Peças clássicas assinadas pela arquiteta marcaram presença nas mostras de 2017
Atualizado em 18 jan 2018, 20:30 - Publicado em 18 jan 2018, 20:30
(Instagram @arquivocontemporaneooficial/)
01/09 - CASACOR Rio de Janeiro. Gabinete de Curiosidades - Patricia Fendt. O ambiente retrata um colecionador das áreas de biologia e realizações humanas. No 56 m² do lounge, há uma grande bancada com banquetas Girafa de Lina Bo Bardi e estantes cheias de livros e artefatos curiosos. Na outra área do espaço, um sofá central em L − grande e sem encosto − e uma luneta onde os visitantes podem usufruir da vista e explorar a cidade. (André Nazareth)
02/09 - CASACOR Rio de Janeiro. Loft Cosmopolita - Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M.Schiewe. Foi buscando criar um espaço perfeito para qualquer parte do mundo que os profissionais projetaram o Loft Cosmopolita. Com design limpo e elegante, o ambiente sem paredes conta com quarto, sala, cozinha e banheiro. Destaque para o sofá Isay, de Isay Weinfeld, a poltrona 3 Pés de Lina Bo Bardi e a cadeira Oscar, de Sérgio Rodrigues. (Instagram @arquivocontemporaneooficial)
03/09 - CASACOR Rio de Janeiro. Loft Cosmopolita - Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M.Schiewe. Foi buscando criar um espaço perfeito para qualquer parte do mundo que os profissionais projetaram o Loft Cosmopolita. Com design limpo e elegante, o ambiente sem paredes conta com quarto, sala, cozinha e banheiro. Destaque para o sofá Isay, de Isay Weinfeld, a poltrona 3 Pés de Lina Bo Bardi e a cadeira Oscar, de Sérgio Rodrigues. (@sartore_arq_etc)
04/09 - CASACOR São Paulo. Marina Linhares - Casa da Praia. Branco e matizes de azul trazem um quê de mar e de verão, em uma conversa perfeita com o tom natural da madeira e da palhinha. Móveis de junco, como os utilizados nas colônias inglesas no Caribe, foram desenhados pela Armando Cerello. Na cozinha, armários Ornare com estilo industrial dialogam com revestimentos cerâmicos da Decortiles, em estilo anos 1970. No quarto, a escrivaninha LBB, de Lina Bo Bardi é o destaque. (Divulgação)
05/09 - CASACOR São Paulo. Marina Linhares - Casa da Praia. Branco e matizes de azul trazem um quê de mar e de verão, em uma conversa perfeita com o tom natural da madeira e da palhinha. Móveis de junco, como os utilizados nas colônias inglesas no Caribe, foram desenhados pela Armando Cerello. Na cozinha, armários Ornare com estilo industrial dialogam com revestimentos cerâmicos da Decortiles, em estilo anos 1970. No quarto, a escrivaninha LBB, de Lina Bo Bardi é o destaque. (Marco Antonio)
06/09 - CASACOR São Paulo 2017. Triart Arquitetura - Estúdio +55. Dedicado ao design e à arte contemporânea brasileira, o espaço de 38 m² guarda um DNA jovem. Pensado para um morador que prioriza a praticidade, destaca-se a caixa em tons de verde azulado que abriga a cama, o closet e o banho. Destaque para a iluminação, feita com fios aparentes que vão do teto à parede e para a célebre Cadeira Girafa, uma peça lúdica e ao mesmo tempo despojada. (Renato Navarro)
07/09 - CASACOR São Paulo 2017. Triart Arquitetura - Estúdio +55. Dedicado ao design e à arte contemporânea brasileira, o espaço de 38 m² guarda um DNA jovem. Pensado para um morador que prioriza a praticidade, destaca-se a caixa em tons de verde azulado que abriga a cama, o closet e o banho. Destaque para a iluminação, feita com fios aparentes que vão do teto à parede e para a célebre Cadeira Girafa, uma peça lúdica e ao mesmo tempo despojada. (Divulgação)
08/09 - CASACOR São Paulo 2017. Studio 011 - Loft SP. Ao contrário do que sugere o nome, Barbara Gomes e Giulliana Savioli não optaram pelo estilo industrial. Com 112 m² e dois pavimentos, o ambiente é revestido em carvalho americano, uma madeira clara que casa com os tons neutros. A Poltrona Bowl marca uma presença contrastante com a naturalidade do espaço. (Fran Parente)
09/09 - CASACOR São Paulo 2017. Studio 011 - Loft SP. Ao contrário do que sugere o nome, Barbara Gomes e Giulliana Savioli não optaram pelo estilo industrial. Com 112 m² e dois pavimentos, o ambiente é revestido em carvalho americano, uma madeira clara que casa com os tons neutros. A Poltrona Bowl marca uma presença contrastante com a naturalidade do espaço. (Fran Parente)
A arquiteta e designer italiana de nascimento e brasileira de alma, Lina Bo Bardi, é sem dúvida um dos expoentes do movimento modernista. Das grandes obras até as pequenas luminárias de parede, seu estilo limpo e leve transparece e encanta a todos.
Por esse motivo, as peças de mobiliário assinadas por Lina são itens muito desejados na decoração. Nas mostras de CASACOR 2017, elas foram a escolha de vários profissionais.
Conheça um pouco sobre o mobiliário de Lina Bo Bardi abaixo:
Poltrona Bowl
Criada em conjunto com Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, a Girafa foi concebida como uma cadeira de restaurante. Seguindo a linha de simplicidade do design de Lina, essa cadeira permite o empilhamento em espiral e, originalmente, era feita com madeira de Pinheiro do Paraná. O nome vem da altura do espaldar em formato de “T”.
Poltrona de três pés
Lançada no início dos anos 1950, essa poltrona une diversos “Brasis” com os quais Lina interagia. A parte de couro, solta e leve, faz alusão às redes indígenas enquanto a estrutura metálica representa o progresso industrial e a produção em massa.
Escrivaninha LBB
Os pés da escrivaninha fazem um “x” para sustentar, sem perder a leveza, a parte de cima da mesa, feita de caviúna. Lina criou essa peça em 1949.