Seja em espaços residenciais e corporativos, o conceito A Casa Viva é cada vez mais presente e revela o desejo de acolhimento
Atualizado em 17 fev 2020, 16:48 - Publicado em 24 out 2018, 14:48
(MCA Estúdio/)
01/25 - Bosque do Encontro - Eliane de Oliveira, Jorge Nantes e Giorgia Dávalo. Os paisagistas aliaram materiais locais a elementos sustentáveis e sofisticados. No espaço de quase 200 m², o visitante é acolhido no grande lounge, em um deck que utiliza pinus de reflorestamento, incluindo um espelho d'água. Na cobertura, bambus favorecem a suspensão de espécies como samambaias, rendas portuguesas e barba de bode. (MCA Estúdio)
02/25 - Bar e Restaurante Barra Latina by Nazca - Diego Martins e Diego Rezende. Na entrada, cordas de sisal atravessam o salão. Elas foram planejadas a partir do conceito matemático de paraboloide hiperbólica, utilizado em habitações populares de alguns países latino-americanos. Diversos móveis foram produzidos em granito e madeira, em um contraste de temperaturas de dois materiais naturais. (MCA Estúdio)
03/25 - Garagem - Gabriela de Marco e Paula Magalhães. Inspirada nas riquezas do Pantanal, a garagem ganha outra identidade e convida a receber os amigos e a família para um drink. A madeira clara e o cimento queimado no piso predominam, e criam um clima agradável junto com tons de verde e salmão. O letreiro neon simboliza o horizonte do cerrado ao entardecer. (MCA Estúdio)
04/25 - Sala do Viajante - Viviane Corrêa. Uma verdadeira coleção de experiências reunidas em viagens pelo mundo. A porta foi trazida de Bali e as esculturas, da África. Há, ainda, peças da China, Tailândia, Marrocos e Índia. Tudo harmonizado com o frescor e a mistura de cores e culturas tipicamente brasileiras, além de elementos clássicos e contemporâneos. (MCA Estúdio)
05/25 - Suíte da Mulher Moderna - Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque. Estruturas de metal e linhas retas são o elemento principal, atuando como divisória entre o quarto e o closet. No teto, o gesso recortado reforça a marcação dos ambientes e recebe iluminação. O rosa millenial surge pontualmente nos objetos, em um delicado contraste com o cinza, mais urbano. Tudo para transmitir a visão da mulher moderna, que não abre mão de praticidade e beleza nos detalhes. (MCA Estúdio)
06/25 - Estar da Bilheteria e Fachada - Paulo Henrique e Vinícius Assenço. No menor ambiente da mostra, uma experiência de conforto e cumplicidade com o verde. O cimento queimado remete à metrópole; do outro lado, caixas em madeira, do piso ao teto, lembram o aconchego do campo. Ambos ganharam alguns rasgos onde brotam os jardins. Elementos simples produzem efeitos visuais, como as linhas que formam um painel. (MCA Estúdio)
07/25 - Cool Working - Fábio Menoncin. Ripas de madeira criam um movimento no teto e nas paredes, além de quebrar a formalidade do conjunto. O espaço corporativo também abraça o conceito da Casa Viva e assume a parede verde, com samambaias. Ele vem setorizado em estação de trabalho; lounge com sofá em formato sinuoso, para conversas descontraídas; e a mesa alta com banquetas, para o intervalo do café. (MCA Estúdio)
08/25 - Estúdio A Casa é Sua - Douglas Raldi. A inspiração primordial é a canção de mesmo nome, de Arnaldo Antunes. Além da música, o ambiente exala brasilidade e vem repleto de referências em design e arte. As cores sugerem unidade à mistura, em uma gradação que inicia no chão conectado a tons mais terrosos até o teto em verde, com a delicadeza do pendente dourado. (MCA Estúdio)
09/25 - Suíte do Bebê - Maria Helena Bertola e Paulo Eduardo Reis Giordano. Referências naturais não faltam no espaço, como o chão com toque de madeira e os mármores nas áreas molhadas. A iluminação se distribui suavemente, acentuando o conforto e a paleta de cores que revela um estilo clássico atualizado. (MCA Estúdio)
10/25 - Loja Trussardi - Lays Amanda Elias, Maria Claudia Guimarães, Priscilla Queiroz e Stephany Duré. A identidade visual da marca inspira a cartela de cores, como vários tons de cinza no mobiliário e o preto nos detalhes. Entre o moderno e contemporâneo, o estilo da ambientação valoriza os enxovais e os itens de mesa e banho, criando uma atmosfera suave que associa conforto e elegância. (MCA Estúdio)
11/25 - Joalheria - Sandra Madeira. O elemento escultural instalado na parede e no teto, desenhado pelos profissionais, é o destaque do projeto. Preto, branco e dourado se confirmam na cartela de cores. Outro ponto importante é a circulação, que favorece a presença do visitante com móveis bem distribuídos, sem perder o caráter acolhedor. O lustre tem formato de joia, para finalizar. (MCA Estúdio)
12/25 - Living - Alessandra Gibran. Sob o teto com bordas de madeira ripada, elementos contemporâneos se distribuem em um layout solto e integrado. Predominam os dourados naturais da madeira, dos pendentes de luz e dos veios da pedra ônix iluminada, presente tanto na parede ao lado do bar quanto na lareira que divide ambientes. (MCA Estúdio)
13/25 - Lounge de Resort - Desirée Mendonça. O ambiente foi pensado como um espaço corporativo do Rio Quente Resort. Desirée optou pelo rosa millenium nas paredes, boiseries e uma luz baixa, para um clima clássico e suave. Ao mesmo tempo, incluiu palmeiras em vasos e criou um refúgio. Repare no chão, onde o deck de madeira branca intercala espaços com areia para apoio das plantas, remetendo ao clima de férias e praia. (MCA Estúdio)
