De diferentes tamanhos e formatos, os jardins da CASACOR ajudam a elevar as experiências dos visitantes durante a mostra!
Atualizado em 11 dez 2023, 23:27 - Publicado em 22 dez 2023, 10:00
Maira e Kaio Duarte - Vibra Alma. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.(André Nazareth/)
01/78 - Pedro Henrique Rabelais - Jardim do Bangalô. Um bosque orgânico com plantas que trazem diferentes tonalidades de verdes, texturas e volumetrias. No jardim do paisagista Pedro Rabelais, as espécies são delicadas e têm a mesma elegância da arquitetura criada para o Palacito Bric pela dupla Mariana Teixeira e Pedro Pantoja. As plantas servem quase como um guia do passeio envolvendo o ambiente e integrando interior e exterior. Iluminação indireta, obras de arte e mobiliário de madeira completam a decoração do espaço que tem os filodendros, as palmeiras, as alocásias e helicônias como grandes estrelas. (André Nazareth)
02/78 - Tiago Bortolança - 2033 Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas)
03/78 - JA8 Arquitetura Viva - Jardim do Mar. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas)
04/78 - Escritório Le Notre Paisagismo - Terraço Floema. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas)
05/78 - Francine Koch - Jardim Paraíso. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas)
06/78 - Francine Koch - Jardim Paraíso. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas)
07/78 - Bch-Arquitetos - Betina Chede e Talita Coral – Mergulho-Sensorial. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas)
08/78 - Fernando Thunm - Pool Garden Hidrotec. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Claudio Fonseca)
09/78 - Mariane Siqueira - Loft Fênix. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2023. (Felipe Araújo)
10/78 - Manarelli & Guimarães - Restaurante Bonne Affaire Perplan. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2023. (Carolina Mossin)
11/78 - Adalberto Montagnani e Marcelo Faria - Voepass Garden. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2023. (Felipe Araújo)
12/78 - Porfirio Castro - Entre "Palos y Papelillos". É um espaço feito inteiramente de palitos de madeira que o torna bastante sustentável, um ambiente que nos convida a questionar se o uso de materiais industrializados e contemporâneos é necessário na construção de espaços de convivência. O designer apresenta-nos uma proposta moderna, criativa e natural com materiais de fácil instalação e manutenção e sobretudo versáteis e os tons de madeira complementam a arquitetura existente. (Rodolfo Sotelo)
13/78 - Fernando Costa e Morize Carvalho - Fachada CASACOR. A fachada é uma celebração da rica cultura mato-grossense. Os visitantes são recebidos por uma paleta de cores vibrantes que ecoam a energia e a vitalidade da região. O paisagismo embeleza o espaço e faz uma homenagem à biodiversidade de Mato Grosso. As pedras estrategicamente posicionadas representam a força e a estabilidade da cultura local. O contraste das cores quentes e terrosas com os tons refrescantes evoca o equilíbrio entre o clima tropical e a biodiversidade. (Gilberto Galdino)
14/78 - María Victoria Cerna - Jardinería circular. O paisagismo sustentável e regenerativo traz um portal circular que nos convida a uma jornada de linhas orgânicas, mosaicos ondulados e elementos como metal, água, terra e fogo, criando equilíbrio com forma, cor e movimento. Resíduos viraram jardineiras circulares e muros verdes, detritos e ervas daninhas são 100% compostados, em uma prática de zero desperdício. "Para fechar o círculo, calculamos a pegada de carbono e as emissões neutralizadas, sendo o primeiro projeto da CASACOR Peru com certificação Carbono Neutro", diz a profissional. (Rodolfo Sotelo)
