CASACOR
Arte, Design, Ambientes

Brasilidade é revista e redesenhada sob o olhar do elenco CASACOR

Inspiração modernista, paisagens típicas e design regional: elementos tradicionais da história brasileira ganham uma releitura nestes 13 projetos

Por Giovanna Jarandilha

Atualizado em 07 set 2020, 10:00 - Publicado em 07 set 2020, 10:00

01 min de leitura

(Claudio Fonseca/)

sala brasileira_05

01/16 - Sala Brasileira - Caroline Kreling. CASACOR Rio Grande do Sul 2019. A profissional se inspirou no design brasileiro para criar um espaço moderno e com personalidade. O espaço mescla peças já consagradas do design nacional, como a poltrona Bola de Latão, de Lina Bo Bardi, com itens contemporâneos da nova geração, como o buffet Labirinto do estúdio Nada se Leva. (Claudio Fonseca)

1-lg_cc_gabrieladaltro-8

02/16 - O grande painel de concreto e madeira une os ambientes de sala de estar e quarto, proporcionando uma sensação de continuidade visual. Ao lado, um banheiro é avivado por azulejos azuis, também em referência ao modernismo brasileiro. (Gabriela Daltro)

Meia-Casa_Mariana-Filipi-Oliveira_RP_2019_Felipe-Araujo

03/16 - Meia Casa - Mariana e Filipi Oliveira. CASACOR Ribeirão Preto 2019. Na cozinha permeada pelos muxarabis, linhas retas e concisas ganham vida, inspiradas na cozinha da roça e ao jeito brasileiro de morar. O teto de madeira e parede de pedra representam uma vontade de estar em casa desconectado, contemplar e receber. (Felipe Araujo)

DENISE-BARRETO_DSC_9618ok

04/16 - Atelier de Morar - Denise Barretto. CASACOR São Paulo 2019. Os ambientes integrados do 130 m² têm a arte como parte da personalidade do projeto. Com curadoria de Barretto, trabalhos de artistas brasileiros como Denise Milan, Hilal Sami Hilal, Mariannita Luzzati e Claudio Cretti habitam as paredes e mobiliário do espaço. (Divulgação)

08 - C4 ARQUITETOS - LIVING PERENE 1_CASACOR_RIBEIRAO_2019_Felipe_Araujo

05/16 - Living Perene - C4 Arquitetos. CASACOR Ribeirão Preto 2019. No mood fresco do living multiuso, a seleção de design brasileiro chama a atenção – obras de arte e grandes nomes do design nacional reverenciam a arquitetura original da casa. Gravuras e quadros do fotógrafo baiano Kiolo ocupam as paredes. (Felipe Araújo)

2-LoungeBar

06/16 - Lounge Bar - Angela Castilho e Alex Rodrigues. CASACOR Brasília 2019. No espaço de convivência de 220 m², o clima seco do Cerrado inspirou a composição com troncos de madeira, texturas rústicas, tons quentes, bambu, areia, barro, pedras e tecidos de linho e algodão. O bar, que abriga o Mosaico, do chef Paulo Tarso, é intimista, minimalista e acolhedor. (Divulgação)

home-office-da-familia-fernanda-moreira-lima-casacor-sao-paulo-2019-marquinhos

07/16 - Home Office da Família - Fernanda Moreira Lima. CASACOR São Paulo 2019. O gosto por design brasileiro transborda neste espaço, pensado como um abrigo de tranquilidade. Grandes nomes do design marcam presença: as cadeiras são de Geraldo de Barros e Sérgio Rodrigues, a poltrona de Zanini, as mesas de apoio de Jader Almeida e o sofá de Marcus Ferreira. As luminárias também são provenientes de estúdios nacionais. (Marquinhos)

20 – Estar Lá Fora - Encanto Verde Paisagismo e Flávia Araújo Arquitetura - crédito Jomar Bragança (2)