14/25 - Banheiro Deca - Alessandra Mafuci. O banheiro funcional foi projetado para toda a família e traz um conceito clean, sofisticado. O mármore argento é o principal revestimento, em placas polidas no piso e nas paredes, coordenando com as cores claras das louças Deca. Molduras douradas do espelho confirmam o requinte. (MCA Estúdio)
15/25 - Estar Íntimo e Sala de Leitura - Cintia Abreu e Simone Prado. A peça central é a lareira pivotante, que auxilia na setorização dos espaços. O clássico e o contemporâneo se encontram neste ambiente versátil, que ganha o conforto de poltronas e das chaises no tom rosé. Os espelhos e revestimentos também ganham protagonismo. Para ampliar o acesso a essa experiência, o espaço oferece informações em Braille. (MCA Estúdio)
16/25 - Suíte Nando Rodrigues / Sou Só Vento, Sol, Coração - Estúdio 213 | Arquitetura. O ator Nando Rodrigues, nascido no Mato Grosso do Sul, foi a referência para o ambiente, que incentiva a conexão com a natureza. Por isso, Tainá Binato e Mariana Monnerat trabalham uma ideia interessante: ser espectador da natureza, em vez de assistir à vida passar na tela de celular. Daí a exuberância do verde, das texturas e do teto em madeira, que se torna um espaço a mais para a arte. (MCA Estúdio)
17/25 - Foyer Pantanal em Preto e Branco - Luis Pedro Scalise. Com perfil cenotécnico, o ambiente desperta a curiosidade e explora a água como elemento vivo, com a névoa de gelo seco. O colorido da paisagem pantaneira sobressai, mas o preto e branco ganham espaço ao longo da instalação artística, expondo um cenário cada vez mais degradado, em uma reflexão sobre a preservação ambiental. (MCA Estúdio)
18/25 - Refúgio CNB - Patrícia Boaro. O desafio foi integrar espaço gourmet, varanda, lounge e spa em um único ambiente indoor. A madeira bruta em lâminas unifica o conjunto, sob o mesmo teto, e também aquece as paredes. O décor passeia pelos tons claros e pela iluminação suave, inspirada na luz do dia. Na cozinha, móveis planejados escondem a geladeira e o fogão com tecnologia para assar churrasco. (MCA Estúdio)
19/25 - Refúgio CNB - Patrícia Boaro. O desafio foi integrar espaço gourmet, varanda, lounge e spa em um único ambiente indoor. A madeira bruta em lâminas unifica o conjunto, sob o mesmo teto, e também aquece as paredes. O décor passeia pelos tons claros e pela iluminação suave, inspirada na luz do dia. Na cozinha, móveis planejados escondem a geladeira e o fogão com tecnologia para assar churrasco. (MCA Estúdio)
20/25 - Lounge do Jovem Colecionador - Silvia Lotfi. Paredes escuras realçam as obras e contrastam com os objetos. A disposição dos espelhos garante sensação de profundidade, enquanto desenhos produzidos com a iluminação trazem um quê de experimentação. No acervo, quadros de Edson Castro, Carlos Nunes, uma coleção de Lasar Segall, fotografias de Ricardo Valêncio e Heron Zanatta e escultura de madeira do ateliê Renata Tavares. (MCA Estúdio)
21/25 - Sala de Jantar - Ananda Mella. Pura elegância. O ambiente é acolhedor e elegante, com a madeira revestindo paredes e teto, além do painel de tecido com textura de couro. O jardim vertical assume a outra parede, cheio de frescor. Ao centro, duas mesas de jantar unidas oferecem 12 lugares, com um aparador em pedra entre elas. Luminárias em forma de dutos equilibram o visual. O quadro é do fotógrafo Ricardo Valêncio. (MCA Estúdio)
22/25 - Camarim - Bárbara Guimarães. O ambiente é dedicado aos laços e à convivência, recebendo quem está interessado em realizar algum procedimento de beleza. A integração é importante, assim como o conceito de simetria que orienta todo o projeto. As cores são quentes e os materiais, como a parede de tijolos, explora as texturas. (MCA Estúdio)
23/25 - Loft - Artur Moraes, Joana Moraes e Miralba Moraes. Lofts são espaços sem divisórias, onde sutilezas demarcam cada ambiente. É o que se encontra neste projeto de 117 m² inspirado na sustentabilidade, que reaproveita materiais garimpados em um ferro velho. Uma parede foi produzida em chapa de ferro e isola o quarto da sala, garantindo privacidade. Nela, um stain fosco foi aplicado para que a ferrugem não avance. Ao fundo, na cozinha, a bancada F53 da Florense tem mais de 4 metros de extensão. (MCA Estúdio)
24/25 - Chalé do Tempo - Christine Zeni e Letícia Fornari. Esta extensão da casa convida a se desconectar da tecnologia. A arquitetura remete a uma edícula, onde as famílias se reuniam para montar álbuns de fotos, escrever cartas, ouvir música e estar junto. A disposição dos móveis é acolhedora, neste lugar que conecta o visitante com a natureza de várias formas - no verde do teto, nos detalhes em papel de parede com folhagens, nas plantas e na mesa de tronco. (MCA Estúdio)
25/25 - Boulangerie - Julia de Sá. A arquiteta tinha em mente os cafés de Paris e incorporou peças de seu acervo, garimpado em viagens pelo Brasil e exterior. Os elementos decorativos são realçados pela famosa boiserie, técnica de revestimento dos séculos 17 e 18, que emoldura paredes com painéis de madeira em relevo. Com elegância, tons de azul destacam as paredes, os sofás com listras, as louças e objetos de decoração. (MCA Estúdio)