CASACOR
Ambientes

CASACOR Tocantins 2023: primeira edição da mostra apresenta 25 ambientes

Depois de duas edições de Janelas CASACOR, a CASACOR Tocantins estreia no formato original da mostra

Por Nádia Sayuri Kaku

Atualizado em 27 set 2023, 11:23 - Publicado em 23 set 2023, 16:32

03 min de leitura
Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas. Projeto da CASACOR Tocantins 2023.

Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas. Projeto da CASACOR Tocantins 2023.(Edgard César/)

Até 29 de outubro, a CASACOR Tocantins recebe o público no estacionamento do Capim Dourado Shopping, em Palmas. Este ano, a mostra conta com a participação de mais de 30 profissionais, incluindo arquitetos, designers de interiores e paisagistas, que juntos apresentam 25 ambientes em uma área de 2.600 m². Esta é a primeira edição da mostra em seu formato original, depois de duas participações no Janelas CASACOR, que aconteceu devido à pandemia de COVID-19. Confira os ambientes abaixo!
Adriana Dias, Kaio Vilela Santos, Andherson Prado Santos e José Luiz de Assis Neto (participação colaborativa) - Espaço Ulbra

01/25 - Adriana Dias, Kaio Vilela Santos, Andherson Prado Santos e José Luiz de Assis Neto (participação colaborativa) - Espaço Ulbra. A dualidade contemporânea do Tocantins habita no Espaço Ulbra assinado pelos arquitetos Adriana Dias, Andherson Prado, Kaio Vilela e sob curadoria, o estudante de arquitetura da Ulbra, José Luiz de Assis. De um lado linhas limpas, superfícies lisas, vidro e metal. Do outro, o chão batido, comum nas residências dos caboclos do estado, e o tijolo de barro aparente criam a narrativa envolvente sobre o que é o estado. (Edgard César)

Fernando Neri e Marcela Cunha - Casa de Aromas - Cheiro de Flor

02/25 - Fernando Neri e Marcela Cunha - Casa de Aromas - Cheiro de Flor. Os arquitetos Fernando Neri e Marcela Cunha assinam o ambiente Casa de aromas Cheiro da Flor enaltecendo a experiência de bem estar com o corpo e o lar. Considerando o tema Corpo e Morada, os profissionais apostaram na fluidez plástica das formas orgânicas, na riqueza da artesania e da arte e na inspiração cênica das paisagens do Jalapão e das Serras Gerais. (Edgard César)

Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas

03/25 - Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas. <span>A essência da natureza (e suas formas orgânicas) e a arquitetura contemporânea da cidade de Palmas foram as inspirações para a arquiteta Ingrid Casola compor o ambiente institucional da Prefeitura de Palmas. Um espaço acolhedor que demonstra a necessidade de harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. Na varanda, o projeto do EcoPoint convida a cuidarmos mais da morada de todos: o nosso planeta.</span> (Edgard César)

Iemíria Rezende - Praça SEBRAE - Recanto das Águas

04/25 - Iemíria Rezende - Praça SEBRAE - Recanto das Águas. Terra, água, ar e fogo entrelaçam-se em uma dança milenar que sustenta a vida humana na Praça Recanto das Águas, assinada pela paisagista Iemíria Rezende. A profissional brinca com essa relação do homem com a natureza, guiada pelos quatro elementos primordiais, para chamar a atenção para reflexões sobre a necessidade de restabelecermos a harmonia com a nossa morada principal: o planeta. Para trazer esse recado além da versatilidade e variedade de espécies de folhagens, materiais e texturas presentes no jardim, o ambiente tem um espelho d'água central. As flores aparecem todas brancas, trazendo essa mensagem de paz com o planeta. (Edgard César)

Jokastha Mouratta - Home Office, Lugar de Mãe

05/25 - Jokastha Mouratta - Home Office, Lugar de Mãe. A arquiteta Jokastha Moura trouxe para a CASACOR a proposta do Home Office Lugar de Mãe, um espaço para a mulher empreendedora atuar, lutar pelo seu crescimento profissional, mas sem se desconectar da família e dos filhos. Com mobiliário atemporal e paleta de cores para despertar a criatividade, o espaço também respira arte e afeto. (Edgard César)

Kaio Vilanova - Bistro Terra by Five Senses

06/25 - O requinte contemporâneo com elementos naturais. Pela terceira vez na CASACOR Tocantins, Kaio Vilanova aposta na sua marca registrada para Kaio Vilanova - Bistro Terra by Five Senses. apresentar o restaurante Terra, um convite para os visitantes se conectarem com a cultura, a natureza e a culinária da região de uma maneira única e inspirada. Paredes em tons terrosos, materiais orgânicos e pedras da região são um tributo aos recursos naturais do Tocantins, e criam uma atmosfera afetiva e sensorial. (Edgard Cesar)