15/78 - Faouzi Jabrane e Yann Barnet - El Guadual. Este lounge ao ar livre convida você a conhecer, relaxar e revitalizar em uma atmosfera imbuída de serenidade e natureza. Um jardim onde o bambué o principal protagonista e se ergue como uma árvore para delimitar sutilmente os espaços, cuja folhagem oferece sombra durante o dia e se torna um refletor luminoso à noite. Em busca de uma estética Wabi-sabi, o design combina materiais naturais rústicos com produtos inovadores e soluções tecnológicas, em uma composição ao mesmo tempo imperfeita, quente e minimalista. (Sebastian Aparicio)
16/78 - Alessandra Mendoza e Bruno Binda - Jardín Outlander. "Vamos nos deixar levar, deixar que nossas emoções nos guiem, vamos decidir nosso caminho" - a proposta é oferecer diferentes percursos em alusão a essa liberdade que todos temos de escolher. É um jardim de introspecção para desconectar e conversar com a natureza. "É um convite para observar, para ouvir, no temperamento das rochas encontraremos a sabedoria oculta", dizem os profissionais. (Rodolfo Sotelo)
17/78 - Diego Olivera - Time Out - Outlander. Este é um volume orgânico, sustentável e tecnológico, onde você encontra tempo para cuidar de si, preocupar-se com o seu corpo e com o seu interior. Time Out é aquele cantinho da sua alma reservado para tudo que você gosta: descanse e aproveite ao máximo. (Rodolfo Sotelo)
18/78 - Diana Arce e Mariana Letts - Naturaleza Interior. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Yava Virreira)
19/78 - Flavia Ferrini - Vive 365. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Sebastián Aparício)
20/78 - Lizette Miró Quesada e Vera Velarde - Amalgama. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Divulgação)
21/78 - Gislle Polar - Jardín Principal. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Sebastián Aparicio)
22/78 - Magno Costa e Thaísa Tenório - Vivaz Bar Vivix. Projeto da CASACOR Pernambuco 2023. (Denilson Machado)
23/78 - Dani Pessoa Arquitetura - Encontros. O projeto para a cozinha principal busca certo minimalismo arquitetônico e mescla sua aura escultural com o paisagismo marcante. O integrado redefine tradicionais conceitos, comunicando a linguagem do espaço. Um sistema de mobiliário inteligente, tecnológico e multifuncional que proporciona uma interligação fluida entre os espaços. Uma cozinha que vai além das suas características primárias. Imprime um ar artístico e relaxante que permite experiências, memórias, sabores e encontros. (Denilson Machado)
24/78 - Paulo Correa Arquitetura - Gruta. Gruta: um olhar para dentro do Tocantins, do arquiteto Paulo Corrêa, se apresenta como um convite ao modo de vida cristalino. A conexão com a existência, com esse Tocantins pouco explorado, com o cerrado de forma brutal, em suas texturas e cores. O banheiro público exalta a elegância da simplicidade tocantinense, destaca as jazidas e grutas de Cristalândia e ressignifica elementos da arquitetura. (Edgard César)
25/78 - Diogo Viana Arquitetos - Sala Burle Marx. A sala de entrada da CASACOR Pernambuco vivencia a obra do arquiteto paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx. O paisagismo exuberante e uma exposição de telas pintadas por Burle Marx foram o partido do projeto desenvolvido pelo arquiteto Diogo Viana. Viana desenha o mobiliário da sala, em pedra quartzito Pantanal levigado, e também os cavaletes de vidro modernistas, tudo envolto a uma iluminação cênica e pontual, valorizando as as peças expostas. (Denilson Machado)
26/78 - Atmosphera Plantas & Paisagismo - Praça Recentro - Verde em Poesia. Assim como a poesia é a arte de compor e escrever versos, o paisagismo é a arte de transformar o espaço proporcionando uma conexão maior com a natureza. O projeto da Praça Recentro – um espaço totalmente público, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Recife – baseou-se na harmonia entre tons de verde, texturas, formas e disposição da vegetação em uma escala rítmica no espaço, trazendo vivacidade e “poesia” para o Chanteclair. (Denilson Machado)