08/16 - Estar Lá Fora - Adriana Vasconcelos, Flávia Araújo e Flávia Carvalho. CASACOR Brasília 2019. O inverno no cerrado, os tons terrosos e a textura rústica de sua natureza inspirou o jardim, que conta com uma estética cenográfica e intimista para acolher o visitante. Seus troncos tortuosos e os cursos d'água geométricos são conceituais, e reforçam uma reconexão com a natureza. (Jomar Bragança)

sala brasileira_02

09/16 - Na Sala Brasileira, a cartela de cores com tons terrosos foi inspirada em sementes de árvores nativas, trazem neutralidade e leveza ao espaço onde a lareira de madeira tropical Pau Ferro ganha destaque. (Claudio Fonseca)

leo-romano_clube-leo_casacor-rio-2019-andre-nazareth

10/16 - Leo Romano - Clube Leo. CASACOR Rio de Janeiro 2019. O arquiteto traz sua interpretação do azul e do verde, considerados cores cariocas. O mobiliário contemporâneo reúne desde móveis dos irmãos Campana a peças de coleções de Romano. Sem contar a poltrona Mole, um clássico de Sérgio Rodrigues em uma cor jamais vista. (Divulgação)

raizes-Adelina-Feitosa-Manuela-Cidrao-casacor-ceara-2019

11/16 - Raízes - Adelina Feitosa e Manuela Cidrão. CASACOR Ceará 2019. O próprio nome já indica sua vocação: Raízes busca resgatar as próprias raízes cearenses, em uma releitura de oca que se estrutura sobre o metal, coberta por uma sofisticada trama feita de palha de carnaúba. A estrutura pousa em um espelho d’água, proporcionando aos visitantes a experiência de contemplar o jardim sobre almofadões e redes, ao som de pássaros do sertão. (Divulgação)

Sala de Visitas -Brenda Rolim - Foto Victor Eleutério_VE29905-HDR

12/16 - Sala de Visitas - Brenda Rolim. CASACOR Ceará 2019. A ideia era retomar as salas de visita do passado, em que toda a decoração comunicava os gostos e valores do morador. Fazendo do regionalismo sua característica mais marcante, o ambiente foi inteiramente composto por mobiliário local, levando assinatura de diversos designers nordestinos. (Victor Eleutério)

Brenda Rolim-45

13/16 - Na Sala de Visitas, uma escultura produzida a partir de moringas de barro dá novo valor aos potes, costumeiramente usados com função de geladeira no sertão do Ceará, mas aqui ressignificados como obra de arte. (Divulgação)

Cozinha Leroy Merlin - foto Jomar Bragança

14/16 - Cozinha Leroy Merlin - Felipe Soares. CASACOR Minas Gerais 2019. Os elementos da tradicional cozinha mineira estão todos lá: o fogão à lenha, os armários abertos, o tijolo rústico, as frutas e os legumes à mostra. O layout limpo é o diferencial, com uma ilha central em T, que abriga o fogão à lenha, a cuba e a mesa, com epóxi revestido em resina vermelha. (Jomar Bragança)

weiss arquitetura

15/16 - Hall Senhora das Águas - Weiss Arquitetura. CASACOR São Paulo 2019. Inspirado nos rios brasileiros e sua folclórica protetora Iara, a dupla Tide Junqueira e Bárbara Garcia destaca, nos 25 m², esculturas de sereia, que deram um toque extremamente impactante e elegante, obras do artista plástico Daniel Paschoalim. (Renato Navarro)

loft-lais-galvao-casacor-bahia-2019

16/16 - Casa 245 - Laís Galvão. CASACOR Bahia 2019. O loft descomplicado foi inspirado no traço simples e genial de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. O espaço nos leva a um grande passeio pela arte baiana e pelo design brasileiro, com destaque para a poltrona Oscar, a cadeira Tripé e as obras de Mário Cravo Jr. e de Emanuel Araújo. (Gabriela Daltro)

Essa pergunta orientou arquitetos, designers de interiores e paisagistas do elenco CASACOR a ressignificar elementos tradicionais do jeito de morar do brasileiro – estes, que também refletem nossa cultura, valores e necessidades. A resposta se materializou em projetos que reverenciam as lendas, os artistas locais e as paisagens naturais brasileiras. Em outros, a ideia era homenagear grandes arquitetos e designers nacionais, em uma reverência ao seu estilo e genialidade. Confira![newsletter]