Louise Cortez Arquitetura - Tiny House Madeicom

07/25 - Louise Cortez Arquitetura - Tiny House Madeicom. A charmosa Tiny House Madeicom, uma espécia de Cabana da Serra faz referência ao distrito de Taquaruçu, em Palmas. Em 52 m², a arquiteta Louise Cortez integrou varanda, cozinha, quarto e banheiro aproveitando cada centímetro de forma inteligente. A escolha de materiais naturais, como madeira e pedra, criam trazem a harmonia rústica e aconchegante para contemplar a natureza e um delicioso banho de banheira a céu aberto. (Edgard César)

Lana Edla, Hemilly Lourenço e Isabelle Tamanho - Mundo Doce

08/25 - Lana Edla, Hemilly Lourenço e Isabelle Tamanho - Mundo Doce. Um mundo doce, onde sabores e texturas que despertam lembranças da infância, vem à tona, despertando aquele sentimento de felicidade e doces sonhos. Com esse objetivo, as arquitetas Hemilly Lourenço, Isabelle Tamanho e Lana Edla redesenharam o passado em um formato contemporâneo, introduzindo tecnologias construtivas, design autoral e estilo vintage para compor o ambiente que recebe a gelateria-doceria. Uma atmosfera encantadora para os visitantes desfrutarem de uma experiência gastronômica deliciosa. (Edgard César)

Mara Magalhães Paisagismo e Fernanda Prado Arquitetura

09/25 - Mara Magalhães Paisagismo e Fernanda Prado Arquitetura. Um resgate às lembranças de infância: viagens, casa da avó e o som da mata. A paisagista Mara Magalhães e arquiteta Fernanda Prado, trazem um espaço que resgata as memórias afetivas, de bons e leves momentos da primeira fase de nossa vida, e que são reproduzidas de forma sutil em um ateliê com referência art déco, arte e mobiliário outdoor. (Edgard César)

Marina Veras Arquitetura - Lounge Infantil

10/25 - Marina Veras Arquitetura - Lounge Infantil. Soluções lúdicas que estimulam o brincar de forma natural. A arquiteta Marina Veras uniu duas paixões de muitas crianças: o futebol e a cabaninha. Com cores vibrantes e pensando no conforto e segurança dos pequenos, a arquiteta apostou em mobiliário produzido artesanalmente e que dão asas à imaginação e à criatividade. (Edgard César)

Monica Avelino Arrais - Chalé no Lago

11/25 - Monica Avelino Arrais - Chalé no Lago. Além de assinar o projeto urbanístico de implantação da CASACOR 2023, a arquiteta Mônica Avelino Arrais, assina o ambiente Chalé no Lago, com a inspiração na beleza do Lago de Palmas e no pôr do sol mais bonito do Brasil. As fotografias e obras de arte criam janelas no espaço convidando a olhar para a natureza. O mobiliário e os materiais usados como madeira natural e clara compõem a linguagem arquitetônica de aconchego e modernidade. Como extensão de sua própria morada, a profissional escolheu obras de arte de seu acervo para incluir afetividade. (Edgard César)

Brenda Rodrigues Arquitetura e Interiores - Spa Itá Refúgio das Pedras

12/25 - Brenda Rodrigues Arquitetura e Interiores - Spa Itá Refúgio das Pedras. Do Tupi-Guarani, Itá é pedra. Um elemento que traz a referência das irregularidades e imperfeições, também tão magníficas da natureza, para dentro do SPA refúgio, assinado pela arquiteta Brenda Rodrigues. O ambiente é um lembrete: somos um reflexo da natureza. Nenhuma pedra, folha, galho é igual ao outro. O movimento e a inquietude fazem parte da beleza. (Edgard César)

Paulo Correa Arquitetura - Gruta

13/25 - Paulo Correa Arquitetura - Gruta. Gruta: um olhar para dentro do Tocantins, do arquiteto Paulo Corrêa, se apresenta como um convite ao modo de vida cristalino. A conexão com a existência, com esse Tocantins pouco explorado, com o cerrado de forma brutal, em suas texturas e cores. O banheiro público exalta a elegância da simplicidade tocantinense, destaca as jazidas e grutas de Cristalândia e ressignifica elementos da arquitetura. (Edgard César)

Renara Cardozo Arquitetura - Sentindo o Morar

14/25 - Renara Cardozo Arquitetura - Sentindo o Morar. A fachada da CASACOR Tocantins, pela primeira vez no formato original, tem assinatura da arquiteta Renara Cardozo, estreante na mostra. O projeto dá destaque ao regionalismo com a utilização de elementos naturais e sustentáveis, como o adobe, o bambu e as biribas. Em contraste com o ferro, traz esse conceito rústico moderno. Um grande portal, que ajuda no sombreamento, garante também permeabilidade visual pelo trabalho tramado manual feito por artesãos locais. As riquezas naturais que o cerrado nos oferece são destacadas pela vegetação escolhida pela estudante de paisagismo Kênia Borges. Paisagismo que abraça a área da CASACOR, dentro do Shopping Capim Dourado, e convida os visitantes a entrarem para percorrer os ambientes internos. (Edgard César)