27/78 - Paloma Albuquerque, Nivaldo Barros e Priscila Burigo Moksde - Pátio Conexões. O espaço externo busca conectar as pessoas à natureza, onde o paisagismo remete a Bali através da madeira no mobiliário, plantas tropicais, bambus e fontes d’água, trazendo sensação de relaxamento e bem-estar. A arte de um tigre na parede representa a extinção do tigre de Bali e também outras espécies que atualmente estão em alerta de extinção na Indonésia. A concepção do ambiente é sobre a nossa relação de cuidado e afeto com o próximo e a natureza que é o nosso “Corpo e Morada”. (Duas Fotografia)
28/78 - July Franchesca Dallagrana - The Landscape. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Duas Fotografia)
29/78 - Cynthia Karas e Bruno Bressan - Resto Bar. O conceito de gastrobar se resume ao que o próprio termo sugere: metade gastronomia, metade bar. A proposta é reunir em um mesmo espaço drinques de qualidade, boa comida e ambientação moderna e descontraída. "É um ambiente com um conceito disruptivo e original, de alma jovem e espírito livre. Espaço informal e descolado com um contexto de pluralidade de culturas. As formas têm a missão de passar uma mensagem lúdica e atemporal. É um lugar plural, pra família e para os amigos. É restaurante, é bar, é feira!", dizem os profissionais. (Duas Fotografia)
30/78 - Renata Gadelha - Jardim Vereda. Projeto da CASACOR Paraíba 2023. (João Paulo Oliveira)
31/78 - Johanna Elisa e Andressa Maia - Lavabos com Banheiros Funcionais. Projeto da CASACOR Paraíba 2023. (João Paulo Oliveira)
32/78 - Renato Teles - Lounge Muxarabi (Bilheteria). Projeto da CASACOR Paraíba 2023. (João Paulo Oliveira)
33/78 - Georgia Suassuna, Raquel Claudino e Bia Campelo - Arvoreza. Projeto da CASACOR Paraíba 2023. (João Paulo Oliveira)
34/78 - Wanderlan Pitangui - Jardim das Dobraduras. O jardim foi concebido para complementar a atmosfera e a temática gastronômica do restaurante. Com estética única e o uso criativo de materiais e técnicas, destaca o uso das samambaias para compor o paisagismo em vasos que combinam a utilização do metal com a delicadeza da arte da dobradura e se valem de cores claras para iluminar o espaço. Cria assim, uma sensação de frescor e vitalidade no ambiente. (Daniel Mansur)
35/78 - Iemíria Rezende - Praça SEBRAE - Recanto das Águas. Projeto da CASACOR Tocantins. (Edgard César)
36/78 - Victor Thauan - Refúgio do Mato. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023. (Jomar Bragança)
37/78 - Paula Azevedo Arquitetura - Meu Terraço. Que tal um uso versátil para a área de serviço? EsTe projeto integra cozinha e área, utilizando iluminação aconchegante, materiais naturais e mobiliário assinado. Assim, transforma-se também em local para confraternizações. A proposta é mais minimalista, com boas sacadas, como a da adega e a do banheiro, que ganhou um ar mais descolado. Sofá e bancada de apoio completam a cena do lado de fora. (Daniel Mansur)
38/78 - Nãna Guimarães e Pedro Moreno - Jardim Dulce Ferolla. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023. (Daniel Mansur)
39/78 - Isabela Bethonico e Studio Tertúlia - Quarto de banho: Rosa ou Qualquer coisa que faça quase sentir. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023. (Studio Tertúlia)
40/78 - Andrea Pinto Coelho e Kat Ateliê de Flores e Paisagismo - Terraço Bem-Estar. Uma área externa clara e calma, propício à fruição de memórias únicas e especiais. O mobiliário convida ao descanso junto ao verde que compõe a cena. Na parte superior do muro revestido com ardósia, um exuberante jardim horizontal margeia escolhidas obras de arte e, do lado oposto, um bem pensado paisagismo faz fundo a sofás orgânicos e se estende aos grandes vasos com espécies frutíferas. (Jomar Bragança)
