Depois de duas edições de Janelas CASACOR, a CASACOR Tocantins estreia no formato original da mostra
Atualizado em 27 set 2023, 11:23 - Publicado em 23 set 2023, 16:32
Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas. Projeto da CASACOR Tocantins 2023.(Edgard César/)
01/25 - Adriana Dias, Kaio Vilela Santos, Andherson Prado Santos e José Luiz de Assis Neto (participação colaborativa) - Espaço Ulbra. A dualidade contemporânea do Tocantins habita no Espaço Ulbra assinado pelos arquitetos Adriana Dias, Andherson Prado, Kaio Vilela e sob curadoria, o estudante de arquitetura da Ulbra, José Luiz de Assis. De um lado linhas limpas, superfícies lisas, vidro e metal. Do outro, o chão batido, comum nas residências dos caboclos do estado, e o tijolo de barro aparente criam a narrativa envolvente sobre o que é o estado. (Edgard César)
02/25 - Fernando Neri e Marcela Cunha - Casa de Aromas - Cheiro de Flor. Os arquitetos Fernando Neri e Marcela Cunha assinam o ambiente Casa de aromas Cheiro da Flor enaltecendo a experiência de bem estar com o corpo e o lar. Considerando o tema Corpo e Morada, os profissionais apostaram na fluidez plástica das formas orgânicas, na riqueza da artesania e da arte e na inspiração cênica das paisagens do Jalapão e das Serras Gerais. (Edgard César)
03/25 - Ingrid Casola - Espaço cidade de Palmas. <span>A essência da natureza (e suas formas orgânicas) e a arquitetura contemporânea da cidade de Palmas foram as inspirações para a arquiteta Ingrid Casola compor o ambiente institucional da Prefeitura de Palmas. Um espaço acolhedor que demonstra a necessidade de harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. Na varanda, o projeto do EcoPoint convida a cuidarmos mais da morada de todos: o nosso planeta.</span> (Edgard César)
04/25 - Iemíria Rezende - Praça SEBRAE - Recanto das Águas. Terra, água, ar e fogo entrelaçam-se em uma dança milenar que sustenta a vida humana na Praça Recanto das Águas, assinada pela paisagista Iemíria Rezende. A profissional brinca com essa relação do homem com a natureza, guiada pelos quatro elementos primordiais, para chamar a atenção para reflexões sobre a necessidade de restabelecermos a harmonia com a nossa morada principal: o planeta. Para trazer esse recado além da versatilidade e variedade de espécies de folhagens, materiais e texturas presentes no jardim, o ambiente tem um espelho d'água central. As flores aparecem todas brancas, trazendo essa mensagem de paz com o planeta. (Edgard César)
05/25 - Jokastha Mouratta - Home Office, Lugar de Mãe. A arquiteta Jokastha Moura trouxe para a CASACOR a proposta do Home Office Lugar de Mãe, um espaço para a mulher empreendedora atuar, lutar pelo seu crescimento profissional, mas sem se desconectar da família e dos filhos. Com mobiliário atemporal e paleta de cores para despertar a criatividade, o espaço também respira arte e afeto. (Edgard César)
06/25 - O requinte contemporâneo com elementos naturais. Pela terceira vez na CASACOR Tocantins, Kaio Vilanova aposta na sua marca registrada para Kaio Vilanova - Bistro Terra by Five Senses. apresentar o restaurante Terra, um convite para os visitantes se conectarem com a cultura, a natureza e a culinária da região de uma maneira única e inspirada. Paredes em tons terrosos, materiais orgânicos e pedras da região são um tributo aos recursos naturais do Tocantins, e criam uma atmosfera afetiva e sensorial. (Edgard Cesar)
07/25 - Louise Cortez Arquitetura - Tiny House Madeicom. A charmosa Tiny House Madeicom, uma espécia de Cabana da Serra faz referência ao distrito de Taquaruçu, em Palmas. Em 52 m², a arquiteta Louise Cortez integrou varanda, cozinha, quarto e banheiro aproveitando cada centímetro de forma inteligente. A escolha de materiais naturais, como madeira e pedra, criam trazem a harmonia rústica e aconchegante para contemplar a natureza e um delicioso banho de banheira a céu aberto. (Edgard César)
08/25 - Lana Edla, Hemilly Lourenço e Isabelle Tamanho - Mundo Doce. Um mundo doce, onde sabores e texturas que despertam lembranças da infância, vem à tona, despertando aquele sentimento de felicidade e doces sonhos. Com esse objetivo, as arquitetas Hemilly Lourenço, Isabelle Tamanho e Lana Edla redesenharam o passado em um formato contemporâneo, introduzindo tecnologias construtivas, design autoral e estilo vintage para compor o ambiente que recebe a gelateria-doceria. Uma atmosfera encantadora para os visitantes desfrutarem de uma experiência gastronômica deliciosa. (Edgard César)