Symon Mesquita Arquitetura - Casa Taquaruçu

15/25 - Symon Mesquita Arquitetura - Casa Taquaruçu. Taquaruçu, distrito serrano de Palmas, rico na produção de artesanato e cultura popular tocantinense moldou o pensar criativo do arquiteto Symon Mesquita para compor o espaço com a atmosfera de casa de campo e cheio de afetividade. O profissional trouxe a raiz do povo tocantinense, destacando materiais naturais e enaltecendo as conexões corpo, mente e com o próximo. (Edgard César)

Tavylla Coelho Arquitetura - Espaço Matriz Office

16/25 - Tavylla Coelho Arquitetura - Espaço Matriz Office. O Espaço Matriz Office é um ambiente disruptivo, que vai de espaço oficial dos eventos CASACOR Tocantins até uma área de descompressão perfeita para recarregar as energias e encarar os desafios do ambiente de trabalho de forma leve e agradável. A arquiteta Tavylla Coelho trouxe mobiliário corporativo moderno e versátil e uma decoração lúdica e envolvente para estimular a criatividade e as ideias inovadoras através da biofilia e uso das cores. (Edgard César)

Thales Zago - Oásis Deca

17/25 - Thales Zago - Oásis Deca. A sala de banho assinada pelo arquiteto Thales Zago é um verdadeiro Oásis no meio do cerrado. O conceito aplicado ao projeto se comunica com os elementos da natureza por meio de recursos que expressam tranquilidade e relaxamento. A iluminação em lona tensionada valoriza o espaço de jardim remetendo ao frescor da iluminação natural evocando sensações de bem-estar. E é a luz que contribui para despertar os sentidos de cada visitante do Oásis Deca. (Edgard César)

Tom Reis - Raízes do Cerrado

18/25 - Tom Reis - Raízes do Cerrado. A natureza é nossa primeira morada e da observação do cerrado, bioma tocantinense, o arquiteto, paisagista e lighting designer Tom Reis deu vida ao espaço da bilheteria CASACOR 2023. Essa referência biomimética e análise biônica do que é a natureza regional, do que é o Tocantins, permitiu a criação de elementos sensoriais que trazem capim dourado, rios, fauna e flora em releituras quase poéticas. (Edgard César)

Estúdio Ile - Caroline Alves

19/25 - Estúdio Ile - Caroline Alves. Projeto da CASACOR Tocantins 2023. O estilo rústico naturalista marca a Galeria Raízes, assinada pela arquiteta Caroline Alves - Estúdio Ilê. A arquiteta propõe uma volta às raízes, numa busca por nossas origens ancestrais, em meio à natureza, reforçando o tema da mostra: Corpo e Morada. Para compor o ambiente de arte curadoria de artistas regionais, que se revezam na ocupação do espaço. (Edgard César)

Cassia Veras e Bruno de Freitas - Quarto Maria

20/25 - Cassia Veras e Bruno de Freitas - Quarto Maria. A designer de interiores Cássia Veras e o arquiteto Bruno Freitas deram cara ao Quarto de Maria, um ambiente para homenagear as Marias, filhas e avós, mulheres reais de nossas vidas. Um ambiente moderno, que traz o clássico de uma forma bem contemporânea, mas com alta dosagem de nostalgia e emoção. Uma forma de celebrar o poder do amor geracional e da importância das mulheres em nossas vidas. (Edgard Cesar)

Cristóvão Bisneto + B.C. Studio - Bar da Luz

21/25 - Cristóvão Bisneto + B.C. Studio - Bar da Luz. Cristóvão Bisneto, da B.C Studio de Arquitetura, completa sua terceira edição na CASACOR Tocantins com o projeto Bar da Luz. Um ambiente plural, fora dos padrões formais estéticos, que ressalta o nativismo regional e traz peças de acervo particular que reproduzem parte do que o seu olhar captou e de sua morada no mundo. O mix de estilos no mobiliário e o colorido, sempre temperando seus ambientes, aparecem na produção do espaço como uma forte referência à moda e aos desfiles show. O arquiteto também aposta no design e em peças autorais para compor o espaço. (Edgard César)

