Com a chegada das temperaturas amenas, é preciso cuidados especiais para manter as plantas domésticas verdes e cheias de energia
Atualizado em 18 fev 2020, 07:54 - Publicado em 20 mar 2018, 15:16
(Reprodução/)
Folhas amareladas forrando o chão: essa é a imagem que normalmente vem à cabeça quando se pensa no outono. Contudo, para as plantas domésticas, nem sempre o visual seco é apelativo. Confira como deixar a natureza da casa sempre verde!
As plantas de clima temperado, por exemplo hortênsias, lavandas e pinheiros, têm a característica de serem caducifólias. Isso significa que, nas estações mais frias, elas perdem as folhas, como forma de economizar energia e evitar o congelamento em caso de neve. Segundo a arquiteta e bióloga, Nina Abadjieff, a chave para driblar esse processo natural é a adubação e a limpeza das folhas.
Dadas as temperaturas mais baixas, também é fundamental se atentar à irrigação: como a perda de líquido é menos, não é necessário regar as plantas com tanta frequência, somente quando a terra estiver seca ou a cada quatro dias, dependendo da planta.
A arquiteta também ressalta a importância das podas para plantas bem verdes durante o outono. Retirar os galhos e folhas permite que a luz do Sol incida com mais intensidade no caule e nas folhas novas. Para isso, uma tesoura afiada é mais adequada, já que ela não machuca as plantas.
Fonte: Mão Dupla Comunicação