09/25 - Mara Magalhães Paisagismo e Fernanda Prado Arquitetura. Um resgate às lembranças de infância: viagens, casa da avó e o som da mata. A paisagista Mara Magalhães e arquiteta Fernanda Prado, trazem um espaço que resgata as memórias afetivas, de bons e leves momentos da primeira fase de nossa vida, e que são reproduzidas de forma sutil em um ateliê com referência art déco, arte e mobiliário outdoor. (Edgard César)
10/25 - Marina Veras Arquitetura - Lounge Infantil. Soluções lúdicas que estimulam o brincar de forma natural. A arquiteta Marina Veras uniu duas paixões de muitas crianças: o futebol e a cabaninha. Com cores vibrantes e pensando no conforto e segurança dos pequenos, a arquiteta apostou em mobiliário produzido artesanalmente e que dão asas à imaginação e à criatividade. (Edgard César)
11/25 - Monica Avelino Arrais - Chalé no Lago. Além de assinar o projeto urbanístico de implantação da CASACOR 2023, a arquiteta Mônica Avelino Arrais, assina o ambiente Chalé no Lago, com a inspiração na beleza do Lago de Palmas e no pôr do sol mais bonito do Brasil. As fotografias e obras de arte criam janelas no espaço convidando a olhar para a natureza. O mobiliário e os materiais usados como madeira natural e clara compõem a linguagem arquitetônica de aconchego e modernidade. Como extensão de sua própria morada, a profissional escolheu obras de arte de seu acervo para incluir afetividade. (Edgard César)
12/25 - Brenda Rodrigues Arquitetura e Interiores - Spa Itá Refúgio das Pedras. Do Tupi-Guarani, Itá é pedra. Um elemento que traz a referência das irregularidades e imperfeições, também tão magníficas da natureza, para dentro do SPA refúgio, assinado pela arquiteta Brenda Rodrigues. O ambiente é um lembrete: somos um reflexo da natureza. Nenhuma pedra, folha, galho é igual ao outro. O movimento e a inquietude fazem parte da beleza. (Edgard César)
13/25 - Paulo Correa Arquitetura - Gruta. Gruta: um olhar para dentro do Tocantins, do arquiteto Paulo Corrêa, se apresenta como um convite ao modo de vida cristalino. A conexão com a existência, com esse Tocantins pouco explorado, com o cerrado de forma brutal, em suas texturas e cores. O banheiro público exalta a elegância da simplicidade tocantinense, destaca as jazidas e grutas de Cristalândia e ressignifica elementos da arquitetura. (Edgard César)
14/25 - Renara Cardozo Arquitetura - Sentindo o Morar. A fachada da CASACOR Tocantins, pela primeira vez no formato original, tem assinatura da arquiteta Renara Cardozo, estreante na mostra. O projeto dá destaque ao regionalismo com a utilização de elementos naturais e sustentáveis, como o adobe, o bambu e as biribas. Em contraste com o ferro, traz esse conceito rústico moderno. Um grande portal, que ajuda no sombreamento, garante também permeabilidade visual pelo trabalho tramado manual feito por artesãos locais. As riquezas naturais que o cerrado nos oferece são destacadas pela vegetação escolhida pela estudante de paisagismo Kênia Borges. Paisagismo que abraça a área da CASACOR, dentro do Shopping Capim Dourado, e convida os visitantes a entrarem para percorrer os ambientes internos. (Edgard César)
15/25 - Symon Mesquita Arquitetura - Casa Taquaruçu. Taquaruçu, distrito serrano de Palmas, rico na produção de artesanato e cultura popular tocantinense moldou o pensar criativo do arquiteto Symon Mesquita para compor o espaço com a atmosfera de casa de campo e cheio de afetividade. O profissional trouxe a raiz do povo tocantinense, destacando materiais naturais e enaltecendo as conexões corpo, mente e com o próximo. (Edgard César)
16/25 - Tavylla Coelho Arquitetura - Espaço Matriz Office. O Espaço Matriz Office é um ambiente disruptivo, que vai de espaço oficial dos eventos CASACOR Tocantins até uma área de descompressão perfeita para recarregar as energias e encarar os desafios do ambiente de trabalho de forma leve e agradável. A arquiteta Tavylla Coelho trouxe mobiliário corporativo moderno e versátil e uma decoração lúdica e envolvente para estimular a criatividade e as ideias inovadoras através da biofilia e uso das cores. (Edgard César)
17/25 - Thales Zago - Oásis Deca. A sala de banho assinada pelo arquiteto Thales Zago é um verdadeiro Oásis no meio do cerrado. O conceito aplicado ao projeto se comunica com os elementos da natureza por meio de recursos que expressam tranquilidade e relaxamento. A iluminação em lona tensionada valoriza o espaço de jardim remetendo ao frescor da iluminação natural evocando sensações de bem-estar. E é a luz que contribui para despertar os sentidos de cada visitante do Oásis Deca. (Edgard César)