41/78 - Adriana Gouveia - Varanda Café. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023. (Jomar Bragança)
42/78 - Flávia França - Boutique Café e Praça CASACOR. Projeto da CASACOR Mato Grosso 2023. (Gilberto Galdino)
43/78 - Eduardo Garcia e Vanessa Koehler - Rooftop Sensações. Projeto da CASACOR Mato Grosso 2023. (Gilberto Galdino)
44/78 - Bruno Brandão - Home Brandão. Projeto da CASACOR Mato Grosso 2023. (Gilberto Galdino)
45/78 - Ana Elise Pereira - Living Gourmet Dolce Vita. Projeto da CASACOR Mato Grosso 2023. (Gilberto Galdino)
46/78 - Lainy Lemos Estúdio da Paisagem - Atra.VERSAR. Projeto da CASACOR Sergipe 2023. (Gabriela Daltro)
47/78 - Shoraya Canedo - Espaço Resort. Projeto da CASACOR Goiás 2023. (Edgard César)
48/78 - Leandro de Paula Araújo - À Sombra dos Flamboyants. Projeto da CASACOR Goiás 2023. Desenvolvido com o intuito de proporcionar um lugar para contemplar, estar, encontrar, rever amigos ou simplesmente descansar após o percurso inspirador da CASACOR, o paisagista apresenta um projeto que remete à encantadora Avenida Araguaia dos anos 1970. As 3.500 sunpatiens brindam o olhar com cerca de 42 mil flores, do rosa ao carmim, que emolduram sete espécies de pau-brasil. O mobiliário de madeira natural, orgânico e sustentável, do designer Gregory Kravchenko, conduz a uma reflexão dos cuidados com o meio ambiente. (Edgard César)
49/78 - Kelícia Deógenes - Praça de Eventos. Neste projeto, o paisagismo desempenha um papel fundamental, criando um cenário harmonioso e convidativo. Árvores nativas e plantas de porte médio promovem a sensação de estar em uma floresta, o que traz aconchego ao ambiente. O destaque central é uma planta monumental: uma oliveira. A sustentabilidade também se faz presente por todo o espaço: floreiras revestidas de cimentício ecologicamente correto, bancos feitos a partir de fibra cerâmica - um produto totalmente sustentável -, e palco revestido com o piso vinílico. (Edgard César)
50/78 - Gui Mesquita e Pablo Cássio - Jardim do Encontro. Projeto da CASACOR Goiás 2023. (Edgard César)
51/78 - Fernando Sotele - Espaço Sensorial. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023. (Caio César)
52/78 - Carol Del Piero - Studio da Executiva. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023. (Caio César)
53/78 - Thiago Borges - Bossa Natural. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Esdras Guimarães)
54/78 - Droysen Tomich e Gerson Munayer - Jardim dos Encontros e Despedidas. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Victor Eleuterio)
55/78 - Marcos Silva - Verde Lar. Em 250 m², Marcos Silva leva a natureza para o cotidiano das pessoas. O objetivo é conectar o natural, trazendo tranquilidade e perspectiva, contribuindo para um estado de espírito mais positivo. A grande tendência do projeto são as plantas em ambientes internos, bem como as folhas leves e cheias de vida. Entre os materiais usados no ambiente estão grandes maciços de plantas com folhas longas, madeira, ferro e concreto do próprio estádio. Destaque para a cadeira raja, poltrona em fibra natural. (Edgard Cesar)
56/78 - Julyanne Alves - Praça Ser. Um refúgio em meio ao concreto, a Praça SER, projetada pelo Escritório Alves Design, é um respiro aos visitantes da mostra. O ambiente de 300 m² celebra a brasilidade com uma rica diversidade de plantas e peças autorais de artistas brasileiros. Além da vegetação e do barro dos vasos, drywall e madeira também foram utilizados. O cuidado não foi só estético. O ambiente foi desenvolvido a partir de materiais sustentáveis e obra limpa. " (Edgard Cesar)
