Rolim. CASACOR Ceará 2019. A ideia era retomar as salas de visita do passado, em que toda a decoração comunicava os gostos e valores do morador. Fazendo do regionalismo sua característica mais marcante, o ambiente foi inteiramente composto por mobiliário local, levando assinatura de diversos designers nordestinos. (Victor Eleutério)
13/16 - Na Sala de Visitas, uma escultura produzida a partir de moringas de barro dá novo valor aos potes, costumeiramente usados com função de geladeira no sertão do Ceará, mas aqui ressignificados como obra de arte. (Divulgação)
14/16 - Cozinha Leroy Merlin - Felipe Soares. CASACOR Minas Gerais 2019. Os elementos da tradicional cozinha mineira estão todos lá: o fogão à lenha, os armários abertos, o tijolo rústico, as frutas e os legumes à mostra. O layout limpo é o diferencial, com uma ilha central em T, que abriga o fogão à lenha, a cuba e a mesa, com epóxi revestido em resina vermelha. (Jomar Bragança)
15/16 - Hall Senhora das Águas - Weiss Arquitetura. CASACOR São Paulo 2019. Inspirado nos rios brasileiros e sua folclórica protetora Iara, a dupla Tide Junqueira e Bárbara Garcia destaca, nos 25 m², esculturas de sereia, que deram um toque extremamente impactante e elegante, obras do artista plástico Daniel Paschoalim. (Renato Navarro)
16/16 - Casa 245 - Laís Galvão. CASACOR Bahia 2019. O loft descomplicado foi inspirado no traço simples e genial de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. O espaço nos leva a um grande passeio pela arte baiana e pelo design brasileiro, com destaque para a poltrona Oscar, a cadeira Tripé e as obras de Mário Cravo Jr. e de Emanuel Araújo. (Gabriela Daltro)