18/25 - Tom Reis - Raízes do Cerrado. A natureza é nossa primeira morada e da observação do cerrado, bioma tocantinense, o arquiteto, paisagista e lighting designer Tom Reis deu vida ao espaço da bilheteria CASACOR 2023. Essa referência biomimética e análise biônica do que é a natureza regional, do que é o Tocantins, permitiu a criação de elementos sensoriais que trazem capim dourado, rios, fauna e flora em releituras quase poéticas. (Edgard César)
19/25 - Estúdio Ile - Caroline Alves. Projeto da CASACOR Tocantins 2023. O estilo rústico naturalista marca a Galeria Raízes, assinada pela arquiteta Caroline Alves - Estúdio Ilê. A arquiteta propõe uma volta às raízes, numa busca por nossas origens ancestrais, em meio à natureza, reforçando o tema da mostra: Corpo e Morada. Para compor o ambiente de arte curadoria de artistas regionais, que se revezam na ocupação do espaço. (Edgard César)
20/25 - Cassia Veras e Bruno de Freitas - Quarto Maria. A designer de interiores Cássia Veras e o arquiteto Bruno Freitas deram cara ao Quarto de Maria, um ambiente para homenagear as Marias, filhas e avós, mulheres reais de nossas vidas. Um ambiente moderno, que traz o clássico de uma forma bem contemporânea, mas com alta dosagem de nostalgia e emoção. Uma forma de celebrar o poder do amor geracional e da importância das mulheres em nossas vidas. (Edgard Cesar)
21/25 - Cristóvão Bisneto + B.C. Studio - Bar da Luz. Cristóvão Bisneto, da B.C Studio de Arquitetura, completa sua terceira edição na CASACOR Tocantins com o projeto Bar da Luz. Um ambiente plural, fora dos padrões formais estéticos, que ressalta o nativismo regional e traz peças de acervo particular que reproduzem parte do que o seu olhar captou e de sua morada no mundo. O mix de estilos no mobiliário e o colorido, sempre temperando seus ambientes, aparecem na produção do espaço como uma forte referência à moda e aos desfiles show. O arquiteto também aposta no design e em peças autorais para compor o espaço. (Edgard César)
22/25 - Daniela Marcon Arquitetura - Cozinha Nature Afetiva. A pandemia mudou nossos hábitos e nos trouxe a necessidade maior da natureza. Dentro deste conceito, a arquiteta Daniela Marcon trouxe a Cozinha Nature Afetiva para sua estreia na CASACOR Tocantins. Um projeto que resgata as memórias afetivas de dias na natureza e que, ao mesmo tempo, faz referência às cachoeiras do nosso estado. Elementos biofílicos e formas orgânicas que encantam dentro de uma cozinha para receber amigos e preparar alimentos para nosso “corpo morada”. (Edgard César)
23/25 - Danilo Noleto Arquitetura - Loft DNA. Minimalismo e design juntos marcam o Loft Garagem, assinado pelo escritório Danilo Noleto Arquitetura. Em sua terceira participação na mostra, o arquiteto aposta em uma paleta mais sóbria para dar destaque ao design escultural do mobiliário atemporal. Tecnologia e elementos naturais também aparecem para garantir uma sintonia perfeita entre sustentabilidade, progresso e arquitetura, e criar uma experiência de futuro. (Edgard César)
24/25 - Deyse Cristina Arquitetura - Loja Lilee. O ambiente traz uma narrativa entre a moda moderna e a arquitetura contemporânea brasileira. Projetado pela arquiteta Deyse Cristina que foca no design nacional e na biofilia para destacar a marca autoral. Um agradável espaço inspirado nas curvas do corpo feminino e nos elementos da natureza, relembrando essa característica viva do habitat tocantinense. A paleta de cores neutras de tons que acalmam, despertam sentimentos de acolhimento e de envolvimento, mas, principalmente, destacam as peças da nova coleção da marca. (Edgard César)
25/25 - Erika Abdalla Arquitetos - Lounge 8. Lounge 8 é um ambiente para abraçar e trazer memórias. Além de ter sido pensado para receber com muito estilo e sofisticação. Assinado pela arquiteta Erika Abdalla, o espaço de 48m² une living e copa e faz referência ao símbolo do infinito e aos 8 anos de escritório, celebrados em 2023. Muito da vida da arquiteta está presente no espaço, com referências pessoais e afetivas, como o mobiliário no estilo clássico, maior lembrança da casa dos pais. Como extensão do corpo, as estantes ganham curvas na movelaria planejada e trazem a sensação de abraço. E o muxarabi cria um efeito de luz e sombra emoldurando ainda mais o ambiente. (Edgard César)