Daniela Marcon Arquitetura - Cozinha Nature Afetiva

22/25 - Daniela Marcon Arquitetura - Cozinha Nature Afetiva. A pandemia mudou nossos hábitos e nos trouxe a necessidade maior da natureza. Dentro deste conceito, a arquiteta Daniela Marcon trouxe a Cozinha Nature Afetiva para sua estreia na CASACOR Tocantins. Um projeto que resgata as memórias afetivas de dias na natureza e que, ao mesmo tempo, faz referência às cachoeiras do nosso estado. Elementos biofílicos e formas orgânicas que encantam dentro de uma cozinha para receber amigos e preparar alimentos para nosso “corpo morada”. (Edgard César)

Danilo Noleto Arquitetura - Loft DNA

23/25 - Danilo Noleto Arquitetura - Loft DNA. Minimalismo e design juntos marcam o Loft Garagem, assinado pelo escritório Danilo Noleto Arquitetura. Em sua terceira participação na mostra, o arquiteto aposta em uma paleta mais sóbria para dar destaque ao design escultural do mobiliário atemporal. Tecnologia e elementos naturais também aparecem para garantir uma sintonia perfeita entre sustentabilidade, progresso e arquitetura, e criar uma experiência de futuro. (Edgard César)

Deyse Cristina Arquitetura - Loja Lilee

24/25 - Deyse Cristina Arquitetura - Loja Lilee. O ambiente traz uma narrativa entre a moda moderna e a arquitetura contemporânea brasileira. Projetado pela arquiteta Deyse Cristina que foca no design nacional e na biofilia para destacar a marca autoral. Um agradável espaço inspirado nas curvas do corpo feminino e nos elementos da natureza, relembrando essa característica viva do habitat tocantinense. A paleta de cores neutras de tons que acalmam, despertam sentimentos de acolhimento e de envolvimento, mas, principalmente, destacam as peças da nova coleção da marca. (Edgard César)

Erika Abdalla Arquitetos - Lounge 8

25/25 - Erika Abdalla Arquitetos - Lounge 8. Lounge 8 é um ambiente para abraçar e trazer memórias. Além de ter sido pensado para receber com muito estilo e sofisticação. Assinado pela arquiteta Erika Abdalla, o espaço de 48m² une living e copa e faz referência ao símbolo do infinito e aos 8 anos de escritório, celebrados em 2023. Muito da vida da arquiteta está presente no espaço, com referências pessoais e afetivas, como o mobiliário no estilo clássico, maior lembrança da casa dos pais. Como extensão do corpo, as estantes ganham curvas na movelaria planejada e trazem a sensação de abraço. E o muxarabi cria um efeito de luz e sombra emoldurando ainda mais o ambiente. (Edgard César)

Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar em uma experiência imersiva e inspiradora, desfrutando do que há de mais notável na arquitetura, design de interiores e paisagismo. Este ano, a mostra celebra o tema Corpo & Morada, que serviu como guia criativo para o elenco na concepção dos ambientes. Para a sócia diretora da CASACOR Tocantins, Cris Scaramussa, a edição deste ano é motivo de orgulho. “Estamos realmente orgulhosos do trabalho árduo e da dedicação de todos os envolvidos na CASACOR Tocantins deste ano. É uma honra apresentar esta mostra incrível à nossa comunidade. O tema 'Corpo & Morada' trouxe desafios emocionantes para nossos designers e arquitetos, e eles superaram todas as expectativas”, disse.
Louise Cortez Arquitetura - Tiny House Madeicom. Projeto da CASACOR Tocantins 2023.
(Edgard César / CASACOR)
O elenco conta com os seguintes profissionais: Adriana Dias, Andherson Prado Campos, Brenda Rodrigues, Bruno de Freitas, Caroline Alves, Cássia Veras, Cristóvão Bisneto, Daniela Marcon, Danilo Noleto, Deyse Cristina, Érika Abdalla, Fernanda Prado, Fernando Neri, Hemilly Lourenço, Iemiria Rezende N. Lustosa, Ingrid Casola, Isabelle Tamanho, Jokastha Mouratta, José Luiz de Assis Neto, Kaio Vilanova, Kaio Vilela, Kênia de Moura Borges, Lana Edla, Louise Cortez, Mara Magalhães, Marcela Cunha, Marina Veras, Mônica Avelino, Paulo Correa, Renara Cardozo, Symon Mesquita, Távylla Coelho, Thales Zago e Tom Reis.
Danilo Noleto Arquitetura - Loft DNA. Projeto da CASACOR Tocantins 2023.
(Edgard César / CASACOR)

Serviço - CASACOR Tocantins 2023


Onde: Capim Dourado Shopping - Q. 107 Norte Avenida NS 5, s/n - Plano Diretor Norte, Palmas Quando: de 15 de setembro a 29 de outubro de 2023 Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 16h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h. Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/tocantins-2023 Valores totais dos ingressos: R$ 65 (inteira) e R$ 32 (meia) O evento possui um formato misto, onde uma parte é aberta ao público em geral, enquanto outra parte é restrita. Às terças são solidárias, todo o público entra com 50% de desconto.