Por uma Vida Sem Plástico: ideias para adotar o estilo de vida em casa

A lei que proíbe estabelecimentos comerciais de fornecer utensílios de plástico descartável passa a vigorar esse mês em São Paulo

Por Redação Atualizado em 20 jan 2021, 11h55 - Publicado em 20 jan 2021, 11h46
sustentabilidade plastico lei
André Stefano/CASACOR

A partir do dia 1º de janeiro, passou a vigorar na cidade de São Paulo a lei que proíbe estabelecimentos comerciais, como bares, hotéis e restaurantes de fornecer copos, pratos, talheres e outros utensílios feitos de plástico descartável. Com isso, objetos usados para servir refeições devem ser agora produzidos com materiais biodegradáveis ou reutilizáveis, evitando o descarte desenfreado de plástico nas ruas, aterros sanitários, rios e mares. Uma ótima noticia para começar o ano de forma colaborativa e mais sustentável. E por que não pensar em adotar essa bandeira em casa também? Ajude a reduzir o lixo plástico a partir de hoje.

Abaixo, cinco ideias para começar agora a banir o plástico da sua vida agora:

sustentabilidade plastico lei
Divulgação/CASACOR

1- Aprender o código dos plásticos

Todos os tipos de plástico contém um pequeno triângulo no qual aparece um número, de 1 a 7. Esse número indica se o plástico é reciclável ou não, e se podemos reutilizá-lo. Os marcados com números de 1 a 6, podem ter uma segunda vida ao contrário dos indicados com o número 7.

Uma das alternativas para evitar os produtos de plástico está aqui.

2- Embalagens para transporte de papel

Sempre que possível opte por produtos embalados em papel aos oferecidos em embalagens plásticas. Desde cosméticos, passando por itens de higiene pessoal até embalagens de alimentos com ovos, legumes, frutas. Escolha aqueles envoltos em papel, caixas, bandejas, sacolas etc.

Conheça a loja do portal https://www.ecycle.eco.br/ com muitas opções de produtos.

sustentabilidade plastico lei
Divulgação/CASACOR

3- Sacolas reutilizáveis e biodegradáveis

As sacolas de tecido servem para diversas funções e podem ser combinadas a saquinhos de tecido caso seja necessário numa compra ao supermercado. Serve de bolsa descolada e suportam sempre mais peso que as sacolas plásticas. Várias opções de saquinhos, sacolas e outros produtos na Blive.

4- Embalagens em casa

Em vez dos potes plásticos, opte por potes de vidro, recipientes de comida de vidro, tampas de tigelas feitas de tecido, recipientes de comida de aço inoxidável. Há até uma opção ecológica vegana e reutilizável que substitui o papel alumínio e o plástico filme, o Keep. Para saber mais sobre o Keep clique na página da marca no Facebook.

sustentabilidade plastico lei
Divulgação/CASACOR

5- Garrafas de água reutilizáveis ou descartáveis

O ato prosaico de comprar água precisa ser revisto. Que tal pensar em escolher garrafas que possam ser usadas várias vezes ou que foram feitas com material biodegradável? Algumas empresas estão desenvolvendo garrafas reutilizáveis como a Choose Water para diminuir o lixo plástico. Vale pressionar os fabricantes para rever a garrafa de pet.

Continua após a publicidade
Publicidade