57/78 - DS Studio - Jardim Tauá. Projeto da CASACOR Sergipe 2023. (Xico Diniz)
58/78 - Depieri Paisagismo (Arthur Depieri e Cleber Depieri) - Um Novo Olhar. Projeto da CASACOR Brasília 2023. Mais do que um espaço, o projeto da Depieri Paisagismo propõe uma jornada imersiva do visitante por meio da natureza. A exuberância do clima tropical marca o ambiente de 157 m², trazendo imersão e harmonia à beleza das plantas e da madeira de reflorestamento utilizadas no espaço. Destaque para a oliveira de 70 anos em kokedama pendurada a cerca de 2,5 metros do chão. (Edgard Cesar)
59/78 - Betty Ibáñez - Refugio del Artista. Projeto da CASACOR Bolívia 2023. (Alvaro Mier)
60/78 - Andrea Terceros, Ingo Betram e Marcela Montes - Atelier del Paisajista. (Alvaro Mier)
61/78 - Milcent Arquitetura - Refúgio Deca. Projeto da CASACOR Bahia 2023. (Gabriela Daltro)
62/78 - Maria Victoria Oldemburg - Garden Room. Projeto da CASACOR Bahia 2023. (Xico Diniz)
63/78 - Maira e Kaio Duarte - Vibra Alma. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth)
64/78 - Geralda Januário e Paulo César Januário - Jardim Floresta Tropical. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth)
65/78 - Catê Poli e Luis Porto - Jardim da Deca. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth)
66/78 - Ana Veras - Pausa Pátio. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth)
67/78 - Sig Bergamin - Ciclos Deca por Sig Bergamin. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Fran Parente)
68/78 - Carlos Rezende - Casa ROS. Projeto da CASACOR Sergipe 2023. (Xico Diniz)
69/78 - Mônica Costa Paisagismo - Horta Urbana. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (MCA Estudio)
70/78 - Luciana Bacheschi e Gabriela Pileggi - Jardim Sereno. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Cacá Bratke)
71/78 - Estúdio Plantar Ideias - Entre:.nós. A área de convívio de 156 m², projetada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, retrata a transição entre a floresta e a beira do mar. Nesse espaço, os visitantes caminham sobre um piso monolítico, que lembra a areia da praia. Já as árvores são representadas de forma lúdica por uma grande estrutura de cordas. A intenção é proporcionar momentos de reflexão e a liberdade de sentar e relaxar durante o trajeto pela mostra. Todo o mobiliário foi desenhado pelo estúdio. Canteiros com alocasias, antúrios e bromélias completam o ambiente. (Salvador Cordaro)
72/78 - Catê Poli e João Jadão - Mirante Paulista. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Evelyn Muller)
73/78 - Cardim Arquitetura Paisagística - Banho de Floresta. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Denilson Machado, do MCA Estúdio)
74/78 - Bia Abreu Paisagismo - Jardim Reflexo da Alma. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Renato Navarro)
75/78 - Alex Hanazaki - Origens Portinari por Alex Hanazaki. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Yuri Serodio)
76/78 - Alessandra Caiado Cardim e Ricardo Cardim - Paisagismo Sustentável com Brasilidade. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Evelyn Muller)
77/78 - Roberta Zimmermann, Cláudio Saladini e Letícia Vieira - Harmony Garden. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 (Lio Simas)
78/78 - Klaxon Estúdio De Design - Sala de Leitura. Em um espaço destinado à livraria, o escritório cria uma atmosfera para apresentar as obras de fotografia, arte, moda e viagem, entre outros temas. A partir de um living destinado ao descanso e ao destaque às estantes para apreciação dos livros, a escolha por revestimentos, texturas e materiais contemporâneos se completam junto ao seleto mobiliário e à curadoria de obras de arte e objetos que vão além do design, trazendo as lembranças do tempo. (Lio Simas)